Os melhores locais para visitar

Monumentos em Machico

Forte de São João Baptista / Forte do Desembarcadouro

  • património

Rua do Leiria
9200-107, Machico

Machico

O forte de São João Baptista, junto ao porto de recreio de Machico, foi construído por ordem do Governador da Madeira, o capitão-general Duarte Sodré Pereira, no ano de 1708. Chama-se também Forte do Desembarcadouro porque ali perto desembarcaram os descobridores da ilha, Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. Defendia a baía de Machico, fazendo fogo cruzado com o forte de Nossa Senhora do Amparo. No interior existe uma capela neogótica, dedicada ao santo que dá o nome à fortaleza.

Engenho de Cana-de-açúcar no Sítio das Casas Próximas

  • património

Rua do Cais
9225-050, Porto da Cruz

Machico

Trata-se de um engenho de cana-de-açúcar oitocentista, classificado como Imóvel de Valor Cultural Local. Pertencente à Companhia de Engenhos do Norte, que ainda ali fabrica aguardente de cana, é o único engenho de açúcar a laborar segundo a tecnologia original do século XIX, constituindo um núcleo museológico de grande importância patrimonial.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição / Igreja Matriz de Machico

  • património

Alameda Dr. António Teixeira de Oliveira, 1
9200-107, Machico

Machico

Templo mandado construir por Branca Teixeira, filha do primeiro Capitão-Donatário Tristão Vaz Teixeira, com base na quatrocentista Capela dos Reis Magos, remodelada e ampliada na segunda metade do século XV e tornando-se a Igreja Matriz de Machico.

Forte de Nossa Senhora do Amparo

  • património

Rua General António Teixeira de Aguiar
9200-084, Machico

Machico

Antiga fortaleza de planta triangular, construída no século XVIII para defesa da praia de Machico, cruzando fogo com o forte de São João do Desembarcadouro. Insere-se na tipologia dos fortes seiscentistas ibéricos abaluartados. Atualmente, funciona aqui um posto de turismo.

Busto de Estátua de Tristão Vaz Teixeira

  • património

Largo Dom António Jardim de Oliveira
9200, Machico

Machico

Busto erguido em homenagem a Tristão Vaz Teixeira, colonizador da ilha de Porto Santo e da ilha da Madeira. Foi esculpida em bronze por Anjos Teixeira em 1972.