Os melhores locais para visitar

Recursos naturais em Mondim de Basto

Monte de Nossa Senhora da Graça

  • campo

Rua da Senhora da Graça
4880, Vilar de Ferreiros

Mondim de Basto

O Monte da Senhora da Graça distingue-se das demais elevações do complexo montanhoso Alvão/Marão pela sua inclinação (conhecida pelas famosas chegadas da Volta a Portugal em Bicicleta) e por se tratar de uma elevação isolada das demais, bem visível do centro de Mondim de Basto. Possui ótimas vistas do alto dos seus 940 metros de altitude, um santuário e um restaurante.

Foz do Rio Cabril

  • campo
  • praia

EN304
4880, Mondim de Basto

Mondim de Basto

O Rio Cabril nasce na Serra do Alvão, passando por Adoufe e desaguando no Rio Tâmega. O melhor local para banhos localiza-se junto à Ponte Medieval.

Queda de Água de Bilhó

  • campo
  • praia

EN312-1 - Cavernelhe
4880-082, Bilhó

Mondim de Basto

Na estrada que liga Bilhó a Cavernelhe, sensivelmente a meio do percurso, encontrará esta bonita queda de água em ambiente verdejante, em que as águas do Rio Cabrão se despenham por uma encosta de pouca inclinação num leito rochoso. Em alternativa, também é possível aceder à retaguarda da queda de água pela aldeia de Pioledo.

Parque Natural do Alvão

  • campo

Lugar do Barrio - Sítio do Retiro
4880-164, Mondim de Basto

Mondim de Basto

Delimitado a norte pelo Minhéu e a sul pelos Padrões de Teixeira, numa extensão de 50 km, este parque abrange os concelhos de Mondim de Basto e de Vila Real e as Serras do Alvão e do Marão. Estas encontram-se separadas pelo Alto do Velão, a 914 metros de altitude. Aliás, o Parque nunca desce abaixo dos 900 metros de altitude, constituindo, a par da Serra do Gerês, uma barreira paisagística entre o litoral e o interior. No limite oriental do Parque, a 1339 metros de altitude, ergue-se o Alto de Caravelas, ponto mais alto do maciço montanhosos e que …

Fisgas do Ermelo

  • campo
  • praia

Fisgas do Ermelo
4880-133, Ermelo

Mondim de Basto

Numa paisagem de enormes penhascos, encontra-se a "Garganta do Rio Olo", queda de água com 100 metros de altura, integrada no Parque Natural do Alvão. O acesso faz-se pela aldeia de Ermelo. Do Alto do Fojo, avista-se um belo panorama das Fisgas de Ermelo, de onde o Rio Olo se despenha.