As suas paisagens de cortar a respiração fazem as delícias de locais e visitantes, mas o Alentejo também é conhecido pela sua boa comida e bons vinhos. Ideal para quem gosta de refeições bem preenchidas e de sabores marcados, a cozinha alentejana é mais do que gastronomia, é parte da identidade de um povo que sabe receber como ninguém. Faça-se à estrada com o All About Portugal nesta road trip pelo melhor que o Alentejo tem para oferecer à mesa. À descoberta da região ou apenas de passagem, não vai querer deixar passar a oportunidade de mais uma experiência inesquecível.

Taverna dos Conjurados, Vila Viçosa

Taverna dos Conjurados, Vila Viçosa

Em pleno Paço Ducal, um dos locais de visita obrigatória em Vila Viçosa, encontra-se a Taverna dos Conjurados. Mal se entra no espaço, as suas amplas arcadas parecem transportar-nos para outros tempos, sendo que a grandiosidade se mantém no momento em que a comida chega à mesa. Acolhedor por natureza e regional por inspiração, a Taverna dos Conjurados faz as delícias dos visitantes. Também o entusiasmo e histórias do proprietário são já um cartão de visita para quem por ali passa.

A Maria, Alandroal

A Maria, Alandroal

Entrar no restaurante A Maria, no Alandroal, é como mergulhar num típico pátio alentejano, com as casas caiadas de branco e os tradicionais azuis e amarelos. Há roupa estendida, canteiros de água, vasos com flores e até gaiolas. Tudo para o envolver com o autêntico espírito alentejano, completado de forma magistral com a gastronomia típica da região. Da sopa de cação à perdiz estufada, passando pelo borrego à tia Maria, todos os pratos respiram a inspiração e identidade culinária do Alentejo.

Tasquinha do Oliveira, Évora

Tasquinha do Oliveira, Évora

Espaço acolhedor, recomenda-se a reserva antecipada porque os poucos lugares enchem rapidamente. A qualidade da Tasquinha do Oliveira atrai locais e visitantes, que não resistem a este convite para um verdadeiro manjar dos sentidos. O vinho e ingredientes regionais combinam na perfeição, dos pratos de peixe aos de carne, sem esquecer o marisco bem confecionado. A decoração, também de inspiração alentejana, transforma esta experiência gastronómica numa viagem pela região sem sair do lugar.

Adega Velha, Mourão

Adega Velha, Mourão

Localizada no centro da encantadora vila raiana de Mourão, a Adega Velha é uma referência no que à gastronomia alentejana diz respeito. Como uma Adega exige, o vinho é um dos seus talismãs, e está presente em potes de barro ao longo do espaço, acompanhando na perfeição as especialidades culinárias. Estas vão do cozido de grão com carnes à sopa de cação ou na panela, sendo que, se tiver sorte, poderá ver a sua refeição abrilhantada por uma atuação de Cante Alentejano.

Taberna do Arrufa, Cuba

Taberna do Arrufa, Cuba

A tradição e a modernidade encontram-se em Cuba, na Taberna do Arrufa, onde os sabores da região se reinventam à mesa. O polvo é uma das estrelas habituais, assim como as migas e as bochechas de porco. Além de encantar locais e turistas com a gastronomia típica, o espaço organiza também eventos de música variada, como Fado ou Cante Alentejano. Não deixe de estar atento à agenda do local e, se o tempo assim permitir, aproveite para comer na esplanada.

Adega da Casa de Monte Pedral, Cuba

Adega da Casa de Monte Pedral, Cuba

Ainda em Cuba, somos recebidos na Adega da Casa de Monte Pedral por uma estátua do navegante Cristóvão Colombo que, rezam algumas teorias, aqui terá nascido. Uma certeza é a qualidade dos ingredientes e vinhos do Alentejo, que marcam a identidade desta Casa. A viagem pela tradição alentejana continua dentro de portas, num espaço amplo e adornado por vários potes e com uma grande árvore no centro. À mesa não podem faltar o muito popular ensopado e o bacalhau, assim como as açordas e as migas.

Adega Típica 25 de Abril, Beja

Adega Típica 25 de Abril, Beja

Todo o restaurante respira história. O nome vem da Revolução dos Cravos, que devolveu a liberdade a Portugal depois de anos de ditadura, e o espaço está decorado com elementos típicos da vida alentejana. Já uma referência em Beja, a Adega Típica veicula a boa tradição alentejana na comida e na bebida, recuperando muitos dos pratos que fazem parte da identidade da região. O porco preto é uma das estrelas da companhia, sendo que os pratos de carne são as principais referências do restaurante.

Cervejaria Lebrinha, Serpa

Cervejaria Lebrinha, Serpa

O seu nome pode ter origem na cerveja, que defendem ser a "melhor do mundo", mas a Cervejaria Lebrinha também é um local inescapável quando o assunto é comida. Trata-se de um espaço simples, mas muito acolhedor, onde não faltam os clientes habituais e outros atraídos pela curiosidade. O menu tem açorda alentejana, migas e muitas outras iguarias da região. Para quem procura apenas petiscos ou refeições mais leves, a oferta é variada, tendo como protagonistas as moelas e as tirinhas de choco.

O Cruzamento, Grândola

O Cruzamento, Grândola

Para muitos uma paragem obrigatória na viagem até ao Algarve, particularmente para excursões que por ali passam, o restaurante O Cruzamento é já uma referência da gastronomia alentejana. No entanto, também é fácil encontrar por lá residentes. Entre as especialidades, pode encontrar pezinhos de porco e as migas com bacalhau e com carne, mas a oferta de carne e peixe é bastante variada. Como se trata de um espaço amplo, convida também à realização de encontros de grupos e outros eventos.

Tasca do Celso, Vila Nova de Milfontes

Tasca do Celso, Vila Nova de Milfontes

A encantadora Vila Nova de Milfontes não é só praia, e a Tasca do Celso é uma das provas disso mesmo. Todavia, não se trata de uma tasca típica e o proprietário não se chama Celso, sendo, em vez disso, uma homenagem ao pai, uma figura conhecida na povoação. Também a comida alentejana é celebrada neste espaço, das entradas aos tradicionais pratos de porco preto e migas, passando ainda pelo vinho da região. A decoração, inspirada no Alentejo, tem alguns detalhes inesperados e até engraçados.