Há quem não viva sem música e faça questão de se fazer acompanhar por uma banda sonora a preceito até para as rotinas mais básicas do quotidiano, como comer. Juntar ritmos e sabores é um prazer partilhado por muitos, mas nem sempre fácil de concretizar. A pensar nos melómanos amantes de um bom petisco e nos convivas que não dispensam um pezinho de dança como sobremesa, o All About Portugal preparou uma seleção de restaurantes com música ao vivo em Lisboa e no Porto. Do rock ao jazz, passando pela eletrónica, o fado ou os ritmos africanos: encontre o ingrediente secreto para fazer da sua refeição um momento inesquecível.

Canto

Canto

É um restaurante com música ao vivo mas é diferente de qualquer outro. O chef José Avillez encontrou inspiração nos aromas e sabores da cozinha tradicional portuguesa e temperou-os com música. De terça a sábado, ao jantar segue-se uma atuação intimista, em português, programada pelos curadores Ana Moura e António Zambujo. É necessário comprar bilhete. À sexta e sábado, pode optar por um jantar fora de horas, a partir das 23h. Não precisa de bilhete, mas aconselha-se reserva. Abre em fevereiro.

El Bulo Social Club by Chakall

El Bulo Social Club by Chakall

O mural de cores quentes e motivos da América Latina lembra-nos ao que viemos – estamos na “casa” do famoso chef argentino Chakall, no coração de Marvila, em Lisboa. Mais do que um restaurante, o El Bulo é, acima de tudo e como o nome indica, um “social club”, pensado para animados convívios. Todas as sextas-feiras e sábados, a partir das 21h30, há música ao vivo de artistas nacionais e internacionais. Na primeira e terceira quinta-feira de cada mês há ritmos e sabores de Cuba e do México.

Ferroviário

Ferroviário

A um dos terraços mais badalados de Lisboa, com vista para o Tejo, o Ferroviário juntou, em 2019, um restaurante que só abre ao jantar (exceto segundas e terças-feiras) e com uma carta repleta de iguarias frescas e originais. A tudo isto alia uma programação cultural vasta e eclética, que vai das artes plásticas à fotografia, à stand-up comedy e, pois claro, à música. Pelos dois palcos passam novos talentos mas também nomes consagrados, e as tardes de domingo são de jazz. Consulte a programação.

Palácio Chiado

Palácio Chiado

Num belíssimo palácio do século XVIII funciona, desde 2016, um restaurante diferente, onde a gastronomia e a arte se fundem nas várias salas. Um dos seus trunfos é a diversidade da oferta. Há uma carta conjunta, com os pratos das seis cozinhas. Pode escolher sabores portugueses, italianos, vegetarianos, carne, peixe ou marisco… Em paralelo, o espaço oferece exposições de arte e música, às vezes ao vivo, outras a cargo dos DJs residentes. Encontre no site a agenda completa e atualizada.

Rio Maravilha

Rio Maravilha

O quarto andar de um dos edifícios do complexo LX Factory alberga um restaurante diferente, com vista para o Rio Tejo, a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei. Chamam-lhe gastrobar, que mais não é do que a fusão de dois conceitos – um restaurante onde se ouve música, um bar onde pode jantar… e bem! De resto, prepare-se para algumas surpresas: há jogos de tabuleiro nas mesas, cocktails a condizer com os pratos, DJs e um palco para música ao vivo.

Hard Rock Café

Hard Rock Café

Se é daqueles que não resiste a um belo hambúrguer e se a música, para si, se resume ao rock e seus parentes próximos, então o Hard Rock Café é sempre uma escolha feliz. No mais internacional dos restaurantes, presente em Lisboa e no Porto, não há concertos todos os dias, mas a música é presença constante – seja a soar nas colunas ou nas paredes, com a sua imponente coleção de guitarras, fotografias, roupas e autógrafos dos nossos roqueiros favoritos. Já encontrou o seu?

Café Guarany

Café Guarany

A viagem segue na cidade do Porto. Fundado em 1933 e conhecido como “o café dos músicos”, foi desde sempre espaço de convívio, tertúlias e cultura. Renovado e pronto para o século XXI, manteve a elegância que fez dele um dos mais emblemáticos cafés históricos do Porto. É o local ideal para um pequeno-almoço ou lanche digno da realeza, mas o restaurante merece igualmente visita demorada. Às sextas-feiras e sábados à noite, há espetáculos de fado e música cubana.

Vícios de Mesa - Maus Hábitos

Vícios de Mesa - Maus Hábitos

Num quarto andar da Rua Passos Manuel, em plena Baixa portuense, existe um espaço onde é possível juntar música, artes e uma belíssima refeição. No restaurante do Maus Hábitos, na acolhedora sala de decoração simples e original ou na esplanada com vista para o Coliseu do Porto, as sugestões são variadas e para todos os gostos. Há pratos vegetarianos, sandes, saladas, lasanhas e pizzas, todas com nomes bem sugestivos – Andy Warhol, David Bowie, Madonna ou Bjork.

Mirajazz

Mirajazz

E que tal terminar o dia (ou começar a noite) num terraço com vista para o rio Douro e a mesa bem composta de deliciosos petiscos e um bom vinho ou cerveja fresca? Na sede do Grupo Musical de Miragaia, todos os fins-de-semana, entre as 17h e as 19h, há concertos de jazz, bossa nova e blues. As condições meteorológicas não são problema. Além do terraço, o Mirajazz dispõe de um auditório preparado para qualquer que seja a sua preferência - relaxar, bater o pé debaixo da mesa ou dançar!

Morabeza Boavista

Morabeza Boavista

A palavra “morabeza” é, como a saudade portuguesa, difícil de explicar – sente-se! Para os cabo-verdianos, significa amabilidade, gentileza, carinho, alegria de viver. É o que promete este espaço onde a cultura, a música e a gastronomia portuguesas e africanas se fundem de forma original e irresistível. Francesinha à africana soa bem? Pois vai saber-lhe ainda melhor! E um arroz à pescador acompanhado de uma morna ou a tradicional cachupa ao som do tradicional Fado? Consegue resistir?

RUA Tapas & Music Bar

RUA Tapas & Music Bar

Na Travessa de Cedofeita, confira que é possível sentir-se em casa… em plena Rua. Os azulejos típicos que forram as paredes e a calçada portuguesa ajudam a compor a atmosfera, ao mesmo tempo descontraída e acolhedora. Os petiscos e tapas convidam à partilha, pelo que é o restaurante ideal para uma noite entre amigos. A música ao vivo é garantia de animação: às quintas-feiras há roda de samba; às sextas e sábados músicas do mundo, com destaque para os sons latinos e africanos.