Com fortes tradições seculares, a Páscoa é comemorada de diferente maneira de região para região, mas sempre com algo em comum: a importância da componente gastronómica, que se quer colorida e com muito sabor. A Páscoa assinala o fim do jejum da Quaresma e, por isso mesmo, a carne é obrigatoriamente rainha e senhora da mesa, deixando, claro, espaço para algumas sobremesas e doces, como o Pão de Ló, o Folar Doce, as Amêndoas e Ovos de Chocolate. O All About Portugal apresenta uma seleção de pratos com receita, que poderá fazer em casa, a começar na carne e a terminar na doçaria.

Folar de Chaves

Folar de Chaves

O Folar não pode faltar na mesa da Páscoa, seja na versão doce ou salgada. Na região de Trás-os-Montes, o Folar de Carne é sem dúvida o favorito. Confecionado à base de ovos, azeite e uma diversidade de carnes fumadas, é um festival para o palato.

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo sem fermento
12 ovos
150 gr de banha
100 gr de manteiga
15 cl de azeite
25 gr fermento de padeiro
250 gr de presunto
1 salpicão
2 linguiças
água q.b.

Modo de preparação:
Coloca-se a farinha numa tigela, faz-se uma cova no centro e junta-se o fermento depois de desfeito num pouco de água morna. Acrescentam-se os ovos, depois de passados por água quente, adicionam-se as gorduras também levemente aquecidas, e trabalha-se a massa até desprender do fundo. Polvilha-se com farinha e cobre-se com um pano grosso e quente e deixa-se levedar até que a massa tenha o dobro do volume inicial. Divide-se em duas partes iguais, estendem-se com as mãos e sobre uma delas distribuem-se as carnes cortadas em fatias. Dispõe-se por cima a outra metade da massa, unindo bem as pontas e dando forma arredondada e alta. Deixa-se descansar meia hora, com um pano em volta. Pincela-se com gema de ovo batida e vai ao forno forte a cozer.

Cabrito Assado no Forno

Cabrito Assado no Forno

Passando aos pratos principais, o Cabrito Assado é um dos favoritos nesta época, normalmente servido no almoço do domingo de Páscoa. Existem dezenas de receitas para a sua preparação, variando de região para região.

Ingredientes:
1 cabrito
2 cabeças de alho
2 cebolas
Pimentão-doce
5 cabeças de cravinho-da-India
Louro
Salsa
1l de vinho branco
Lascas de toucinho
Azeite

Modo de preparação:
Faz-se de véspera uma papa com alho pisado, sal e pimentão. Barra-se o cabrito com esta papa. No dia seguinte cobre-se o fundo de uma assadeira com cebola cortada em rodelas grossas e coloca-se por cima o cabrito. Rega-se com vinho e juntam-se os restantes ingredientes. Cobre-se o cabrito com as lascas de toucinho, levando a assar, de preferência no forno a lenha. Acompanhar com batatas assadas.

Ensopado de Borrego

Ensopado de Borrego

Outro prato principal incontornável desta época é o Borrego, seja recheado, em ensopado ou simplesmente assado. A carne de borrego, tenra e suculenta, é uma das carnes mais produzidas em terras alentejanas, onde se serve o magnífico Ensopado de Borrego, acompanhado de pão cortado em fatias finas.

Ingredientes:
1 Kg de Carne de Borrego
500 gr de Cebolas
2 Colheres de Sopa de Farinha
200 gr de Banha
5 Dentes de Alho
1 Folha de Louro
1 Colher de sopa de Pimenta em Grão
1 Colher de sobremesa de Colorau Doce
1 Ponta de Malagueta
1 Kg de Pão
Sal q.b.

Modo de preparação:
Após cortar a carne de borrego em bocados, passam-se por farinha e levam-se a alourar num tacho untado com banha. Prepara-se à parte o refogado com um pouco de banha, cebola, alho, louro e pimenta em grão. Introduz-se a carne já tenra no refogado acrescentando um pouco de água. Numa terrina, coloca-se o pão caseiro cortado em fatias, sobre o qual se deita o ensopado. Serve-se a carne bem quente numa travessa separada.

Chanfana

Chanfana

Confecionada à base de carne de Cabra, tradicionalmente velha, assada dentro dos tradicionais caçoilos de barro preto de Olho Marinho, a chanfana é um dos pratos mais típicos e famosos da Beira Litoral, sendo um dos escolhidos para a mesa pascal.

Ingredientes:
Cabra velha
vinho tinto
aguardente
alecrim
alho
azeite
cebola
cravinho
sal
salsa

Modo de preparação:
Prepara-se a carne de cabra velha previamente, ficando em vinha-de-alhos durante a noite. No dia seguinte, põe-se o tacho ao lume com a cebola a alourar, juntando a carne de cabra e a vinha-de-alhos, o cravinho, o louro e o alecrim e deixa-se ferver. A meio da cozedura deita-se um copo de aguardente, tapa-se o tacho, ficando a ferver até estar cozida, entre 5 a 6 horas. Como acompanhamento serve-se grelos ou outro legume verde cozido e batatas cozidas.

Folar de Páscoa

Folar de Páscoa

Na mesa de Páscoa não pode faltar o Folar Doce, tradicionalmente com ovos inteiros e um ligeiro sabor a canela e erva-doce. Confecionado um pouco por todo o país, no Algarve tem a particularidade de ser condimentado com erva-doce, que lhe confere um sabor único.

Ingredientes:
15 gr fermento de padeiro
0,3 dl água morna
500 gr farinha de trigo
1 dl água fria
qb canela em pó
qb erva-doce moída
1 colher de chá sal
90 gr açúcar
3 ovos
5 colheres de sopa de azeite
0,3 dl aguardente branca
1 laranja grande
0,2 dl vinho do Porto
1 ovo para pincelar

Modo de preparação:
No dia anterior dissolver o fermento em água morna, adicionar 100gr da farinha e deixar repousar até ao outro dia. Num tacho, misturar a água fria, a canela, a erva-doce, o sal e o açúcar (reservar um pouco para polvilhar). Levar ao lume até ferver, deixar arrefecer e adicionar ao preparado de fermento levedado. Bater os ovos, dividir em 2 partes e juntar à massa separadamente. Juntar o azeite, a aguardente, o vinho do Porto e a raspa da laranja. Adicionar a restante farinha e amassar energicamente até a massa se descolar das mãos. Formar uma bola, polvilhar com um pouco de farinha e deixar levedar, tapada com um pano em local quente, até duplicar de volume. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Dividir a massa em 3 partes, formar rolos finos e depois entrançá-los. Colocar o folar num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincelar com o ovo previamente batido, polvilhar com o açúcar e deixar levedar mais 30 minutos. Levar ao forno durante 40 minutos.

Pão de Ló

Pão de Ló

Um bolo fofo, com sabor delicado como manda a tradição, o Pão de Ló deve ser cozido num forno de lenha em formas de barro não vidrado. Os mais famosos são o Pão de Ló de Ovar, o de Margaride  e o de Alfeizerão. Sugerimos uma receita de Pão de Ló original.

Ingredientes:
10 gemas de ovo
5 ovos inteiros
300 g de açúcar
200 g de farinha

Modo de preparação:
Bater os ovos e as gemas numa tigela, juntar o açúcar e bater no mínimo 20 minutos. Juntar a farinha peneirada, envolvendo com uma colher de pau. Deitar o preparado na forma previamente preparada, tapar com um alguidar e levar a cozer em forno quente, a 225ºC, durante aproximadamente 45 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer tapado com o alguidar.

Amêndoas Caseiras

Amêndoas Caseiras

As Amêndoas, a par com os Ovos de Chocolate, são um dos doces clássicos que não podem faltar nesta época. De chocolate, de açúcar, de licor, de canela… as possibilidades são infinitas. Deixamos a receita de amêndoas caseiras com canela.

Ingredientes:
200 gr de amêndoa pelada
200 gr de açúcar
50 ml de água
100 gr de chocolate em pó
1 colher de café de canela em pó
aroma de baunilha e açúcar q.b.

Modo de preparação:
Torrar o miolo das amêndoas e deixar arrefecer. Levar ao lume o açúcar com água e deixar ferver, até obter ponto-fio: mergulhar os dedos em água fria e colocar uma gota de calda de açúcar entre o polegar e o indicador, ao afastá-los forma-se um fio sem grande resistência. Juntar ao preparado anterior o chocolate, a canela, aroma de baunilha e as amêndoas. Cozinhar até obter ponto-rebuçado: ao deitar um pouco de calda de açúcar num recipiente com água fria, forma-se de imediato uma bola consistente, mas moldável. Verter o preparado sobre uma superfície de trabalho húmida. Com uma espátula molhada, retirar rapidamente as amêndoas, passá-las por açúcar e deixar arrefecer.