Antes de Luís Figo e Cristiano Ronaldo, Portugal fez-se ouvir lá fora pela voz de Amália Rodrigues, o expoente máximo do Fado, essa palavra que significa muito mais do que simplesmente destino [significado literal]. Um dos principais tesouros culturais portugueses, o Fado tornou-se bem mais do que um estilo musical, balanceado pela histórica guitarra portuguesa. A sua música transporta o espírito de um povo, o português, com letras tão intensas e emocionais que não deixam ninguém indiferente, mesmo que não entendam a língua. Acompanhe o All About Portugal neste roteiro pelas principais Casas de Fado (e restaurantes) em Lisboa, e deixe-se conquistar pela nobre e apaixonante alma lusitana.

A Severa

A Severa

O Bairro Alto esconde, numa das suas ruas, uma das memórias mais longas no que ao Fado diz respeito. Desde 1955 que A Severa, cujo nome é inspirado por uma antiga cantadeira cigana, é um dos palcos incontornáveis para quem gosta de cantar e ouvir o Fado. O espaço abre às 20 horas e o Fado faz-se ouvir a partir das 21.

Adega Machado

Adega Machado

Se gosta de experiências feitas à sua medida, a oferta da Adega Machado é tentadora. Pode deixar-se levar pelo "Fado inside the Box", todos os dias às 17 horas, uma viagem pela história do Fado e bem acompanhada por comida e bebida portuguesas. Além disso, o espaço também organiza noites de Fado.

Casa de Linhares

Casa de Linhares

Edifício possante nas proximidades do Rio Tejo e da Sé, a Casa de Linhares respira História. Num ambiente quase mágico, os jantares escondem frequentemente um ingrediente secreto: o Fado. No final, e ainda embalado pela sonoridade bem portuguesa, aproveite para passear numa das zonas mais bonitas de Lisboa.

Clube de Fado

Clube de Fado

No coração de Lisboa, o Fado invade facilmente as ruas e desperta a curiosidade de quem vai passando. O Clube de Fado alia a gastronomia ao "choro" da guitarra e à pujança das vozes, criando uma experiência única e multissensorial. O ambiente acolhedor convida à confraternização, mas também ao silêncio, mal se faz ouvir o Fado.

Maria da Mouraria

Maria da Mouraria

Um dos segredos mais bem guardados pela histórica Mouraria, esta Casa de Fados fica, nem de propósito, na Largo da Severa. De quarta-feira a domingo a Maria da Mouraria ganha alegria renovada, com espetáculos de Fado. Já a comida tradicional marca presença todos os dias, bem regada pelo incontornável vinho português.

Mesa de Frades

Mesa de Frades

O nome não engana: trata-se de um espaço grandioso e com muita história. Antiga capela, revestida por azulejos do século XVIII, o espaço tem como protagonista o inescapável Fado. Cada prato é um pedaço de história portuguesa, imaginado (quase) na perfeição pela sonoridade inconfundível da guitarra portuguesa.

O Faia

O Faia

Abriu portas em 1947 e, ao longo do tempo, tornou-se uma referência entre as Casas de Fado. Todo o espaço d'O Faia respira Fado, chegando o seu ponto alto no primeiro acorde que marca o inicio do espectáculo musical diário. A cozinha portuguesa encontra inspiração contemporânea, numa experiência tanto gastronómica como sonora.

Povo Lisboa

Povo Lisboa

Com espírito de tasca tradicional, este restaurante-bar quer também reclamar o seu espaço na montra do Fado. Faça-se acompanhar por uma refeição, de petiscos ou uma bebida e experimente o "novo" Fado, de terça a domingo. O Povo Lisboa aposta na residência de jovens intérpretes, durante cerca de 12 semanas cada.

Sr. Vinho

Sr. Vinho

É no Bairro da Madragoa que se encontra o Sr. Vinho, uma das principais referências entre as Casas de Fado. Como não podia deixar de ser, a música tem a companhia da gastronomia tradicional, e também pratos mais refinados. O ambiente torna a experiência ainda mais marcante, com paredes que parecem "ecoar" as vozes de outros tempos.

Tasca do Chico

Tasca do Chico

Desde 1993 que o Fado "vadio" se faz ouvir na Tasca do Chico, que entretanto também abriu portas em Alfama. Nas noites de segunda e quarta-feira, a guitarra portuguesa toma conta do espaço. Ao microfone podem encontrar-se os mais variados artistas, sendo que até clientes estrangeiros se têm aventurado a cantar o Fado.