As férias de Natal dos miúdos estão mesmo aí e, como todos os anos, surge a dúvida: o que fazer para que a criançada não se aborreça em casa? Como ocupar os tempos livres dos mais pequenos sem os deixar agarrados à televisão, ao computador ou a uma consola? O All About Portugal vem em seu auxílio com sugestões para magníficos dias em família de norte a sul do país e um pouco para todas as idades. Tudo o que precisa para os manter entretidos e felizes, com a magia do Natal sempre presente. E, se aprenderem algo pelo caminho, melhor ainda! Não tenha medo do frio, peça emprestado algum espírito aventureiro aos mais novos lá de casa e crie memórias para mais tarde recordar!

Sea Life

Sea Life

Paredes meias com o magnífico Parque da Cidade do Porto, o Sea Life tem o primeiro túnel subaquático do país. Para além das exposições permanentes, nesta época celebra o Natal em tons de azul, com o tradicional mergulho do Pai Natal nas profundezas do Oceano, ateliers natalícios e a presença de coros infantis.

Zoo da Maia

Zoo da Maia

A Arca de Noé, a Quintinha, o Reptilário, o espetáculo do Leão-Marinho e das Aves e, claro, os irresistíveis pinguins fazem as delícias dos mais pequenos. Nesta época, o Zoo da Maia organiza colónias de férias para os mais novos, para além das atividades pedagógicas que decorrem todo o ano.

Museu Nacional do Pão

Museu Nacional do Pão

Ainda por Seia, aproveite para visitar o Museu do Pão e conhecer a história deste produto que faz parte do nosso dia a dia. Divide-se nas salas “Ciclo do Pão”, “Pão Político, Social e Religioso”, “Arte do Pão” e ainda num Espaço Temático que é precisamente dedicado aos mais pequenos, onde se podem deixar levar pela magia dos sentidos.

Portugal dos Pequenitos

Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos já faz parte do imaginário da maioria dos portugueses, por isso não deixe de levar os miúdos a conhecer este país em miniatura, onde podem brincar e descobrir um Portugal à sua medida. Nesta época disponibilizam “Oficinas nas Férias Escolares”, que permitem às crianças adquirir conhecimentos nas áreas da arquitetura e das artes.

Museu do Brinquedo de Seia

Museu do Brinquedo de Seia

Oito mil brinquedos, de Portugal e do Mundo, do passado ao presente, é o que pode encontrar aqui. A oficina do museu é o local ideal para conjugar a vertente lúdica e educativa. Na altura de Natal, o Museu costuma ter exposições especiais, assim como pistas de comboios que fazem as delícias da pequenada.

Dino Parque Lourinhã

Dino Parque Lourinhã

Entrar no Dino Parque, localizado na Lourinhã, é fazer uma viagem no tempo de mais de 300 milhões de anos. O maior museu ao ar livre de Portugal encanta desde logo os pequenos aventureiros, enquanto seguem os seus quatro percursos. Dispõe de atividades de descoberta e pintura durante todo o ano.

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa

Uma aventura pela imensidão dos oceanos é o que o Oceanário oferece, a miúdos e graúdos. Recria quatro habitats diferentes – o Atlântico norte, o Pacífico temperado, o Antártico e o Índico –, dispostos em torno de um tanque central. As atividades direcionadas para os miúdos são mais que muitas e, nesta época, destacam-se as “Férias Debaixo de Água”, com observação de animais, artes plásticas e investigação. E, claro, o já famoso “Dormindo com os Tubarões” para os mais intrépidos.

Jardim Zoológico de Lisboa

Jardim Zoológico de Lisboa

Dar a volta ao mundo num só dia é o que o Jardim Zoológico de Lisboa oferece aos mais novos, com mais de 2000 animais representativos dos quatro cantos do mundo. Os recantos mais procurados são a baía dos Golfinhos, o Bosque Encantado, a Quintinha e o Teleférico. Nas férias promove diversos ateliers, sempre com o lema “Educar para Conservar”.

Museu da Carris

Museu da Carris

O Museu da Carris oferece uma viagem no tempo pelo mundo dos transportes. As suas oficinas de Natal prometem animar a criançada com atividades plásticas, leituras, encenações, jogos e cinema. Aproveite que está na zona de Alcântara e passeie pela aprazível zona ribeirinha.

KidZania Portugal

KidZania Portugal

O Kidzania, mais do que um parque temático, é uma autêntica cidade construída em tamanho pequenino, mas quase real, onde os mais pequenos podem escolher entre mais de 60 profissões diferentes. Deixe-os brincar aos adultos, vai ver que vão adorar!

Fluviário de Mora

Fluviário de Mora

O Fluviário de Mora é o primeiro grande aquário de água doce da Europa, onde os mais novos podem conhecer os ecossistemas de água doce. Disponibiliza durante todo o ano um programa pedagógico sob o lema “As Formas da Água” e, no Natal, atividades lúdicas para umas férias diferentes.

Parque Temático da Madeira

Parque Temático da Madeira

No Funchal, vale a pena conhecer o Parque Temático da Madeira, com destaque para os espaços "Descoberta das Ilhas", "Futuro da Terra", "Viagem Fantástica na Madeira" e "Um mundo de Ilhas, as ilhas do Mundo".