Não há época de Carnaval em que o Queijo Serra da Estrela não esteja em destaque em feiras que se realizam em vários dos concelhos onde é produzido. Esta é uma tradição de longa data nesta zona de Portugal, em que folia e degustação combinam na perfeição. Se é apreciador deste afamado produto, percorra o roteiro sugerido pelo All About Portugal e aproveite a oportunidade de comprar o queijo diretamente a quem o faz. Se ainda não conhece, faça-se à estrada também e não se vai arrepender.

Aguiar da Beira

Aguiar da Beira

O concelho é um dos 18 que integra a área de produção de Denominação de Origem Protegida e a Festa do Pastor e do Queijo realiza-se normalmente no primeiro domingo de março no Mercado do Queijo, localizado na aldeia do Mosteiro. Para além de poder provar, e comprar, o queijo, pode ainda apreciar peculiares concursos de ovinos e caprinos. Animação também não vai faltar com a atuação de grupos locais e é costume haver um almoço regional aberto à comunidade.

Celorico da Beira

Celorico da Beira

Esta vila é conhecida como a “Capital do Queijo da Serra” e, a fazer jus ao epíteto, dedica habitualmente três dias a um certame onde o seu mais afamado produto é rei. A Feira do Queijo realiza-se há mais de 40 anos e reúne dezenas de produtores. O preço costuma ser tabelado e a qualidade assegurada. Para comer à fatia ou à colher, encontra queijos para todos os gostos. Não deixe de visitar o Solar do Queijo, onde pode ficar a saber mais sobre a produção de um dos “ex libris” da zona.

Fornos de Algodres

Fornos de Algodres

Também este concelho vizinho tem uma forte tradição de produção de queijo Serra da Estrela, daí não poder faltar neste roteiro de fazer crescer água na boca aos “amantes” desta iguaria. Por norma, um fim de semana de março é dedicado à Feira do Queijo, que atrai centenas de visitantes ao mercado da vila, ávidos de encontrarem uma das sete maravilhas da gastronomia de Portugal. Em simultâneo, há mostras do cão Serra da Estrela, bem como tasquinhas e animação de rua.

Gouveia

Gouveia

Não há manhã de “domingo gordo” naquela que é conhecida como “cidade-jardim” em que não se realize a Feira do Queijo. No evento, que surge inserido na ExpoSerra - Feira de Atividades Económicas, participam dezenas de produtores e pastores do concelho. Pode degustar e adquirir queijos de qualidade, consoante a sua preferência. Aproveite a estadia, almoce no recinto ou num dos bons restaurantes locais e acompanhe o desfile carnavalesco que habitualmente se realiza à tarde.

Manteigas

Manteigas

No coração da Serra da Estrela fica este pequeno concelho que também escolhe a época do Carnaval para promover uma Mostra de Atividades e Feira de Artesanato, denominada Expo Estrela. É no âmbito desta iniciativa que na terça-feira “gorda” decorre uma prova daquele que, para muitos, é o melhor queijo do mundo. No mesmo espaço, encontra outros produtos endógenos e muito apreciados nesta zona, como as feijocas. O desfile é também já um evento de relevo.

Seia

Seia

Aquela que é conhecida como uma das portas de entrada na Serra da Estrela acolhe, todos os anos por altura do Carnaval, uma das maiores e mais antigas feiras do queijo. Durante quatro dias, há dezenas de produtores a vender, provas muito apreciadas pelas população e os visitantes podem assistir ao vivo à feitura do maior queijo de ovelha de Seia — já chegou a haver exemplares com 40 quilos! Também costuma haver recriação da Quinta do Pastor, tasquinhas e mostras do Cão Serra da Estrela.

Penalva do Castelo

Penalva do Castelo

A Feira do Pastor e do Queijo desta vila do distrito de Viseu costuma abrir o ciclo anual das feiras dedicadas a um dos símbolos desta região, cujo sabor e odor não deixam ninguém indiferente. O Queijo Serra da Estrela é protagonista e há provas, exposição e, como não podia deixar de ser, venda. Animação musical e de rua também são uma certeza no evento em que outros dois produtos típicos da zona estão bem representados: os vinhos “Dão de Penalva” e a maçã Bravo de Esmolfe.

Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital

É no primeiro ponto deste roteiro que não integra o distrito da Guarda, mas sim o de Coimbra, que decorre, habitualmente no mês de março, a auto denominada “maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal”. O fabrico de queijo e requeijão ao vivo é um dos atrativos deste certame, onde anualmente são recebidos milhares de visitantes. As crianças não são esquecidas e podem aprender mais sobre o fabrico do queijo e a pastorícia na Escolinha do Queijo.

Tábua

Tábua

Fazendo um curioso trocadilho com a sua denominação, esta vila do distrito de Coimbra promove num fim de semana de março a Tábua de Queijos e Sabores da Beira. Os expositores de queijo Serra da Estrela vão estar bem acompanhados de outros apreciados produtos regionais como mel, enchidos, pão, azeite e vinhos do Dão. Aproveite e assista à Gala de eleição da Rainha das Vindimas de Tábua, que conta com as mais belas participantes das freguesias do concelho.