Os melhores locais para visitar
Monumentos em Porto
Igreja dos Clérigos
- património
Rua de São Filipe de Nery
4050-546, Porto
O conjunto é formado por uma torre, a Casa do Despacho e Igreja dos Clérigos. Este monumento é o expoente máximo do estilo barroco portuense. Apesar de menos conhecida que a Torre dos Clérigos, a Igreja dos Clérigos foi construída anteriormente, entre 1732 e 1750. É um edifício típico de Nasoni. No seu interior destacam-se a talha dourada e as sanefas de estilo barroco, rococó e neoclássico. Esta foi a primeira grande obra de Nasoni e a que o mais celebrizou. O autor nunca mais sairia do Porto.

Alfândega Nova
- património
Rua Nova da Alfândega
4000, Porto
A construção do edifício da Alfândega Nova do Porto foi projetada em 1859, pelo engenheiro francês C.F.G. Colson. Tem uma área de 36000 m2 e é composto por três corpos principais. O Edifício da Alfândega comporta, para além do alojamento dos serviços do Museu e da Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações, um Centro de Congressos e Exposições e ainda a Galeria Immersivus, dedicada a experiências artísticas imersivas.

Igreja da Misericórdia do Porto
- património
Rua das Flores, 15
4000-292, Porto
A Igreja da Misericórdia do Porto é do século XV. Mas ao longo do século XVIII sofreu profundas alterações. A sua fachada é da autoria de Nicolau Nasoni. O estilo rococó está bem patente sendo profundamente decorada neste estilo. No interior é de destacar a capela-mor que foi conservada desde o edifício primitivo. Na sala dos Mesários, uma pintura destaca-se como uma obra-prima do gótico.

Sé do Porto
- património
Terreiro da Sé
4050-603, Porto
A Sé é a igreja principal da cidade do Porto. Foi erguida nos séculos XII e XIII. A primeira missa foi realizada no ano de 1120. No século XIII foram feitas alterações que alteraram completamente o portal principal. Reconstruída em estilo barroco, manteve apenas a rosácea da sua construção original. Nicolau Nasoni foi o autor de uma galilé na fachada norte e interveio também na decoração da sacristia. O interior conserva as imagens da Nossa Senhora da Vandoma (século XIV), o "altar de prata", importante claustro gótico, o "claustro velho", a capela de São Vicente, uma escadaria nobre, para aceder …

Torre da Rua de Baixo
- património
Rua de Baixo, 8
4050-086, Porto
Torre de cinco pisos, com frente para duas artérias paralelas entre si, é um exemplar da arquitetura medieval. A tipologia do tímpano primitivo e o perfil do arco de uma das frestas primitivas fazem crer que o edifício remonta ao século XIII. As restantes portas e janelas quadrangulares e, talvez, o último andar são resultado de transformações que o edifício teve na época moderna. Este edifício medieval é um dos mais antigos da cidade.

Edifício da Estação de São Bento
- património
Praça Almeida Garrett
4000-069, Porto
Foi construída no início do século XX no local onde anteriormente existira o Convento de São Bento da Ave-Maria. O átrio do edifício merece destaque particular dado ser revestido por magníficos painéis de azulejos da autoria de Jorge Colaço.
Rua 31 de Janeiro
- património
Rua 31 de Janeiro
4000-542, Porto
A Rua 31 de Janeiro vale a pena ser conhecida a pé. Apesar do declive desta rua da Baixa é um local onde poderá apreciar exemplos de arquitetura do ferro nas lojas e edifícios.

Ponte do Freixo
- património
Sobre o Rio Douro
4306, Porto
A Ponte do Freixo é a que se encontra mais a montante do rio Douro, entre as várias que unem o Porto a Vila Nova de Gaia. Este projeto da autoria de António Reis foi construído com o objetivo de minimizar os congestionamentos ao trânsito automóvel vividos nas Pontes da Arrábida e Ponte Luiz l.

Mosteiro de São Bento da Vitória
- património
Rua de São Bento da Vitória, 45
4050-542, Porto
Templo do século XVII, supostamente construído no local onde existia uma sinagoga. O interior é preenchido por painéis de madeira policromada e talha dourada.

Centro Histórico do Porto
- património
Porto
4050, Porto
A Ribeira é muito provavelmente o local mais turístico da cidade do Porto. E são muitas as razões que lhe dão esse estatuto: a proximidade do rio, as vistas para as pontes e barcos rabelos e a possibilidade de visitar as caves de Vinho do Porto, do outro lado da margem, em Vila Nova de Gaia. Por isto tudo e pelo seu interesse patrimonial, em dezembro de 1996, o centro histórico do Porto foi classificado, pela UNESCO, como Património Cultural da Humanidade.
