Se tivéssemos que fazer uma lista do melhor de Portugal, encheríamos dezenas e dezenas de páginas. Fazer escolhas nem sempre é fácil, mas o All About Portugal embrenhou-se nessa tarefa difícil que é sugerir-lhe algumas experiências únicas para conhecer melhor o nosso país e usufruí-lo com todos os sentidos. Se for audaz suficiente faça-se já à estrada e siga este itinerário em 12 dias ou menos. Se é daqueles viajantes que gosta de usufruir das coisas com tempo, organize uma escapadinha por mês.

1. Caminha: mergulhe no Atlântico

1.	Caminha: mergulhe no Atlântico

Comece o ano a Norte e com um mergulho no mar, como manda a tradição. Se sobreviver às (muito) baixas temperaturas destas águas, está preparado para tudo. Delicie-se com as vistas para o estuário do rio Minho e para o Forte da Ínsua — classificado como Monumento Nacional — localizado numa pequena ilha, a cerca de 200 metros da costa e erguido no século XVII, durante a Guerra da Restauração. Em tempos primitivos, esta ilha foi usada como local de culto.

2. Guimarães: aqui nasceu Portugal

2.	Guimarães: aqui nasceu Portugal

Pode também começar onde tudo nasceu. Guimarães é conhecida como a “Cidade Berço” e, segundo reza a História, aqui nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e teve início a formação do país. O seu Centro Histórico, classificado como Património Cultural da Humanidade, é razão suficiente para uma visita. Passeie pelas suas ruas medievais, entre no Castelo do século IX e não perca as coleções em exposição do Palácio dos Duques de Bragança, uma majestosa casa senhorial do século XV.

3. Monção: já provou Vinho Verde?

3.	Monção: já provou Vinho Verde?

O Minho é dominado pela paisagem verdejante e, entre outras especialidades, pelo vinho (também ele) verde! A poucos quilómetros do centro histórico de Monção, encontrará um dos mais emblemáticos representantes deste néctar minhoto: o Palácio da Brejoeira. Uma antiga quinta de família, construída no século XIX, com 30 hectares, onde encontrará o palácio, o bosque, os jardins e a vinha. Descubra a sua história, prove o afamado vinho Alvarinho e fique a conhecer o seu modo de produção.

4. Ponte de Lima: conheça a vila mais antiga de Portugal

4.	Ponte de Lima: conheça a vila mais antiga de Portugal

Se ainda não conhece este belo exemplo exemplar da geografia minhota, prepare-se. Se já visitou, a gastronomia é a desculpa ideal para regressar: o arroz de sarrabulho e os rojões de porco movem montanhas e dão energia por um passeio histórico pelas ruas e ruelas. Marque a visita para setembro e assista às “Feiras Novas”, uma festa que encerra as festividades populares minhotas de verão e que já é considerada o "maior congresso ao vivo da cultura popular em Portugal".

5. Peneda-Gerês: a tradição ainda é o que era

5.	Peneda-Gerês: a tradição ainda é o que era

Esta é a única área portuguesa protegida classificada como Parque Nacional. Com uma extensão de mais de 70 000 hectares, situada entre o Minho e Trás-os-Montes, tem cinco “portas de entrada” espalhadas pelo território. Faça uma paragem estratégica na aldeia do Lindoso, visite o seu castelo e deslumbre-se com o conjunto de espigueiros em granito, usados para guardar os cereais. Explore a Natureza incomparável e aventure-se a fazer um trilho. Há desafios para todas as condições físicas.

6. Barcelos: a origem do (nosso) galo

6.	Barcelos: a origem do (nosso) galo

Foi aqui que nasceu um dos elementos mais populares da cultura portuguesa: o Galo de Barcelos. Território rico nas artes e ofícios, a olaria é a rainha e o figurado uma das suas expressões mais populares e originais. Para além dos inúmeros ateliers e galerias, não perca uma das feiras mais conhecidas do país, que tem lugar todas as quintas-feiras e que remonta ao século XV. Este é o lugar indicado para experienciar a genuína alma e cultura da região.

7. Matosinhos: visite uma obra de Siza Vieira

7.	Matosinhos: visite uma obra de Siza Vieira

Desafogue o olhar e dirija-se para o Litoral. Matosinhos, para além do extenso areal, possui elementos de interesse arquitectónico, como o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, considerado “Edifício do ano de 2017” pelo “ArchDaily”, ou a Piscina das Marés, projeto do Pritzker da arquitetura Álvaro Siza Vieira, situada ao ar livre e integrada na paisagem da praia de Leça da Palmeira. Visite a Casa da Arquitetura e delicie-se com o peixe fresco, num dos inúmeros restaurantes da cidade.

8. Serra da Estrela: visita ao ponto mais alto do continente

8. Serra da Estrela: visita ao ponto mais alto do continente

Tamanho não é documento, mas subir os 1993 metros do ponto mais alto de Portugal Continental, pode ser uma experiência sem comparação. No inverno é dos poucos locais do país onde pode encontrar neve e, no verão, a“Rota das 25 Lagoas” pode ser uma alternativa refrescante ao verão serrano. Descubra cidades como Manteigas, Covilhã, Seia ou Linhares da Serra e faça um reset, no meio da Natureza. Se é apreciador de queijos, não perca o famosíssimo Queijo da Serra.

9. Aldeias de Xisto: ruralidade em estado puro

9.	Aldeias de Xisto: ruralidade em estado puro

Continuando pelo Centro do país, viaje no tempo até ao Portugal mais rural, pelas 27 Aldeias de Xisto, situadas entre Castelo Branco e Coimbra. Com as montanhas de xisto como denominador comum, o território é rico em praias fluviais, Natureza e trilhos pedestres e de BTT. Deixe-se envolver pela afabilidade dos seus habitantes e abra o coração às histórias mais envolventes das suas gentes. Entregue-se ao ritmo local e esqueça-se, por instantes, de que estamos no século XXI.

10. Lisboa: a gula, um “pecado” em forma de Pastel de Belém

10.	Lisboa: a gula, um “pecado” em forma de Pastel de Belém

Dirija-se à capital e respire o cosmopolitismo que só uma grande metrópole lhe pode oferecer. Aqui as opções são quase infinitas, por isso sugerimos algo simples, porque a felicidade resume-se às pequenas coisas, como um pastel de Belém, na confeitaria com o mesmo nome. Quentes e polvilhados em canela, aqui o desafio é comer apenas um (ou dois). Não se deixe intimidar pelas filas, porque a espera vale a pena.

11. Marvão: durma numa antiga estação de comboios

11.	Marvão: durma numa antiga estação de comboios

Visite o menos óbvio do Alentejo, uma mágica região portuguesa. A zona montanhosa alentejana ainda é uma pérola por descobrir para a maioria. Torne a experiência ines-quecível e aloje-se no Train Spot Guesthouse uma histórica estação ferroviária de Mar-vão/Beirã, criada no século XIX, cujas paredes respiram histórias do antigamente. Suba ao Marvão e descubra qual o aspeto de uma vila de conto de fadas!

12. Cacela Velha: menos é mais

12.	Cacela Velha: menos é mais

Descubra um Algarve menos agitado, dominado pela Natureza. Esta aldeia piscatória é um pequeno paraíso (meio) escondido no sotavento Algarvio. Situada no Parque Natural da Ria Formosa, é uma antiga fortaleza voltada para o Atlântico. Na maré baixa, a paisagem remete-nos para uma espécie de cenário lunar, a desaguar na praia. Com a maré alta, a praia é acessível apenas de barco. A pouco quilómetros tem também a praia da Fábrica. Outro paraíso atlântico.