Não faltam unidades hoteleiras de referência na região da Serra da Estrela. O All About Portugal apresenta-lhe 10 habitações encantadoras de Turismo Rural, que tiram o melhor partido das condições naturais inerentes a esta zona, em que costuma nevar nos meses mais frios. Há opções para diferentes “carteiras” e há locais que o convidam, inclusivamente, a trazer consigo os seus animais de estimação: tudo para que possa desfrutar de umas férias memoráveis na companhia da sua família!

Casa das Penhas Douradas - Burel Expedition Hotel, Manteigas

Casa das Penhas Douradas - Burel Expedition Hotel, Manteigas

Já se imaginou dentro de uma piscina de água pura aquecida, a olhar para uma paisagem cheia de neve? Este é um dos momentos inesquecíveis que poderá vivenciar nesta casa, que tem uma localização privilegiada na estância de montanha das Penhas Douradas. Se anseia por tranquilidade e conforto após um dia de emoções na Torre, no topo da Serra, este é o local ideal. Apresenta uma arquitetura distinta e tem uma suíte, quartos e um restaurante com vista panorâmica, para além de um revigorante spa.

Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel, Manteigas

Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel, Manteigas

É o único hotel de 5 estrelas existente nesta zona e apresenta uma vista deslumbrante sobre o inspirador Vale Glaciar do Zêzere. O burel, tecido grosseiro feito de lã natural, está bem presente nesta luxuosa unidade hoteleira que resulta da remodelação de uma antiga pousada. O seu spa panorâmico promete rejuvenescer o corpo e a alma dos hóspedes, enquanto que a piscina aquecida com passagem para o exterior irá proporcionar-lhe uma experiência única. Dispõe ainda de um restaurante panorâmico.

Casa Lagar da Alagoa, Vale da Amoreira - Manteigas

Casa Lagar da Alagoa, Vale da Amoreira - Manteigas

É um ótimo exemplo de uma reconstrução bem conseguida de um antigo lagar de azeite e de um moinho de água, datados do séc. XVIII. O granito e o xisto encaixam na perfeição neste local privilegiado. Fica a 50 metros do rio Zêzere e , junto à EN 232, que segue em direção a Manteigas, várias vezes distinguido como o concelho com melhor qualidade de vida de Portugal. A casa, que respira conforto, dispõe de duas suítes e sete quartos e não faltam opções de lazer na zona, desde o parapente ao ski.

Luna Chalets da Montanha, Penhas da Saúde – Covilhã

Luna Chalets da Montanha, Penhas da Saúde – Covilhã

Situados a 1.500 metros de altitude, e a meio caminho entre a Covilhã e a Torre, apresentam uma paisagem soberba sobre o planalto e a montanha. Com capacidade para acolherem até seis pessoas, os 28 chalés constituem um aldeamento turístico dentro das Penhas da Saúde, e são uma ótima escolha para um contacto intenso com a Natureza. Todos dispõem de uma aconchegante lareira e os hóspedes podem beneficiar dos serviços do vizinho Hotel Serra da Estrela.

Casa de Campo de Torneiros, Unhais da Serra – Covilhã

Casa de Campo de Torneiros, Unhais da Serra – Covilhã

Não gosta de se separar dos seus animais de estimação, nem durante umas miniférias? Não se preocupe. Pode trazê-los para este alojamento, no qual todos os quartos têm janelas enormes, que vão do teto ao chão, e que oferecem vistas belíssimas para a envolvente. Há quartos com banheira incluída, convidativa a um banho de sensações. No exterior há uma área para piquenique e uma churrasqueira, sendo que a arquitetura rústica do exterior contrasta na perfeição com o interior moderno.

Casas do Cruzeiro, Sabugueiro - Seia

Casas do Cruzeiro, Sabugueiro - Seia

Concebido na aldeia mais alta de Portugal, este projeto reúne 33 habitações que devem o seu nome ao facto de se situarem nas proximidades de um Cruzeiro. As tipologias destas casas de granito, dotadas de lareira e cozinha, vão desde o T0, para dois adultos, até ao T4, que pode alojar oito adultos e seis crianças. Cada uma tem associado o nome do antigo proprietário e respetiva profissão, muitas vezes ligada à pastorícia. É uma excelente escolha para quem procura tranquilidade.

Casas do Soito, Lapa dos Dinheiros – Seia

Casas do Soito, Lapa dos Dinheiros – Seia

Este Turismo de Natureza encontra-se na área do Parque Natural da Serra da Estrela e foi criado num dos pontos mais altos de uma aldeia de montanha com um nome peculiar, cuja designação estará relacionada com uma visita de D. Dinis, antigo rei de Portugal. Estão disponíveis casas de diferentes tamanhos, de decoração moderna, com dois ou três quartos, e sala com kitchenette e lareira. A 300 metros estão as Casas da Lapa, outro alojamento da mesma gerência, onde estão centralizados os serviços.

Quinta do Chão da Vinha, Carragozela – Seia

Quinta do Chão da Vinha, Carragozela – Seia

Outro local em que os animais de estimação são bem recebidos e em que a bela paisagem da Serra da Estrela está bem presente. Esta quinta de turismo rural tem oito quartos suíte e ainda uma casa de campo de tipologia T2, ótima para famílias ou grupos, até seis pessoas, que queiram mais privacidade e o conforto de uma lareira. O edifício principal, rodeado de um cuidado e verdejante jardim, também tem lareira e uma cozinha equipada, que todos podem utilizar.

Chão do Rio, Travancinha – Seia

Chão do Rio, Travancinha – Seia

Turismo de aldeia localizado no sopé da Serra da Estrela, em que reina a serenidade e forte contacto com a natureza e a montanha. O cenário é idílico com seis casas com telhados de colmo distribuídas nas proximidades de um lago. Todas têm lareira, cozinha, churrasqueira e um nome pitoresco associado, como Cotovia, Loba ou Cumeada, a maior e com capacidade para seis pessoas, enquanto que as outras acolhem quatro hóspedes. Os seus animais de estimação também são permitidos.

Madre de Água Hotel Rural, Vinhó - Gouveia

Madre de Água Hotel Rural, Vinhó - Gouveia

É ótimo para quem anseia por uns dias de fuga à rotina, ou não estivesse inserido numa quinta de 16 hectares em que há vinhas, árvores centenárias e poços de água. Apresenta-se como um moderno hotel rural de charme com 10 acolhedores quartos, cada um associado a uma casta de vinho. Separados do edifício principal, há ainda um estúdio e um apartamento, com lareira. O projeto integra também um restaurante, uma queijaria, onde se produz o afamado queijo Serra da Estrela, e uma coudelaria.