Os melhores locais para visitar

Atividades de passeio em Calheta de São Jorge

Fajã do Além

  • património

Fajã do Além
9875-027, Topo

Calheta de São Jorge

O acesso a esta fajã, localizada entre a Fajã de São João e a Fajã do Ginjal, faz-se através de um caminho estreito, onde se pode usufruir de fantásticas panorâmicas. Este caminho, porém, é apenas possível a pé, de burro ou a cavalo. As várias casas aqui existentes são, hoje em dia, apenas habitadas ao fim de semana. Os terrenos são utilizados para fins agrícolas, essencialmente para cultivar inhame e vinhas.

Fajã das Fonduras

  • património

Fajã das Fonduras
9850, Calheta

Calheta de São Jorge

Pequena fajã localizada entre a Fajã da Ponta Grossa ou do Mero e a Fajã da Abelheira. Encontra-se quase totalmente abandonada, exceto pelos habitantes do Norte Pequeno, que vem para aqui pastar o gado e cultivar as terras. Existem muitas nascentes, sabendo-se aliás que aqui existiu uma antiga azenha. O acesso faz-se a pé, através de um atalho que começa no Norte Pequeno ou de carro, descendo pelo caminho da Fajã da Penedia, até ao Canto da Abelheira, seguindo depois a pé.

Fajã dos Cubres

  • património

Fajã dos Cubres
9850-211, Calheta

Calheta de São Jorge

Com um nome curioso, proveniente de uma planta de pequenas flores amarelas, a Fajã dos Cubres, também conhecida por Fajã de Nossa Senhora de Lourdes, é uma das mais belas e exóticas fajãs da ilha. A lagoa com o mesmo nome da fajã é de paragem obrigatória. É aí que os pescadores vão buscar camarão para a pesca da garoupa.

Fajã de São João

  • património

Fajã de São João
9875-027, Topo

Calheta de São Jorge

Acessível de automóvel quase mesmo até ao seu término, a Fajã de São João, a maior fajã da costa sul do concelho da Calheta, é local de passagem obrigatória para todos aqueles que procuram tranquilidade, em paisagens de rara beleza. Também é conhecida por ser local de veraneio de algumas famílias ricas da ilha. A localização íngreme é por vezes sinónimo de tragédia, e a população da fajã já sofreu alguns dissabores, desde saqueamentos de piratas a desastres naturais.

Fajã da Caldeira do Santo Cristo

  • património

Fajã da Caldeira de Santo Cristo
9850-205, Calheta

Calheta de São Jorge

De todas as fajãs - locais férteis devido ao microclima causado pelo acidentado da sua localização - a Fajã da Caldeira do Santo Cristo é, provavelmente, a mais famosa. Isto deve-se, fundamentalmente, ao facto de ser o único local dos Açores onde existem amêijoas. Inclui ainda uma lagoa e uma gruta submarina. Os surfistas também a conhecem por ser um dos melhores locais para a prática da modalidade. O acesso é feito a pé ou de moto, existindo dois trilhos pedestres.

Fajã dos Vimes

  • património

Fajã dos Vimes
9850-213, Calheta

Calheta de São Jorge

De falésias recortadas, tal como a generalidade das fajãs da Ilha de São Jorge, os residentes da Fajã dos Vimes já sofreram diversos dissabores. O mais grave de todos ocorreu durante o terramoto de 1757, que terá destruído por completo a fajã, posteriormente reconstruída. Ao turista e amante da natureza fica a vontade de conhecer as casas típicas da fajã e essa harmonia, por vezes trágica, entre homem e natureza.

Trilho Pedestre Serra do Topo - Fajã dos Vimes (PR2)

  • campo

Fajã dos Vimes
9850-213, Calheta

Calheta de São Jorge

Percurso por uma mata muito rica em vegetação endémica, onde podemos encontrar cedros-do-mato, uva-da-serra, urzes e folhado. Chegando à Fajã dos Vimes, encontramos uma oficina onde ainda se fazem colchas artesanais. O trilho termina um pouco à frente, mais propriamente no portinho de recreio da Fajã.

Trilho do Norte Pequeno (PRC6)

  • campo

Canada da Fajã do Mero
9850-125, Calheta

Calheta de São Jorge

Pequena rota circular que começa e termina na Freguesia do Norte Pequeno, passando pelas Fajãs do Mero, Penedia e Pontas. Iniciando na Cooperativa de Laticínios do Norte Pequeno, segue depois ao longo da aldeia em direção ao mar. Não deixe de aproveitar as belas panorâmicas.

Fajã Grande

  • património

Fajã Grande
9850-070, Calheta

Calheta de São Jorge

Também conhecida como Fajã de Vicente Dias, esta fajã tem um número de habitantes permanentes muito elevado. Desde sempre existiram aqui muitos pescadores, existindo inclusive um porto de pesca, na Ponta de Vicente Dias. O acesso, ao contrário da maioria das fajãs, é muito bom, sendo o caminho asfaltado.

Trilho Pedestre Fajã da Caldeira do Santo Cristo - Fajã dos Cubres (PR1)

  • património

Fajã dos Cubres
9850-211, Calheta

Calheta de São Jorge

Este trilho começa no Parque Eólico da serra do Topo, desce até à Caldeira de Cima e depois até à Caldeira de Santo Cristo, local de grande interesse cultural e paisagístico. Termina depois na Fajã dos Cubres. Não deixe de observar os cabos de aço para transportar lenha.

1 2 >