Os melhores locais para visitar

Monumentos em Rio Maior

Salinas da Fonte da Bica

  • património

Estrada das Salinas
2040, Marinhas do Sal

Rio Maior

Estas são as únicas Salinas Naturais existentes em Portugal. Estão a 30 quilómetros do mar e possuem 400 tanques, dos quais o sal é extraído a cerca de 10 metros de profundidade. Entre maio e setembro a recolha é feita, depois de captada a água (que possui cerca de 200 a 300 gramas de sal) e evaporada, após uma semana.

Casa Senhorial d'El-Rei Dom Miguel

  • património

Rua David Manuel da Fonseca
2040-249, Rio Maior

Rio Maior

O nome desta Casa Senhorial é justificado com o facto de Dom Miguel ter aqui pernoitado antes da Batalha de Almoster. Neste solar destacam-se os tetos pintados com armas reais, a capela-oratório com fachada barroca e o alpendre de acesso à casa. O piso inferior estava ocupado por serviços e no superior estava a residência.

Igreja da Misericórdia de Rio Maior

  • património

Rua Serpa Pinto, 115
2040-249, Rio Maior

Rio Maior

Arquitetura de caráter religioso, composta por capela-mor abobadada e nave, esta composta por dois altares colaterais. A sacristia conserva um lavabo barroco. Outro destaque vai para a pia batismal, proveniente da igreja matriz, e que está guardada numa capela sob a tribuna, do lado onde está a capela do Senhor dos Passos.

Villa Romana de Rio Maior

  • património

Parque do Rio, 2040
2040, Rio Maior

Rio Maior

A Vila Romana de Rio Maior foi descoberta em 1983. As escavações, iniciadas em 1995, permitiram a recolha de um significativo espólio. Foi encontrado um conjunto de diversos painéis de mosaico que, pela sua gama cromática e desenho são atribuíveis ao século II/III d.C..

Dólmen de Alcobertas

  • património

Alcobertas
2040, Ribeira de Cima

Rio Maior

Este é um dos três monumentos megalíticos existentes em Portugal. Pertencente à Igreja Paroquial de Alcobertas, este dólmen de caráter funerário é constituído por uma câmara e um corredor, formado por grandes esteios. Destaca-se o revestimento de azulejos e para o altar de pedra.

Forno de Alcobertas

  • património

Rua dos Potes Mouros
2040, Alcobertas

Rio Maior

Este forno medieval, descoberto nos anos 50 do século XX, funcionou como forno comunitário, mais precisamente para cozer cerâmica, telhas e outros utensílios. Tem cerca de 1,5m de lado e tem uma grelha sobre a qual eram colocadas as peças a serem cozidas. O teto, feito de telha e pedras, era desfeito assim que terminava a cozedura para remover as peças.

Moinho de Rio Maior

  • património

Alto da Serra
2040-233, Rio Maior

Rio Maior

Moinho caiado de azul e branco, localizado no Parque Natural da Serra d'Aire e Candeeiros. Foi transformado em habitação, tem apenas 2 quartos e um restaurante nas imediações.

Hospital da Misericódia de Rio Maior

  • património

Avenida Doutor João Afonso Calado da Maia
2040-333, Rio Maior

Rio Maior

Estrutura construída a partir de 1926, de acordo com o projeto do Engenheiro Mendonça. Foi inaugurado em 1935 e apresenta-se como um edifício adaptado à tipologia de um centro hospitalar. Em 1950 foi construída a Capela e outros anexos e progressivos aumentos de grande utilidade, como a cozinha e a sala de jantar.

Casa do Pedro Caetano

  • património

Rua da Chainça
2040-018, Chãos

Rio Maior

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

  • património

Largo Alcino Torrodão
2040-052, Azambujeira

Rio Maior

Igreja localizada em frente ao Museu Regional Manuel Nobre, constituída por nave, capela-mor abobadada e torre sineira. A fachada apresenta linhas simples, com caixilharias em mármore branco e um relógio na torre sineira. O painel com a representação de Nossa Senhora do Rosário está na nave.

1 2 >