No dia em que se celebra o amor, há rituais que se repetem: apaixonados trocam flores e toda uma panóplia de objetos em forma de coração, jantam à luz das velas ou deleitam-se com os luxos dos mais requintados motéis… Se foge a sete pés dos clichés da época, se ainda não encontrou o amor, se é solteiro por convicção, ou se, por qualquer motivo, não vai conseguir passar o dia com o seu mais-que-tudo, não desanime! O All About Portugal preparou uma lista de 10 atividades que pode fazer sozinho no Porto para um dia diferente e bem divertido. Surpreenda-se com os mimos que a cidade Invicta tem para lhe oferecer… e apaixone-se (ainda mais) por ela.

Escalar a Ponte da Arrábida

Escalar a Ponte da Arrábida

Consegue imaginar-se a escalar o arco da Ponte Arrábida, até uma altura de 65 metros acima do Rio Douro? Não se assuste! O que lhe propomos não é propriamente uma atividade radical. Acompanhado de um guia e munido de um arnês e linha de vida, suba os 262 degraus até ao topo daquele que foi, à data da sua construção, o maior arco de betão do mundo. Todos os dias, realizam-se entre cinco a nove visitas. Se puder, fique para a última e tire as mais incríveis fotografias do pôr do sol.

“Turistar” na Baixa

“Turistar” na Baixa

Seja turista por um dia: misture-se na multidão e dê um passeio pela Baixa, sem pressas e todos os sentidos alerta. Aprecie as montras de Santa Catarina e da Rua das Flores. Beba um café numa esplanada enquanto observa o rodopio em volta. Espante-se com os azulejos da estação de São Bento ou com a imponência da . Perca-se pelas ruas e vielas da Ribeira ou vá de elétrico até à Foz. Conte os degraus da Torre dos Clérigose deixe-se deslumbrar pela cidade a seus pés.

Correr no Parque da Cidade

Correr no Parque da Cidade

São 83 hectares de verde que se estendem até ao oceano, 10 quilómetros de caminhos, lagos, patos e muita tranquilidade. Este pequeno oásis dentro da cidade é o local ideal para aquela corrida ou caminhada matinal que o vai deixar de corpo e alma renovados. A ciência explica: o desporto é um dos meios mais eficazes para promover a libertação de endorfinas, uma das chamadas “hormonas da felicidade”. Haverá melhor forma de começar o dia?

Visitar um Museu

Visitar um Museu

Na Casa Andresen, um palacete do século XIX em pleno Jardim Botânico, fala-se de todas as formas de vida. E qualquer dia é um bom dia para embarcar na viagem única de ciência, literatura e arte proposta pela Galeria da Biodiversidade. Sabia que existem cerca de 400 espécies de cães no mundo? Consegue imaginar como seria o seu rosto de tivesse feições de uma origem diferente da sua? Já ouviu o bater do coração de uma baleia ou de um rato? Será que batem mais depressa no Dia dos Namorados?

Comer ao Balcão

Comer ao Balcão

As francesinhas do Café Santiago, os cachorrinhos do Gazelaou as sandes de pernil no Guedes são verdadeiros ex libris da cidade. Vão sempre bem – haja apetite… e paciência para enfrentar as longas filas que todos os dias se formam no exterior. Desta vez, não há desculpas para desistir. Aproveite o facto de ir sozinho e sente-se ao balcão! Tenha uma perspetiva diferente da azáfama habitual, enquanto se delicia com os aromas e sabores do costume.

Azar no Amor? Sorte no Jogo!

Azar no Amor? Sorte no Jogo!

Lá diz o ditado: “azar no jogo, sorte no amor”… e vice-versa! Então porque não tenta a sua sorte? O bingo é uma boa opção: é um jogo simples e solitário, ainda que provavelmente tenha de partilhar a mesa com outros jogadores. No Bingo da Trindade, pode ainda usufruir de “happy hours” e ofertas irresistíveis, como francesinhas a 50 cêntimos, buffets de marisco ou cocktails gratuitos. Mas não se distraia! Fique atento ao cantarolar dos números e faça figas!

Experimentar uma Aula de Dança

Experimentar uma Aula de Dança

Adora kizomba, mas receia fazer má figura? Sente fascínio pelo tango, mas não tem par? Gostava de aprender salsa e merengue, mas a sua cara-metade só ouve rock? Então, porque não experimentar uma aula da sua dança favorita com quem realmente sabe? Existem várias academias onde é possível fazê-lo sem qualquer compromisso, através de uma simples inscrição no site. A melhor parte é que não precisa de levar companhia — apenas vontade de bailar!

Beber um Gin

Beber um Gin

Considera-se um “gin lover” ou ainda não descobriu os prazeres da bebida da moda? Seja qual for a sua resposta, não dê por terminado o dia sem ir beber um copo à Rota do Gin. No Cais das Pedras, junto ao Rio Douro, vai encontrar mais de 250 referências de gin, de diversas origens e sempre servido no ponto. Pode sentar-se na esplanada se a meteorologia permitir, numa poltrona ou no balcão, com vista para a garrafeira iluminada. Peça um gin tónico personalizado, feito à sua medida.

Relaxar num Spa

Relaxar num Spa

Quem ama, cuida, por isso, reserve duas horas para tratar de si. O Porto Palácio Spa oferece um circuito de hidroterapia, com jacuzzi, jatos de água, camas de hidromassagem aquecidas e vários outros tratamentos que prometem aliviar a tensão muscular e eliminar toxinas. Se preferir, pode optar por uma simples massagem, uma hidratação facial, um banho nutritivo ou umas braçadas na piscina. Esqueça o stress do quotidiano e relaxe.