Viajar a dois tem sempre outro encanto, ou não estivesse a magia à solta. Seja no Dia dos Namorados, noutra data especial ou simplesmente porque lhe apetece fazer uma surpresa à sua cara-metade, existem muitos locais onde o amor anda particularmente no ar. É verdade que quando estamos apaixonados qualquer lugar parece especial, mas o All About Portugal quis ajudar a aumentar o clima de romance e, para tal, reuniu os cenários ideais para conhecer de mãos dadas. Deixe-se guiar pelo cupido e embarque nesta road trip em casal!

Aveiro

Aveiro

Aveiro não poderia faltar nesta lista ou não fosse a “Veneza Portuguesa”. Um passeio pelos canais da ria, com as suas pequenas pontes e os coloridos moliceiros, é de uma beleza e encanto sem igual. Em redor, os edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova compõem um cenário pacato e romântico. Faça um passeio de moliceiro ou numa BUGA (bicicleta gratuita), visite as casas de madeira com riscas coloridas dos pescadores da Costa Nova e saboreie os afamados ovos-moles.

Termas de Luso

Termas de Luso

Se procura um programa mais virado para o relaxamento total, a estância termal do Luso, na Mealhada, é uma ótima opção. Rodeada pela magnífica e verdejante Serra do Buçaco, aqui poderá cuidar do corpo, da mente e da alma, o primeiro passo para um retiro romântico perfeito. Integrado com o Complexo Termal, o Grande Hotel de Luso permite o acesso direto às infraestruturas termais e dispõe de pacotes românticos para abrilhantar a sua estadia.

Piódão

Piódão

Por entre o manto verde que rodeia a Serra do Açor, no concelho de Arganil, encontramos a pequena aldeia histórica de Piódão, encavalitada nos socalcos. Apelidada de “aldeia presépio” devido às suas casas em xisto e lousa, perfeitamente conservadas, com as janelas e portas pintadas de azul que, com a iluminação noturna, fazem lembrar um autêntico presépio. Consegue imaginar cenário mais romântico do que este? Não deixe de provar a famosa chanfana e a broa de batata.

Quinta das Lágrimas

Quinta das Lágrimas

Pedro e Inês. Para os portugueses, bastam estes dois nomes para saber que falamos da Quinta das Lágrimas, ou não fosse esta a mais conhecida história de amor portuguesa. Palco do amor proibido entre um príncipe de Portugal e uma aia galega, o jardim merece uma visita demorada, de mão dada com a sua cara-metade. O charmoso hotel oferece diferentes pacotes românticos. Não deixe também de visitar Coimbra, com sorte passará por uma serenata ou encontrará um restaurante com fado ao vivo.

Termas de Monte Real

Termas de Monte Real

As Termas de Monte Real, em Leiria, estão inseridas no Resort Termal com o mesmo nome, que inclui o Palace Hotel Monte Real e o Spa Monte Real, e remontam à época romana. Aqui, nesta vasta área verde de 24 hectares, respira-se tranquilidade. E, porque o bem-estar e o reequilíbrio de energias estão ligados ao romance, o hotel disponibiliza experiências românticas de “Body & Soul”. A sinergia perfeita entre o luxo e a simplicidade da Natureza, que com certeza ajudarão a criar memórias únicas.

Grutas de Mira d'Aire

Grutas de Mira d'Aire

Se procura um sítio diferente para fazer uma surpresa original, as Grutas de Mira d'Aire, uma das Sete Maravilhas Naturais, são uma ótima escolha. Localizadas em Porto de Mós, são as maiores grutas de Portugal e estão abertas ao público há 45 anos. As suas magníficas galerias com belas formações calcárias e as águas cristalinas dos seus lagos criam um ambiente verdadeiramente mágico, intensificado pelo jogo de luzes que ilumina as galerias. Em datas especiais, dinamizam jantares inesquecíveis!

Castelo de Almourol

Castelo de Almourol

Para os românticos inveterados, que tal um castelo templário que se ergue num ilhéu rochoso? O Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, é testemunha da Reconquista Cristã e ainda da Ordem dos Templários em Portugal. No meio do Rio Tejo, este enigmático castelo parece retirado de um postal! O acesso é feito por rio, numa pequena travessia de barco ou, se preferir, pode fazer uma visita organizada mais demorada para usufruir com calma do misticismo do local.

Óbidos

Óbidos

A vila medieval de Óbidos, nos arredores das Caldas da Rainha, com o seu centro histórico maravilhosamente preservado, é uma das vilas mais pitorescas e românticas do país. O castelo, as casas caiadas de branco com pormenores em amarelo e azul, a típica calçada e todo o ambiente bucólico são o cenário perfeito para uma fuga a dois. Aproveite para dar um passeio na Lagoa de Óbidos, onde pode provar a caldeirada de peixe e terminar com uma ginjinha em copo de chocolate.

Bacalhôa Buddha Eden

Bacalhôa Buddha Eden

Sabia que o maior jardim oriental da Europa, com cerca de 35 hectares, se situa no Bombarral, no distrito de Leiria? O Bacalhôa Buddha Eden nasceu em protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, sendo hoje conhecido como “jardim da paz”, um autêntico retiro de tranquilidade e romance pautado por obras de arte a céu aberto. Uma vez que se insere numa quinta de vinhos, a Quinta dos Loridos, poderá ainda fazer uma prova de vinhos com a sua cara-metade.

Palácio Nacional da Pena

Palácio Nacional da Pena

No ponto mais alto da Serra de Sintra, ergue-se imponente o Palácio Nacional da Pena, uma das Sete Maravilhas de Portugal. Ao longe, parece quase um castelo assombrado mas, à medida que nos aproximamos e começamos a descortinar as suas torres coloridas, assemelha-se mais a um castelo de conto de fadas. Passeie pelo seu magnífico parque e descubra os recantos da bela vila de Sintra. Existirá sítio mais romântico que este?