Os melhores locais para visitar
Monumentos em Mafra
Convento de Mafra / Palácio Nacional de Mafra
- património
Terreiro Dom João V
2640-492, Mafra
Convento mandado construir por Dom João, em 1711, tendo como arquiteto principal Frederico Ludovice. É o mais luxuoso convento nacional, prova do reinado mais rico da história do país. Insere-se no estilo barroco joanino e é inspirado no modelo espanhol de S. Lourenço de Escurial. É composto por três elementos distintos, o palácio real, o convento e a basílica. A fachada é ladeada por dois grandes torreões, encontrando-se ao centro a basílica, ladeada por duas torres sineiras. O interior da igreja, onde é mais visível a influência clássica, é de uma nave, ornamentada com mármores de várias cores, com alta …
Igreja de São Pedro / Igreja Paroquial da Ericeira
- património
Largo de São Pedro
2655-363, Ericeira
Igreja de uma só nave, com caixotões pintados no teto. As paredes são revestidas com silhares de azulejos azuis e amarelos. Realce para o retábulo, com colunas de fustes canelados e elegante sacrário em forma de templete. Realce também para o teto da sacristia, pintado com motivos "rocaille".
Capela de São Sebastião
- património
Largo de São Sebastião
2655-319, Mafra
Pequena capela datada do século XVII, com um exterior muito simples e austero. No interior, merecem referência os azulejos que revestem as paredes.
Igreja da Misericórdia da Ericeira
- património
Largo da Misericórdia
2655-313, Ericeira
Igreja barroca datada do século XVII, mais propriamente em 1678 por Francisco Lopes Franco, procurador dos condes da Ericeira. Apresenta uma planta retangular com torre sineira. Integra um pequeno espaço museológico.
Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima / Quinta da Cerca
- património
Rua do Castelo
2640-393, Mafra
Palácio maneirista construído no século XVII pelo marquês de Ponte de Lima. Apresenta uma planta retangular alongada, com cobertura em telhado de duas águas. Destaque, junto ao muro norte, para uma fonte revestida com azulejos. Funciona como alojamento.
Igreja Paroquial de Cheleiros / Igreja de Nossa Senhora do Reclamador
- património
Rua da Sociedade
2640, Cheleiros
Igreja construída em finais do século XII, onde se destaca a capela-mor, erigida no reinado de Dom Manuel I. Realce, na fachada principal, para o portal gótico, com uma pia manuelina incrustada.
Ermida de São Julião
- património
São Julião
2655-138, Mafra
Com aspeto exterior modesto, esta pequena ermida datada do século XVIII apresenta o interior e a sacristia totalmente revestidos a azulejos. Junto à capela encontra-se um cruzeiro datado de 1788. A classificação abrange os azulejos e o cruzeiro anexo.
Ermida da Nossa Senhora do Codeçal
- património
Rua da Capela
2640-602, Mafra
Ermida construída no século XVIII, constituída pelo corpo do templo e pela sacristia em anexo. O interior é revestido por azulejos policromados até meio da parede, sendo o resto preenchido por pinturas de motivos florais e geométricos. De realçar os seis retábulos, o frontal do altar-mor de pedra mármore e um alto relevo do século XVIII.
Capela do Espírito Santo
- património
Rua das Escolas
2640-120, Mafra
Pequena capela em estado arruinado, muito simples. De nave única, conserva um arco triunfal manuelino. Na fachada principal rasga-se um vão de entrada de moldura retangular encimado por uma janela retangular, terminando em empena encimada por uma cruz.
Capela de Santa Cristina e Cruzeiro Adajcente
- património
Rua da Capela de Santa Cristina
2665-010, Malveira
Capela composta por nave única e capela-mor profunda. Na capela-mor realça-se o teto abobadado com frescos e, no trono, uma imagem de Santa Cristina, do século XV, em pedra policromada. O cruzeiro, em calcário, com forma de cruz latina e braços de perfil quadrado, ostenta a data de 1688.