Já teve o privilégio de, num dia quente de verão, mergulhar em águas que nos meses mais frios estão rodeadas de neve? Ainda não? Não perca mais tempo e faça-se ao caminho. Esta é só uma das enriquecedoras experiências de que poderá desfrutar ao percorrer as melhores praias fluviais da zona Centro de Portugal. Há verdadeiras maravilhas da Natureza nesta lista que o All About Portugal lhe dá a conhecer.

Praia Fluvial de Loriga - Seia

Praia Fluvial de Loriga - Seia

Se é daquelas pessoas que ainda pensa que a Serra da Estrela só merece uma visita pela neve, desengane-se. Tem muito por explorar durante todo o ano e esta praia é um dos seus melhores exemplos. A água é habitualmente fria, mas igualmente pura e cristalina. A sensação de tranquilidade e intenso contacto com a Natureza é inigualável para quem passa pela única praia portuguesa num Vale Glaciário. A paisagem deslumbrante e o galardão de "Praia de Ouro" são outros motivos que justificam uma visita.

Praia Fluvial do Vale do Rossim - Gouveia

Praia Fluvial do Vale do Rossim - Gouveia

Também inserida em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, trata-se da praia fluvial mais alta de Portugal, a 1437 metros de altitude. Muito procurada pela serenidade que proporciona, a Praia do Vale do Rossim oferece um amplo manto de água. Não falta também espaço ao longo das margens para quem quiser deitar-se sobre uma toalha para desfrutar do sol. O contexto ambiental é de excelência nesta lagoa, que dispõe de ótimas condições de lazer, sendo habitual a prática de desportos náuticos.

Praia Fluvial de Valhelhas - Guarda

Praia Fluvial de Valhelhas - Guarda

É das praias fluviais mais procuradas pelos veraneantes da zona da Guarda. A qualidade das águas do Rio Zêzere, que banham a aldeia de Valhelhas, é reconhecida, bem como a envolvente repleta de beleza natural. Os títulos de "Bandeira Azul" e "Praia Acessível" já não são novidade para esta zona de lazer que disponibiliza um leque de infraestruturas como cadeira anfíbia, rampa submersa de acesso à água, passadiços e área relvada. Sombras e estacionamento também não faltam.

Praia Fluvial de Unhais da Serra - Covilhã

Praia Fluvial de Unhais da Serra - Covilhã

A Serra da Estrela surge num magnífico pano de fundo a esta praia localizada perto do centro desta vila no concelho da Covilhã. O espaço aprazível e muito procurado nos dias mais quentes foi recentemente requalificado, apresentando excelentes condições para os banhistas. Pode optar entre os dois espelhos de água límpida proveniente da encosta da Serra da Estrela e usufruir de oito mil metros quadrados de relva, chapéus de palha, parque infantil, estacionamento e prancha para mergulhos.

Praia Fluvial de Foz D'Égua - Arganil

Praia Fluvial de Foz D'Égua - Arganil

Oferece um cenário deslumbrante. Situa-se nas imediações da pitoresca Aldeia Histórica do Piódão e não é de espantar que quem a visite pela primeira vez se sinta perante um postal ilustrado, dado o enquadramento encontrado. Resulta do "cruzamento" de duas ribeiras e de uma represa que provoca a criação do apelativo espelho de água. Não perca a oportunidade e vá conhecer também as casas de xisto do Piódão, apelidado pelo site norte-americano Huffington Post de "Aldeia dos Flinstones".

Praia Fluvial do Malhadal - Proença-a-Nova

Praia Fluvial do Malhadal - Proença-a-Nova

Se procura um espaço vasto e tranquilo, esta praia é perfeita para si. A moldura natural é assinalável e o cuidado que houve na requalificação da envolvente com o uso de materiais como a madeira ou o xisto também salta à vista. O grande espelho de água, a piscina flutuante, o Fluvifun, considerado o primeiro parque aquático fluvial da região, ou o aluguer de caiaques são garantia de diversão. Também os adeptos da pesca vêm aqui com regularidade, em virtude da abundância de algumas espécies.

Praia Fluvial de Santa Luzia - Pampilhosa da Serra

Praia Fluvial de Santa Luzia - Pampilhosa da Serra

Não vai, de certo, ficar indiferente à paisagem desta praia, em que a serra se mistura com o vasto manto de água da Barragem de Santa Luzia. Usufrua da piscina flutuante de generosas dimensões e aproveite para relaxar no areal ou à sombra dos chapéus de palha. Se não quiser ficar deitado na toalha tem também muito que fazer neste belo recanto, nomeadamente canoagem, BTT, passeios pedestres, pesca e escalada. Não perca, ainda, a oportunidade de visitar o miradouro do Vidual.

Praia Fluvial do Reconquinho - Penacova

Praia Fluvial do Reconquinho - Penacova

Situa-se no lado esquerdo do Rio Mondego e destaca-se pelo magnífico enquadramento natural e extenso areal. O verde é a cor predominante na área envolvente da praia, que oferece adequadas infraestruturas de apoio. Recebeu a distinção de "Bandeira Azul" pela primeira vez em 2013 e possui, entre outras valências, uma Fluvioteca, zona de merendas ou parque de campismo. Os mais afoitos podem mergulhar da ponte pedonal de madeira que serve para aceder à outra margem do rio.

Praia Fluvial do Poço Corga - Castanheira de Pera

Praia Fluvial do Poço Corga - Castanheira de Pera

Apresenta uma envolvência bela, tranquila e refrescante. Com a Serra da Lousã bem presente, as águas límpidas, de boa qualidade, da Ribeira de Pera são um privilégio para quem quer retemperar forças e energias. Junto da praia, os banhistas podem desfrutar das belas sombras que um carvalhal centenário propicia. Nas imediações encontra um parque de merendas e o Lagar do Corga, um pequeno museu que demonstra como o azeite era produzido no passado.

Praia Fluvial das Fragas de São Simão - Figueiró dos Vinhos

Praia Fluvial das Fragas de São Simão - Figueiró dos Vinhos

É uma obra-prima concebida pela magia da Natureza. Está embutida entre duas fragas, que lhe dão o nome, e que formam mais um cenário esplendoroso, à semelhança de tantos outros que esta lista que elegemos lhe apresenta. É um ótimo sítio para o corpo e a alma saírem daqui revigorados, dada a pureza da água e a beleza única. Não deixe de ir até ao miradouro de onde poderá ter uma vista de eleição sobre a envolvência, com destaque para a Aldeia do Xisto do Casal de São Simão.

Praia Fluvial de Aldeia do Mato - Abrantes

Praia Fluvial de Aldeia do Mato - Abrantes

Outro local belíssimo em que a Natureza foi bastante generosa. Mas não é só a paisagem encantadora que justifica uma visita a esta praia ribatejana que convida a uns retemperadores mergulhos. As distinções de "Bandeira Azul" e a "Praia Acessível" são garantia de qualidade e a piscina flutuante é muito procurada por banhistas da região e não só. A praia dispõe de excelentes condições para a prática de desportos náuticos como windsurf, canoagem, remo ou vela. A envolvente apela a percursos a pé.

Praia Fluvial do Alamal - Gavião

Praia Fluvial do Alamal - Gavião

Constitui um local de eleição para aqueles que almejam um ambiente de acalmia, águas cristalinas e ar puro. A paisagem em que se insere esta praia norte-alentejana é motivo de deleite para quem a visita e se banha no rio Tejo, desfrutando igualmente da ampla zona de areal e da vegetação que a rodeia. Ostenta a bandeira de praia acessível e os acessos pedonais são bons, tal como a zona de estacionamento. Tem instalações sanitárias adaptadas, para além de posto de primeiros socorros.