Se costuma associar termas ao público sénior ou a pessoas com problemas respiratórios, desengane-se. Cada vez mais, estas estâncias são procuradas por pessoas de todas as idades, não só pelos inúmeros benefícios terapêuticos das suas águas, como também pelos programas de bem-estar, sejam eles de relaxamento, emagrecimento ou simplesmente para descansar. No meio da Natureza, rodeadas de História ou com requintes de charme, o All About Portugal dá-lhe a conhecer alguns dos melhores locais onde se promove o Turismo de Saúde.

Termas de Monção

Termas de Monção

Inserido num ambiente relaxante, junto ao rio Minho, e rodeado de espaços verdes, o Centro Tesal - Termas de Monção, é perfeito para uns dias de tranquilidade. A pensar no cansaço associado à vida moderna, oferece um vasto leque de programas antisstress e descanso, de rejuvenescimento e de beleza. Está equipado com moderna tecnologia hidroterapêutica, que garante o aproveitamento das suas águas hipertermais, hipossalinas e sulfúricas, indicadas para tratar doenças respiratórias e reumáticas.

Termas de Vidago - Chaves

Termas de Vidago - Chaves

É em Chaves, no luxuoso Vidago Palace Hotel, que encontramos uma das termas mais famosas, conhecida pelas propriedades da sua água gasocarbónica natural, indicada para facilitar a digestão, descongestionar o fígado ou ajudar a limpar os rins. O sofisticado spa, projetado pelo conceituado arquiteto Siza Vieira, está equipado com duas piscinas, saunas, banho turco, fonte de gelo e duches de sensações. Poderá experimentar terapias tradicionais com a água de Vidago, bem como tratamentos inovadores.

Termas das Pedras Salgadas - Vila Pouca de Aguiar

Termas das Pedras Salgadas - Vila Pouca de Aguiar

No Spa Termal - Pedras Salgadas (Spa & Nature Park), inserido no belo parque da região e requalificado pelo arquiteto Siza Vieira, podemos beneficiar das propriedades terapêuticas exclusivas da Água das Pedras, que provém de quatro nascentes. Com 14 salas de tratamentos – que incluem massagens de relaxamento ou drenagem linfática – o spa possui ainda piscina interior aquecida com corredor de marcha, sauna, duche de agulheta ou esfoliação. Tudo para que usufrua do verdadeiro descanso em pleno.

Termas de Caldas de Aregos - Resende

Termas de Caldas de Aregos - Resende

O poder terapêutico das suas águas, captadas a 62ºC, é reconhecido desde o século XVII. Com uma paisagem privilegiada, nas margens do Rio Douro, pode cuidar da saúde e do bem-estar, usufruindo dos tratamentos disponíveis no Balneário Rainha D. Mafalda, que incluem banhos de imersão com duche subaquático, duche escocês, aplicação de lamas e vapores. Nesta estância, há ainda um ginásio e centro de reabilitação e rendimento atlético, que disponibiliza técnicas de fisioterapia.

Termas do Gerês - Terras do Bouro

Termas do Gerês - Terras do Bouro

É em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês que se situam umas das principais termas de Portugal, cuja origem remonta à época romana. Ali, rodeado de lagos e montanhas, pode desfrutar de uns dias revigorantes no spa termal, recentemente remodelado, que disponibiliza uma vasta oferta de serviços de bem-estar. Também o balneário termal foi requalificado, oferecendo condições únicas para tirar partido das propriedades desta água, que ajuda no combate à obesidade, gota e diabetes.

Termas de São Vicente - Penafiel

Termas de São Vicente - Penafiel

As propriedades das suas águas alcalinas foram descobertas pelos romanos, como comprovam as ruínas do balneário luso-romano naquele local, em Penafiel. Ali, a cerca de 30 quilómetros do Porto, é possível renovar energias e tirar partido de um espaço remodelado e equipado com uma piscina dinâmica termal, onde se podem experienciar vários tratamentos que vão desde a massagem geotermal, a cascatas ou duches Vichy. Há ainda termalismo pediátrico e programas românticos para casais.

Termas da Curia - Anadia

Termas da Curia - Anadia

Integrada numa propriedade de 14 hectares, onde se situa o Hotel Termas da Curia e o Parque das Termas, a estância é conhecida pelas suas águas de natureza sulfatada cálcica e magnésica. Está aberta durante todo o ano e tem a particularidade de dispor de uma “Buvette”, um espaço de excelência onde se pode beber a água termal. Se o objetivo for repousar e cuidar do bem-estar, este centro oferece tratamentos inovadores anti-stress, de relaxamento, massagens, nutrição e eletroterapia.

Termas de Luso - Mealhada

Termas de Luso - Mealhada

O ambiente natural em que se inserem, na encosta da Serra do Buçaco, é por si só, um aliado ao equilíbrio que se pretende. Integradas no Grande Hotel do Luso, as termas da famosa água possuem renovadas instalações que vão de encontro às novas tendências e que oferecem, para além do termalismo clássico, as valências de spa termal – com piscina interativa, fonte de gelo, sauna ou duche suíço - e um centro médico de reabilitação, nomeadamente ortopédica, neurológica e reumatológica. 

 

Termas de São Pedro do Sul

Termas de São Pedro do Sul

São as maiores termas do país e umas das mais antigas – foram utilizadas pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. As suas águas altamente mineralizadas, que chegam à superfície a 68,7ºC, são procuradas anualmente por cerca de 20 mil pessoas para combater problemas respiratórios, reumáticos ou de origem muscular. Os dois balneários – batizados de D. Afonso e D. Amélia –, também possuem valências de fisioterapia e bem-estar, de onde se destacam os tratamentos dermocosméticos.

Termas de Monfortinho - Idanha-a-Nova

Termas de Monfortinho - Idanha-a-Nova

Nas margens do Rio Edges, no sopé da Serra de Penha Garcia, está uma das mais antigas fontes termais do país – a Fonte Santa. O cenário bucólico em que se inserem confere uma tranquilidade inigualável, ideal para quem deseja repousar. Na estância termal de Monfortinho, há circuitos geotermais, dermoestéticos e antisstress, que podem ser complementados com um passeio a pé pelo paraíso natural, com pegadas históricas. A sua água, com alto teor de sílica, é ideal para tratar afeções da pele.

Termas de Unhais da Serra - Serra da Estrela

Termas de Unhais da Serra - Serra da Estrela

Em perfeita harmonia com o Parque Natural da Serra da Estrela, as Termas de Unhais da Serra, integradas no Mountain Spa Aquadome, no H2otel, são um dos locais apetecíveis para retemperar energias. Tirando partido da sua água sulfúrea, indicada sobretudo no tratamento de doenças respiratórias, este espaço divide-se em quatro áreas: spa termal, centro de osteopatia e fisioterapia, espaço lúdico com piscinas hidrodinâmicas e uma área de tratamentos estéticos inspirados na filosofia oriental.

Termas de Monchique

Termas de Monchique

Em pleno Parque Natural da Serra de Monchique, a Villa Termal das Caldas de Monchique Spa Resort é um refúgio de tranquilidade para quem deseja sair da rotina e descansar corpo e mente. Com uma variedade de tratamentos e rituais, que vão desde hidromassagem, duche de jacto e aplicação de lamas, também possui programas com acompanhamento nutricional. As suas águas alcalinas, ricas em flúor e bicarbonato, ajudam a tratar afeções das vias respiratórias e músculo-esqueléticas.