Longe da confusão do quotidiano, existem lugares mágicos, que parecem perdidos no tempo, onde a alma sossega e a tranquilidade nos invade. De norte a sul do país, parta à descoberta dos mais belos exemplares de edifícios religiosos, lugares que convidam à meditação, mas sem forçar à religiosidade. Antigos conventos e mosteiros que foram transformados em hotéis de charme e pousadas, onde o misticismo da sua história convive harmoniosamente com todas as comodidades e luxos de um hotel moderno. O All About Portugal sugere dez locais onde poderá pernoitar nas antigas celas, meditar nos seus jardins e claustros ou simplesmente aproveitar as suas valências, como piscinas, Spas, restaurantes e bares.

Pousada Mosteiro de Amares

Pousada Mosteiro de Amares

A Pousada de Santa Maria do Bouro, mais conhecida como Pousada Mosteiro de Amares, goza de uma localização privilegiada, entre a bela cidade de Braga e a magnífica Serra do Gerês. O antigo Mosteiro Cisterciense, datado do século XII, sofreu uma remodelação de excelência, pelas mãos do renomado Arquiteto Eduardo Souto Moura. O interior, com mobiliário assinado por Siza Vieira, completa o quadro de retiro de elegância e sofisticação.

Pousada Mosteiro de Guimarães

Pousada Mosteiro de Guimarães

Localizada na encosta da Penha, perto do centro histórico de Guimarães, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, a Pousada Mosteiro de Guimarães insere-se num antigo Mosteiro Agostiniano do século XII. Os quartos, decorados individualmente e localizados nos antigos claustros, e o exterior, que se estende por um jardim de 9 hectares, convidam à descoberta e meditação num ambiente tranquilo.

Pousada Convento de Belmonte

Pousada Convento de Belmonte

Recuperado a partir do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, um Convento Franciscano do Século XIII, a Pousada Convento de Belmonte é um ótimo ponto de partida para visitar as Aldeias Históricas de Portugal. Proporciona vistas fenomenais sobre a Cova da Beira e a Serra da Estrela, sendo a opção ideal para quem procura tranquilidade absoluta e contacto com a natureza.

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa – Fundão

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa – Fundão

Luxo e sofisticação são presença contínua em todos os pormenores do Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa, resultado de uma cuidada recuperação do emblemático Convento de Nossa Senhora do Seixo, datado no século XVI. Aqui, o rural e o urbano convivem em harmonia, num espaço carregado de história e design, idealizado para ser multifuncional, com enfoque na saúde e bem-estar, restauração e eventos. Uma experiência luxuosa e relaxante, com as serras da Gardunha e da Estrela como pano de fundo.

Convento da Sertã Hotel

Convento da Sertã Hotel

Localizado na vila da Sertã, o Hotel Convento da Sertã resulta da recuperação de um convento do século XVII. Este boutique hotel de charme oferece quartos modernos e elegantes nas antigas celas, com vistas privilegiadas para o pinhal. Um retiro de bom gosto e elegância, ideal para uma escapadinha relaxante, onde poderá também usufruir de uma massagem.

Pousada Convento de Vila Viçosa

Pousada Convento de Vila Viçosa

O antigo Convento Real das Chagas de Cristo, datado do século XVI, é hoje a Pousada Convento de Vila Viçosa, instalada nesta pacata e castiça vila alentejana. Aqui, respira-se história e tranquilidade, desde os seus quartos, com destaque para os 11 quartos temáticos, ao seu restaurante onde poderá provar cozinha regional e doçaria conventual, passando pelos fantásticos jardins que convidam a um passeio.

Convento do Espinheiro – Évora

Convento do Espinheiro – Évora

Localizado em Évora, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, o Convento do Espinheiro, datado do século XV, tem também ele esta classificação, para além de ser Monumento Nacional. Este luxuoso hotel está, pois, imbuído de história, mas também de todas as comodidades de conforto e lazer que um 5 estrelas impõe, desde três piscinas a um fabuloso Spa, não esquecendo o restaurante, onde poderá provar pratos regionais de excelência.

York House Hotel – Lisboa

York House Hotel – Lisboa

Próximo da Baixa de Lisboa, o York House Hotel resulta da recuperação do antigo convento das Carmelitas Descalças, datado do século XVII. Este boutique hotel de charme combina o melhor de dois mundos: a tranquilidade e o luxo das suas valências com a vibrante vida da Baixa Pombalina. Aproveite o seu pátio verdejante intimista, onde também poderá usufruir da cozinha contemporânea de autor do seu restaurante.

Hotel de Moura

Hotel de Moura

O antigo convento da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, fundado no século XVII, deu origem ao Hotel de Moura, localizado no centro desta cidade raiana. No edifício, classificado como imóvel de interesse público pelo seu valor histórico, arquitetónico e artístico, destacam-se os azulejos que cobrem a fachada, o pátio e a escadaria. Todos os espaços denotam a recuperação cuidada, colmatada por uma decoração de bom gosto que torna o espaço deveras acolhedor.

Pousada Convento de Beja

Pousada Convento de Beja

Inserida num antigo convento franciscano datado do século XIII, a Pousada Convento de Beja é um verdadeiro oásis em plena planície Alentejana. Com mais de 800 anos de história, é uma obra arquitetónica majestosa onde, a cada passo, se absorve um pedaço da história da Pousada e da cidade. Destaque para o seu claustro centenário, para os fantásticos jardins com piscina e para o restaurante, a servir iguarias regionais e clássicos internacionais.