A temperatura bem mais agradável e a maior tranquilidade, em contraste com as movimentadas praias do litoral, são alguns dos pontos fortes apontados por quem opta pelas praias fluviais do Sul de Portugal. À semelhança do que sucede com a generalidade do país, também nesta zona, a Natureza foi bastante generosa. Abrace este roteiro que o All About Portugal preparou e conheça 9 locais encantadores e revigorantes.

Praia Fluvial da Albufeira do Maranhão - Avis

Praia Fluvial da Albufeira do Maranhão - Avis

Esta zona de lazer é peculiar, já que pode ficar submersa consoante a altura da água na barragem, algo que normalmente sucede no inverno e primavera. De resto, tem excelentes condições para passar um dia perfeito e descansar em boa companhia. Igualmente conhecida como Praia Fluvial do Clube Náutico, tem um cais de embarque, uma área de merendas e um parque infantil que faz as delícias dos mais pequenos, para além de um restaurante. A albufeira é também ideal para a prática de desportos náuticos.

Praia Fluvial do Gameiro - Mora

Praia Fluvial do Gameiro - Mora

Não é oficialmente uma praia fluvial, mas é um espaço bastante popular neste concelho, à semelhança do seu famoso "vizinho", o Fluviário de Mora. O local é bastante aprazível e convida a uns revigorantes mergulhos nas águas amenas do Rio Raia, podendo relaxar numa ampla zona relvada ou debaixo de um dos chapéus de sol que o recinto disponibiliza. Para além do Fluviário e da zona de lazer, o Parque Ecológico do Gameiro tem ainda um espaço de Arborismo, um passadiço, zona de merendas e parque de campismo.

Praia Fluvial de Monsaraz - Reguengos de Monsaraz

Praia Fluvial de Monsaraz - Reguengos de Monsaraz

Quer águas calmas e quentes? Não procure mais. Vá até à primeira praia fluvial a surgir na albufeira da Barragem do Alqueva. Aberta desde 2017, a Praia Fluvial de Monsaraz é das mais procuradas pelos banhistas alentejanos, e não só. A paisagem é bem agradável e os seus chapéus de palha e a vastidão do espelho de água, com 120 metros de extensão de frente de praia, transportam-no para um ambiente de acalmia. Tem merecido os galardões de "Bandeira Azul" e de "Praia Acessível".

Praia Fluvial de Amieira - Portel

Praia Fluvial de Amieira - Portel

Inaugurada em 2019, esta praia oferece excelentes condições para passar um dia agradável na zona do Alqueva. A temperatura amena da água é "só" um dos seus pontos fortes quando comparada com as movimentadas praias do litoral. Situa-se nas proximidades da aldeia que lhe dá o nome e ostenta um areal com 600 metros, área relvada e água a perder de vista. Entre outras valências, possui parque de merendas, balneários, ancoradouro e restaurante. A diversão está garantida com o aluguer de canoas e gaivotas.

Praia Fluvial de Mourão - Mourão

Praia Fluvial de Mourão - Mourão

É mais uma praia fluvial criada na albufeira do Alqueva e, à semelhança das outras duas, esteja preparado para encontrar temperaturas tórridas, fora e dentro de água. Oferece cerca de 50 chapéus de sol, distribuídos por uma área relvada, enquanto a zona de areal tem mais de 300 metros. As crianças dispõem de uma piscina flutuante e os mais velhos podem gastar energias na torre de saltos ou no escorrega. Esta praia, inaugurada em 2017, tem, igualmente, uma boa zona de estacionamento.

Praia Fluvial de Albufeira de Santa Clara - Odemira

Praia Fluvial de Albufeira de Santa Clara - Odemira

Destaca-se pela paisagem onde está enquadrada, em que, nos dias mais quentes, o amplo manto de água de uma das maiores albufeiras de toda a Europa parece confundir-se com o sol no horizonte. Tem uma piscina flutuante, muito procurada por miúdos e graúdos, e uma zona de lazer bem apetrechada. Estão disponíveis passeios de barco, e há também quem procure esta praia para a pesca de uma espécie que se costuma encontrar com frequência nas suas águas, o achigã.

Praia Fluvial do Pego das Pias - Odemira

Praia Fluvial do Pego das Pias - Odemira

Não é uma praia fluvial oficial e chegar lá exige preparação física, mas vai ver o esforço recompensado pelo magnífico cenário natural que vai encontrar. Os mais destemidos podem mergulhar das rochas para o lago, que é alimentado com águas da ribeira do Torgal. Os acessos, a partir da ponte sobre a ribeira, são em terra batida e o percurso de dois quilómetros pode ser feito a pé ou de carro. Desfrute desta maravilha da Natureza com precaução, pois é uma zona em que não há vigilância.

Praia Fluvial da Tapada Grande - Mértola

Praia Fluvial da Tapada Grande - Mértola

É outro local muito requisitado nas margens do Rio Guadiana e quem vê os seus chapéus de palha e a vastidão de água pode imaginar-se num qualquer destino paradisíaco. Está integrada na Mina de São Domingos e tem a curiosidade de estar situada numa albufeira criada por uma empresa mineira no século XIX. A "Bandeira Azul" e o título de "Praia Acessível" já não são novidade numa área de lazer que disponibiliza valências como cadeiras anfíbias ou um anfiteatro ao ar livre.

Praia Fluvial do Pego Fundo – Alcoutim

Praia Fluvial do Pego Fundo – Alcoutim

É a única praia fluvial oficial do Algarve e é bastante procurada por quem quer fugir às muito preenchidas praias algarvias. Outro fator apreciado por muitos veraneantes é a temperatura da água que chega a atingir os 28 graus. Em plena comunhão com a Natureza, está localizada nas proximidades do Rio Guadiana e a meio quilómetro de Alcoutim. Tem uma considerável zona de areal e de sombras, dispondo de boas infraestruturas, e há muito que recebe os títulos de "Bandeira Azul" e de "Praia Acessível".