Seja por sofrer de doença celíaca, uma intolerância alimentar crónica e permanente ao glúten, ou apenas por almejar um estilo de vida mais saudável, o consumo de produtos sem glúten tem cada vez mais adeptos. A Associação Portuguesa de Celíacos atribui uma certificação aos locais e produtos seguros para celíacos, existindo atualmente seis restaurantes “gluten free” em Portugal, aos quais se junta uma padaria, seis pastelarias e duas gelatarias. A lista, que o All About Portugal refere abaixo, pode não ser extensa, mas a qualidade, essa, não foi posta de lado em nenhum destes espaços. Aqui poderá comer de forma segura delícias que considerava proibidas como pizzas, pastas, risottos, bolos e panquecas.

Sergio Crivelli – Matosinhos

Sergio Crivelli – Matosinhos

Um “ristorante” italiano autêntico, do conhecido chef Sergio Crivelli, que já ganhou o Campeonato do Mundo de Pizza sem Glúten, onde se servem ótimas pizzas em forno de lenha e pasta fresca todos os dias. Alguns dos produtos estrela são as trufas pretas e os enchidos da Umbria, que servem de inspiração a risottos e pastas. Do seu “laboratório Gluten Free” saem autênticas delícias aptas para celíacos.

Gluten Free Store – Porto

Gluten Free Store – Porto

Funciona maioritariamente como loja e por encomenda, mas serve também pequenos-almoços, almoços e lanches adequados a celíacos, todavia o melhor é reservar. Serve sopas, saladas, sumos naturais e iogurtes, pão e bolos, que também podem ser encomendados para take-away. Não se deixe enganar pela porta fechada, toque à campainha se necessário.

GINOS – Lisboa

GINOS – Lisboa

Localizado no Parque das Nações, neste italiano serve-se cozinha italiana autêntica, mas com um toque contemporâneo. O espaço, amplo e com decoração industrial, onde sobressai o forno de pedra, alberga cerca de 250 pessoas. Das várias especialidades italianas feitas na hora, destacam-se as pizzas, as pastas e os carpaccios, existindo opções sem glúten e vegetarianas.

La Trattoria – Lisboa

La Trattoria – Lisboa

Com um ambiente intimista, a meia-luz, este acolhedor italiano é um dos restaurantes mais antigos da capital. De segunda a sexta ao almoço funciona em regime buffet, mas se preferir pode pedir à la carte. Dispõe de uma vasta (e deliciosa) seleção de pratos sem glúten, desde ceviches e carpaccios a pastas, pizzas e risottos.

Rice Me – Lisboa

Rice Me – Lisboa

Aqui, o arroz é a estrela da casa, desde crepes e bolinhas a risottos e areias onde este é o protagonista. Comida saudável, orgânica e diversificada para agradar a vegetarianos e a carnívoros, e com várias opções sem glúten. Serve também lanches, com tostas, panquecas, empadas e bolos deliciosos.

Open Brasserie Mediterrânica – Lisboa

Open Brasserie Mediterrânica – Lisboa

Inserido no Inspira Santa Marta Hotel, bem perto da Avenida da Liberdade, o Open tem um conceito de Brasserie Mediterrânica, apostando em produtos frescos, orgânicos e locais. A sua cozinha aberta para a sala permite espreitar a ementa, que dispõe de opções vegan, vegetarianas, sem lactose e sem glúten. Promove regularmente show-cookings, workshops e degustações de vinhos.