Os melhores locais para visitar

Monumentos em Vila Nova de Gaia

Mosteiro da Serra do Pilar

  • património

Largo de Aviz
4430-329, Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Edificado numa escarpa por cima do rio Douro, a Serra do Pilar, e com o Porto como pano de fundo, o monumento é um antigo convento dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, fundado em 1537. Esta obra foi objeto de um número significativo de transformações que modificaram por completo o projeto inicial, apresentando uma forma circular e sendo rodeada por um varandim e rematada num lanternim. O interior apresenta talha e esculturas setecentistas e a parte superior é de origem barroca, sendo considerado um exemplar único em Portugal devido à igreja e claustro circulares.

Capela do Senhor da Pedra

  • património

Alameda do Senhor da Pedra
4405, Gulpilhares

Vila Nova de Gaia

Esta capela setecentista de planta hexagonal destaca-se por se localizar mesmo no areal da praia de Miramar. Foi construída em 1686 sobre um rochedo e é considerada um local de culto e peregrinação, nomeadamente através da Romaria do Domingo da Santíssima Trindade, uma das maiores e mais carismáticas do concelho.

Mosteiro de Grijó

  • património

Alameda do Mosteiro Grijó
4415-998, Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

O mosteiro primitivo, denominado Mosteiro de São Salvador de Grijó, foi fundado em 922 no lugar de Muraceses. Foi apenas no ano de 1112 que foi transferido para a localização atual. Em 1770 o convento foi extinto, passando os seus bens para o Convento de Mafra. De salientar a talha dourada e os azulejos do séc. XVIII na capela-mor, bem como o órgão de tubos, com origem no final do séc. XVIII e início do séc. XIX. Destaca-se ainda o túmulo de D. Rodrigo Sanches, classificado como Monumento Nacional.

Estátua de Teixeira Lopes

  • património

Rua Teixeira Lopes
4430, Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Busto de Teixeira Lopes.

Fonte de São Roque

  • património

Rua Cândido dos Reis
4400, Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Monumento Primeira Travessia Lisboa-Rio de Janeiro 1922

  • património

Largo dos Aviadores
4430, Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Construído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em honra a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, o monumento pretende homenagear os dois aviadores portugueses que fizeram pela primeira vez a travessia aérea do Atlântico-Sul (Lisboa - Rio de Janeiro) no hidroavião monomotor "Lusitânia". O monumento é representado pela esfera armilar no topo e uma base em pedra com inscrições comemorativas dessa travessia. Encontra-se localizado perto do centro da cidade, num largo também ele denominado "dos aviadores".

Chafariz do Largo dos Aviadores

  • património

Largo dos Aviadores
4430, Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Chafariz datado de 1892, composto por duas cabeças de animais, de onde jorra a água.

Busto do Reverendo Manuel Leão

  • património

Alameda Monte da Virgem
4430, Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Busto em bronze sobre pedra de granito com placa de inscrição: Ao Reverendo Manuel Leao / Confraria do Monte da Virgem e Paróquia de Oliveira do Douro.

Estátua de São Pedro da Afurada

  • património

Rua de Vasco da Gama
4400, Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

A freguesia de São Pedro da Afurada é conhecida pela sua tradição piscatória. Neste bairro de pescadores, decorre todos os anos, a 29 de junho, a romaria ao seu padroeiro, São Pedro. A estátua em bronze sobre um pedestal de granito, que se encontra na rua de Vasco da Gama enquadra-se nesse espírito de veneração ao padroeiro dos pescadores.

Igreja Paroquial de Santa Marinha

  • património

Largo Santa Marinha
4400-012, Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Trata-se de uma igreja quinhentista totalmente reconstruída no século XVIII. Da autoria de Nasoni, apresenta uma construção sóbria com o portal rematado por um arco saliente, onde nasce a moldura de um grande óculo. A fachada é ladeada por torre sineira de planta poligonal até à cornija, em forma rara em Portugal. A torre sul apresenta um campanário, acrescentado na segunda metade do século XIX. Destacam-se as portadas laterais da capela-mor.

1 2 3 >