Quando o calor aperta, todas as opções são válidas para nos refrescarmos. No norte de Portugal não faltam praias de qualidade, tanto marítimas como fluviais, mas é das últimas que vamos falar. Há autênticos paraísos da Natureza neste roteiro que o All About Portugal preparou para lhe dar a conhecer as melhores praias fluviais da zona norte do país. A maioria está “certificada” com distinções como “Qualidade de Ouro” ou Bandeira Azul.

Praia Fluvial da Ribeira – Macedo de Cavaleiros

Praia Fluvial da Ribeira – Macedo de Cavaleiros

Sobretudo desde que, em 2012, foi a única da zona norte a ser eleita uma das “7 Maravilhas – Praias de Portugal” que esta praia, integrada na esplêndida albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, é muito procurada. A vastidão do espelho de água, o extenso areal, o relvado multiusos, os campos de jogos, os insufláveis e a oferta de estacionamento são mais-valias deste autêntico paraíso no interior. Bem próxima fica a Praia da Fraga da Pegada, que também oferece excelentes condições.

Praia Fluvial de Adaúfe – Braga

Praia Fluvial de Adaúfe – Braga

É um espaço de eleição para bracarenses e não só. Ainda antes de chegar à praia, que frequentemente conquista a Bandeira Azul, é muito provável que fique maravilhado com a paisagem que encontra ao percorrer a estrada que fica quase lado a lado com o Rio Cávado. Chegado à praia, não vai ficar indiferente ao “mini” efeito cascata gerado por um moinho e um engenho para elevação de água e rega dos campos. Desfrute da água límpida, da areia e da relva, assim como dos assadores e parque de merendas.

Praia Fluvial de Congida – Freixo de Espada à Cinta

Praia Fluvial de Congida – Freixo de Espada à Cinta

Mais um paraíso à beira-rio deste roteiro. Inserida no Parque Natural do Douro Internacional, esta praia fluvial está rodeada de socalcos cultivados e oferece uma paisagem deslumbrante. Se a isso juntarmos uma piscina flutuante de dimensões generosas, a Bandeira Azul e uma grande albufeira, tem razões mais do que suficientes para ir até ao concelho de Freixo de Espada à Cinta visitar esta praia fluvial e sair de lá revigorado.

Praia Fluvial da Lomba – Gondomar

Praia Fluvial da Lomba – Gondomar

Situa-se nas margens do Rio Douro, no limite do concelho de Gondomar, e foi distinguida pela Quercus com o galardão de “Praia com Qualidade de Ouro”, pelo segundo ano consecutivo. A paisagem, o contacto com a Natureza e a vista são imperdíveis nesta praia dotada de um vasto areal e árvores que garantem sombra várias vezes ao dia. A zona circundante possui parque de estacionamento, ancoradouro e um parque de merendas com um grelhador coletivo.

Praia Fluvial do Ermal - Vieira do Minho

Praia Fluvial do Ermal - Vieira do Minho

Outro destino que promete emoções fortes a quem o visita, seja pela bela panorâmica que encontramos, seja pelas diversas atividades aquáticas que lá são disponibilizadas. Distinguida também com a bandeira de “Qualidade de Ouro”, esta praia insere-se na magnífica Albufeira do Ermal, a cerca de 10 quilómetros de Vieira do Minho. Este é um local sublime para relaxar e desfrutar do calor do verão da melhor forma e com uns retemperantes mergulhos.

Praia Fluvial das Pontes do Rio Caldo – Gerês

Praia Fluvial das Pontes do Rio Caldo – Gerês

A caminho da Serra do Gerês, nas proximidades das Pontes do Rio Caldo são várias as praias fluviais que podemos encontrar. As mais conhecidas serão as de Alqueirão, distinguida com “Qualidade de Ouro”, e a da Baía, assim denominada por se assemelhar àquela formação geográfica. A paisagem é idílica, o areal extenso, os acessos aceitáveis e há água a perder de vista. Este é um local magnífico para relaxar e esquecer o stress do quotidiano.

Praia Fluvial da Valeta – Arcos de Valdevez

Praia Fluvial da Valeta – Arcos de Valdevez

É na zona urbana da vila de Arcos de Valdevez que se encontra esta praia muito procurada nos meses de verão. A água, límpida e calma, com boa qualidade comprovada pela Agência Portuguesa do Ambiente, é apenas um dos motivos que justificam uma ida a esta praia vigiada. Possui uma ampla zona relvada, bons acessos e infraestruturas de apoio. O notável enquadramento paisagístico é só mais um dos pontos que a tornam numa ótima alternativa às praias marítimas.

Praia Fluvial de Ponte de Soeira – Vinhais

Praia Fluvial de Ponte de Soeira – Vinhais

É mais outro sítio magnífico que a Natureza se encarregou de criar, desta feita no concelho de Vinhais, em plena zona de Trás-os-Montes. O facto de estar abrigada do vento e de ter uma boa exposição solar fazem com que a água desta pequena albufeira natural tenha normalmente uma temperatura bem agradável. A qualidade da água também está reconhecida e os veraneantes mais afoitos poderão aproveitar para mergulhar a partir de algumas das rochas mais altas.

Praia Fluvial de Verim – Póvoa do Lanhoso

Praia Fluvial de Verim – Póvoa do Lanhoso

Para não fugir à regra, esta é “só” mais uma das praias deste roteiro que habitualmente se pode orgulhar de exibir a classificação de “Qualidade de Ouro”. Localizada a 12 quilómetros da Póvoa de Lanhoso, este é outro local muito procurado quando o calor aperta. A beleza natural é incontornável, com as águas do Rio Cávado em destaque, e sombras também não faltam. Tem parque de estacionamento e um campo para se divertir a jogar voleibol.

Praia Fluvial de Estorãos – Ponte de Lima

Praia Fluvial de Estorãos – Ponte de Lima

Encantador é o adjetivo que melhor assenta ao cenário com que nos deparamos quando chegamos à ponte (romana, há quem diga) de Estorãos, freguesia que dista seis quilómetros de Ponte de Lima. O local, que respira tranquilidade, dispõe de uma zona verde, onde se destaca uma azenha, que no verão se transforma numa praia fluvial com uma bela vista sobre a Serra d'Arga. Delicie-se com o efeito da água a correr e desfrute da Natureza no seu estado mais puro.

Praia Fluvial de Ponte da Barca

Praia Fluvial de Ponte da Barca

Inserida no perímetro urbano da vila minhota de Ponte da Barca, esta praia fluvial distingue-se pelo belo enquadramento paisagístico, água límpida e amplas zonas de relva e de areia, que proporcionam ótimas condições para quem se quer refrescar. O aprazível local convida a revigorantes mergulhos nas águas do Rio Lima, a piqueniques em família ou, simplesmente, a dar um agradável passeio pela zona ribeirinha. As crianças têm bastante espaço e um parque infantil onde se poderão divertir.

Praia Fluvial do Rabaçal – Valpaços

Praia Fluvial do Rabaçal – Valpaços

Outra praia belíssima em que a Natureza foi bastante generosa. Situa-se no concelho transmontano de Valpaços e possui condições naturais excelentes para quem quiser usufruir de umas horas ou umas férias relaxadas e refrescantes. A praia apresenta um extenso areal, um parque de merendas, bons acessos e zona de estacionamento. Os adeptos do rafting podem explorar as qualidades que o rio oferece para a prática desta modalidade radical.