Uma das principais montras do turismo de verão em Portugal, o Algarve é o paraíso para quem gosta de praias e Natureza. O mar é procurado por portugueses e estrangeiros, muitos já visitantes habituais, e os tesouros naturais convidam a passear quando o calor é menos intenso. Atreva-se a descobrir a Costa Algarvia de bicicleta, delicie-se com as paisagens de cortar a respiração e o clima que torna a região tão especial. O All About Portugal traçou o caminho: faça cerca de 140 quilómetros a pedalar, ou opte pelo comboio regional para "saltar" algumas etapas.

Praia de Monte Gordo

Praia de Monte Gordo

Pegue na sua bicicleta, ou alugue uma se precisar, e comece a dar aos pedais em Monte Gordo, bem perto da fronteira com Espanha. Há várias décadas que a Praia de Monte Gordo se afirmou como um dos locais mais populares da Costa Algarvia, pelo que se assume como um ponto incontornável deste roteiro. Aproveite para mergulhar, pois encontrará ali das águas mais quentes do país, e passeie depois pela Marginal.

Cabanas de Tavira

Cabanas de Tavira

Apanhe o barco junto à Marginal de Tavira, tendo como destino a ilha de Cabanas. Terra humilde de pescadores, tem crescido muito nas últimas décadas e tem vários restaurantes cujo aroma o deixará tentado a uma boa refeição de peixe. Já a praia, com sete quilómetros de comprimento, tornou-se um destino de predileção para quem gosta de areais mais tranquilos, bem como para os amantes da vela e do windsurf.

Ilha da Armona, Olhão

Ilha da Armona, Olhão

Volte a terra firme e prepare-se para pedalar durante cerca de 30 quilómetros, até Olhão, para depois fazer a travessia até à ilha da Armona. Com cerca de 50 moradores fixos, a ilha, inserida no Parque Natural da Ria Formosa, é um destino tentador quando as temperaturas aumentam. As areias brancas e finas da praia expandem-se por um comprimento de cerca de nove quilómetros, e a água clara é também muito apetecível.

Ilha Deserta, Faro

Ilha Deserta, Faro

Continuamos a apostar em travessias de barco, mas acredite que vale muito a pena. A ilha Deserta, acessível a partir de Faro, é um verdadeiro paraíso longe da confusão de outras praias. A sua Praia da Barreta é uma das mais bem conservadas do Algarve, ideal para passar longos dias no areal, seguidos de um passeio à beira-mar e pelos passadiços. O difícil vai ser querer sair de lá e despedir-se deste cenário de sonho.

Praia do Ancão, Loulé

Praia do Ancão, Loulé

O passeio de bicicleta entre Faro e Loulé é incrivelmente belo, terminando na Praia do Ancão, que combina natureza e mar na perfeição. De um lado, as dunas e a vegetação, do outro um oceano a perder de vista. É nesta área que nos despedimos do Parque Natural da Ria Formosa, que teve início na Manta Rota. É muitas vezes notícia em revistas cor de rosa, por ser frequentada por algumas personalidades famosas.

Praia da Marinha, Lagoa

Praia da Marinha, Lagoa

A viagem continua, pedalando em direção a Lagos. São cerca de 40 quilómetros até à Praia da Marinha, um local idílico no meio de grandes rochas. Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, está rodeada de falésias, que lhe oferecem vistas maravilhosas sobre a zona envolvente. Para aceder à praia, deverá descer uma grande escadaria, que vale bem a pena tendo em conta a praia que encontra lá em baixo.

Praia do Algar de Benagil

Praia do Algar de Benagil

Por falar em belezas naturais, a Praia do Algar é uma das praias "secretas" mais incríveis da Costa Algarvia. Quando o assunto é as praias do Algarve (ou praias em geral), o paraíso de Benagil marca obrigatoriamente presença, tal a sua raríssima fisionomia. A Praia do Algar encontra-se dentro de uma gruta, sendo apenas acessível por via marítima – opte por um barco que pare na praia ou alugue um caiaque para se deslocar até lá.

Praia de Dona Ana, Lagos

Praia de Dona Ana, Lagos

Entre os postais mais maravilhosos que o Algarve oferece está a Praia de Dona Ana, em Lagos. Antes de descer as escadas de madeira, passeie pelo miradouro e delicie-se com a panorâmica em redor. As formações rochosas da Ponta da Piedade resultam numa barreira aos ventos, pelo que a água é habitualmente calma. Quem goste de mergulhar irá encontrar uma vasta fauna e flora, resultado desta tranquilidade.

Praia de Salema, Vila do Bispo

Praia de Salema, Vila do Bispo

A reta final deste passeio tem cerca de 20 quilómetros de comprimento. Pelo caminho, poderá encantar-se com as vistas de cortar a respiração entre Lagos e Vila do Bispo, onde encontramos a última paragem deste roteiro: a Praia de Salema. Ainda muito ligada à vida piscatória, Salema é um destino muito autêntico, onde o descanso da maresia se encontra com o ritmo normal de quem vive do mar. Aproveite para se deliciar com um belo prato de peixe!