Os melhores locais para visitar

Monumentos em Coimbra

Quinta das Lágrimas

  • património

Estrada das Lágrimas
3040-266, Coimbra

Coimbra

A importância deste local está sobretudo relacionada com a história dos amores de Dom Pedro e Dona Inês de Castro. É de salientar a beleza romântica da Quinta, a raridade de alguns exemplares botânicos (alguns classificados como árvores de interesse nacional), a janela gótica e a fonte, apontada como sendo a Fonte dos Amores cantada por Camões. O Solar da Quinta, construído no século XVIII pela família Osório Cabral, alberga atualmente um hotel de charme.

Casa Museu Bissaya-Barreto

  • património

Rua de Infantaria, 23
3000-219, Coimbra

Coimbra

Casa de arquitetura civil residencial revivalista com dois pisos, onde se destaca uma ampla escadaria bifurcada. O edifício foi construído entre 1923 e 1925, funcionando inicialmente como residência do Professor Bissaya Barreto. Em 1985/6 foi restaurada e adaptada a Casa-Museu.

Aqueduto de São Sebastião / Arcos do Jardim

  • património

Alameda Júlio Henriques, 1887
3000-393, Coimbra

Coimbra

Este aqueduto foi reconstruído desde os alicerces a partir de 1568, durante o reinado de Dom Sebastião, sobre as ruínas de arcos romanos. É constituído por 20 arcos e tem um quilómetro de comprimento. Foi construído por Filipe Terzi, com o objetivo de levar água até à zona alta da cidade. Apresenta duas esculturas, uma de São Roque e outra de São Sebastião.

Biblioteca Joanina

  • património

Praça da Porta Férrea
3000-447, Coimbra

Coimbra

Obra setecentista onde se destaca, no exterior, o magnífico portal nobre barroco encimado pelo escudo nacional com armas de D. João V. À simplicidade da fachada contrapõe-se a profusão decorativa do interior, onde se destacam os tetos, pintados pelos artistas lisboetas António Simões e Vicente Nunes, e uma enorme tela retratando Dom João V, executada por volta de 1730, da autoria de Domenico Duprá. Esta biblioteca possui cerca de 300 mil obras, datadas do século XII ao século XIX, com destaque para as temáticas de direito, filosofia e teologia.

Pátio da Inquisição

  • património

Pátio da Inquisição
3000-221, Santa Cruz

Coimbra

Este pátio histórico deve o seu nome ao conjunto de edifícios em redor, onde funcionou, desde 1566 e até à sua extinção, em 1821, o Tribunal do Santo Ofício. Integrava ainda o primitivo Colégio das Artes e atualmente alberga o Centro de Artes Visuais.

Arco e Torre de Almedina

  • património

Rua do Arco Almedina, 7
3000-180, Coimbra

Coimbra

O Arco de Almedina fazia parte das muralhas medievais, remontando ao século XI, como indica o topónimo de origem árabe que significa "a cidade". Hoje em dia é a entrada na Coimbra antiga, onde se pode ver uma escultura da oficina de João de Ruão. A cerca tem origem romana, tendo sido diversas vezes ampliada. Apresentam características de arquitetura romana, muçulmana, românica, gótica e manuelina.

Mosteiro de Santa Cruz

  • património

Praça 8 de Maio
3000-300, Coimbra

Coimbra

Templo românico fundado em 1131, durante o reinado de Dom Afonso Henriques, no exterior das muralhas de Coimbra. Na primeira metade do século XVI o Mosteiro foi integralmente reformado por ordem de Dom Manuel. O seu portal principal, executado por Chanterenne entre 1522 e 1525, é a sua peça mais emblemática. No interior, sobressai a abóbada manuelina que cobre a nave da igreja, os túmulos de Dom Afonso Henriques e de Dom Sancho I, a Sala do Capítulo (obra manuelina executada por Diogo de Boutaca), a Capela de São Teotónio (obra maneirista da autoria do escultor Tomé Velho) e o …

Edifício da Universidade de Coimbra

  • património

Praça da Porta Férrea
3004-531, Coimbra

Coimbra

Universidade fundada em 1290, sendo uma das mais antigas da Europa. Depois de ter alternado entre Lisboa e Coimbra, foi transferida definitivamente para a cidade do Mondego em 1537, durante o reinado de Dom João III, instalando-se no Paço Real. O edifício passou a pertencer à Universidade em 1597, durante o domínio Filipino, e sofreu diversas reformas ao longo dos tempos. Em 1772, o Marquês de Pombal deu novos estatutos à Universidade, tendo sido criadas as Faculdades de Matemática e Filosofia, além de vários Institutos. Do conjunto destacam-se: a Porta Férrea (entrada nobre do edifício principal da Universidade, datada de …

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

  • património

Calçada de Santa Clara
3040-270, Coimbra

Coimbra

A primeira pedra deste edifício foi lançada no dia 3 de julho de 1649, durante o reinado de Dom João IV. O novo Mosteiro foi construído para acolher o Corpo da Rainha Santa e as freiras clarissas do primitivo Convento de Santa Clara, que se encontrava em avançado estado de degradação. A igreja, de nave única, é constituída por um coro e uma capela-mor. No coro baixo encontra-se o túmulo primitivo da Rainha Santa, executado por Mestre Pero em 1330, obra talhada num único bloco calcário. Nas paredes sobressaem azulejos e retábulos dos séculos XVII e XVIII.

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

  • património

Rua Baixo, 57
3040-266, Coimbra

Coimbra

Mosteiro originalmente fundado por Dona Mor Dias, em 1283. No século XIV, Clemente V concede licença a Dona Isabel de Aragão para fundar um novo mosteiro, que é implantado no mesmo local, procedendo-se à renovação e ampliação dos edifícios velhos. A igreja foi sagrada em 1330 e sofreu as primeiras inundações em 1331. A degradação provocada pelas cheias determinou o seu abandono em 1677. A igreja, de corpo abobadado, constitui um exemplar do gótico mendicante. Destacam-se os notáveis painéis de azulejo hispano-árabes, a rosácea da fachada ocidental e o magnífico arco renascença que surge sob o arco da nave da …

1 2 3 ... 18 19 20 >