Verão é sinónimo de bom tempo (quase sempre), dias mais longos e boa disposição, fatores convidativos a um treino fora de portas. Se não é adepto de ginásios ou se simplesmente quer aproveitar os benefícios do contacto com a Natureza, o All About Portugal dá-lhe algumas sugestões de espaços no Grande Porto perfeitos para atividades físicas ao ar livre. Em grupo ou individualmente, para queimar calorias ou para relaxar a mente, não tem desculpa para não tirar partido do verão de forma saudável.

Parque das Serras do Porto

Parque das Serras do Porto

Este é um espaço perfeito para os adeptos de corrida, já que oferece 90 quilómetros de trilhos sinalizados, divididos por percursos de dificuldade crescente. Quem prefere caminhadas também tem trilhos pedestres disponíveis, e para os amantes do ciclismo há circuitos destinados a BTT. Qualquer que seja a modalidade, pode sempre usufruir de uma paisagem singular, que atravessa as serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, nos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo.

Parque Urbano de Ermesinde

Parque Urbano de Ermesinde

Além das áreas de lazer, ideais para um passeio em família, o Parque Urbano de Ermesinde, localizado numa das zonas mais nobres do concelho de Valongo, possui uma generosa área ajardinada que convida à prática de exercício, nomeadamente atividades como ioga ou tai chi. Todos os anos recebe um festival que inclui aulas gratuitas e ‘workshops’ dedicados a estas práticas. O parque tem ainda zonas pedonais, perfeitas para uma caminhada ou corrida, sem sair da cidade.

Parque de Avioso

Parque de Avioso

Com cerca de 30 hectares de áreas verdes, o Parque de Avioso, na Maia, é ideal para uma corrida matinal ou uma caminhada de final de tarde. São mais de quatro quilómetros de trilhos pedestres, ladeados por árvores e arbustos de diferentes espécies, que criam um ambiente harmonioso. A pé, de patins ou de bicicleta – pelas ciclovias disponíveis –, desfrute das sombras que o espaço oferece. Pelo caminho, pode subir a uma das torres de vigia e apreciar a paisagem.

Marginal de Matosinhos

Marginal de Matosinhos

Os mais de 10 quilómetros de orla costeira do concelho são um dos cenários apetecíveis para queimar calorias e manter corpo e mente saudáveis, enquanto desfruta da paisagem e da brisa do mar. Local escolhido por muitos para correr, caminhar ou andar de bicicleta, é também ponto de encontro anual para a iniciativa “Põe-te a Mexer!”, promovida pelo município para incentivar ao desporto. Nalgumas praias, há ainda equipamentos de fitness e musculação, de que pode usufruir livremente.

Parque da Cidade do Porto

Parque da Cidade do Porto

É um dos ex-líbris da cidade, não só para lazer, mas também para atividades desportivas. O espaço, considerado o maior parque urbano do país, permite a prática de várias modalidades, que não ficam só pela corrida e bicicleta. Todos os anos, entre junho e setembro, o município organiza aulas gratuitas de ioga, pilates e tai chi aos domingos de manhã. Quem preferir outro tipo de desafios, pode experimentar os percursos de orientação, que combinam exercício, competição e descoberta.

Jardins Palácio de Cristal

Jardins Palácio de Cristal

A vista deslumbrante sobre o Porto, característica de um dos espaços mais emblemáticos da cidade, pode dar uma motivação extra para fazer exercício. Aproveite as sombras e faça uma caminhada, enquanto aprecia a beleza do local. No final, pode sempre relaxar na esplanada ou numa das zonas relvadas. Se estiver em “modo zen”, pode experimentar as aulas gratuitas de ioga, pilates e tai chi, promovidas pelo município, que acontecem aos sábados de manhã.

Parque Urbano da Pasteleira

Parque Urbano da Pasteleira

Com boa acessibilidade e uma área extensa – sete hectares de espaços verdes – o Parque da Pasteleira, em Lordelo do Ouro, é outro dos locais privilegiados, no Porto, para praticar exercício ao ar livre. Percorra os caminhos pedonais existentes, enquanto usufrui do contacto com a Natureza. Formado por duas parcelas separadas pela Rua Afonso de Paiva, o parque possui ainda uma ciclovia de dois quilómetros que faz ligação ao Parque da Cidade.