Com praias quase selvagens e paisagens de cortar a respiração, a Costa Vicentina é um destino perfeito para experienciar numa road trip de moto. Este meio de transporte permite fazer mais facilmente o caminho entre estradas secundárias e trilhos, para alcançar as suas maravilhosas praias, algumas quase desertas e escondidas por falésias. Com cerca de 100 quilómetros de extensão, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é sobejamente conhecido pelos amantes da Natureza e adeptos de surf, oferecendo também uma gastronomia rica em peixe e marisco. O All About Portugal fez uma seleção das melhores praias da Costa Vicentina, entre Porto Covo e a Arrifana, por isso só lhe resta partir à aventura na sua moto, ou alugar uma se necessário.

Praia Grande de Porto Covo (Sines)

Praia Grande de Porto Covo (Sines)

Começamos em Porto Covo, antiga vila piscatória que ainda conserva o charme de outros tempos. A Praia Grande tem bons acessos e infraestruturas, incluindo um restaurante com bom peixe, encontra-se cercada por falésias que a abrigam do vento. Além disso, é também muito procurada por surfistas. A caminho da próxima praia, não resistirá a trautear a célebre música de Rui Veloso: “roendo uma laranja na falésia / olhando à minha frente o azul escuro”.

Praia da Ilha do Pessegueiro (Sines)

Praia da Ilha do Pessegueiro (Sines)

Bem perto de Porto Covo, encontramos a Praia da Ilha do Pessegueiro, mesmo em frente à ilha que lhe empresta o nome. O areal é extenso, de areia branca e as águas são límpidas, existindo bons apoios de praia e restaurantes. Pode fazer um passeio de barco ou gaivota até à ilha, onde existem vários vestígios arqueológicos interessantes.

Praia do Malhão (Odemira)

Praia do Malhão (Odemira)

A apenas 15 quilómetros de distância, está a Praia do Malhão, junto a Vila Nova de Milfontes, com um extenso areal dividido em três partes: a sul é delimitada por uma falésia e a norte destaca-se pelas dunas, estando a parte central dividida em três pequenas praias. O vasto areal de areia fina e branca permite privacidade, em especial a zona norte, propensa à prática de naturismo.

Praia do Farol (Odemira)

Praia do Farol (Odemira)

Toda a costa de Vila Nova de Milfontes é incrível, pelo que aqui continuamos para a bonita Praia do Farol. Localiza-se na foz do Rio Mira, na margem norte do rio, sendo por isso uma praia com águas calmas. Dispõe de boas infraestruturas de apoio e de um restaurante com bom peixe. Uma zona da praia ostenta originais “esculturas” em pedra que vão sendo criadas pelos visitantes.

Praia de Almograve (Odemira)

Praia de Almograve (Odemira)

Entre Vila Nova de Milfontes e a Zambujeira do Mar, – região muito procurada aquando do festival MEO Sudoeste –, esconde-se a Praia de Almograve. Com um areal extenso, divide-se numa zona de areia encostada às dunas e numa zona mais rochosa, rodeada de arribas. O destaque desta praia vai para as suas piscinas naturais, que se formam apenas quando a maré está baixa, fazendo as delícias dos visitantes.

Praia da Zambujeira do Mar (Odemira)

Praia da Zambujeira do Mar (Odemira)

Incrustada numa bonita falésia, a Praia da Zambujeira do Mar está protegida dos ventos fortes por duas falésias que descem até ao mar. É um dos areais mais emblemáticos da Costa Alentejana, fama que cresceu com o festival de música que aqui decorre em agosto. Oferece boas condições para a prática de surf e bodyboard e existem vários restaurantes nas proximidades.

Praia de Odeceixe (Aljezur)

Praia de Odeceixe (Aljezur)

Seguimos mais para sul, para o concelho de Aljezur, até Odeceixe, uma castiça e acolhedora aldeia de pescadores. Situada entre falésias, a Praia de Odeceixe é atravessada pela ribeira de Seixe, que separa o Alentejo do Algarve, sendo assim uma praia entre o rio e o mar. Foi classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, devido à sua beleza, elevada qualidade paisagística e biodiversidade.

Praia da Amoreira (Aljezur)

Praia da Amoreira (Aljezur)

Perto da bonita vila de Aljezur, encontramos a magnífica Praia da Amoreira que, tal como a anterior, tem uma zona de mar e uma zona de rio. Aqui, a foz da Ribeira de Aljezur forma uma pequena faixa estuarino-lagunar de grande beleza natural, rodeada por um campo dunar a perder de vista. Com a maré baixa, ficam a descoberto intrigantes formações rochosas.

Praia de Monte Clérigo (Aljezur)

Praia de Monte Clérigo (Aljezur)

Mesmo ao lado, a apenas um quilómetro, a Praia de Monte Clérigo cativa desde logo os visitantes, com a magnífica vista panorâmica que a descida até à praia proporciona. Divide-se num vasto areal a norte e numa plataforma rochosa a sul onde, com a maré baixa, é possível observar vida marinha diversa. Em redor, as imponentes arribas em xisto completam o cenário.

Praia da Arrifana (Aljezur)

Praia da Arrifana (Aljezur)

Terminamos o nosso roteiro na Praia da Arrifana, uma das mais belas praias da região, localizada na vila piscatória com o mesmo nome. Não se deixe desmotivar pela escadaria de acesso, aproveite as magníficas vistas que esta proporciona sobre as arribas de xisto e o casario típico, até chegar à pequena baía, com um areal com cerca de 500 metros, o paraíso para os surfistas. Termine a road trip em beleza, a apreciar o pôr do sol e a petiscar num dos restaurantes sobranceiros à praia.