Igreja de São Miguel / Igreja Matriz de Castelo Branco / Sé Catedral
A Igreja de São Miguel, que foi elevada a Sé Concatedral em 1956, encontra-se numa zona em que, desde 1213, existem vestígios de um templo, que terá pertencido aos Templários. Foi reedificada em estilo renascentista no século XVII, embora sejam visíveis elementos das diversas fases de construção como o arco cruzeiro do século XVI, os retábulos do século XVII ou a capela-mor do século XVIII. Tem apenas uma nave, separada da capela-mor por um arco renascentista, e a fachada tem poucos ornamentos.
- Estacionamento exterior difícil
- Igrejas, capelas e ermidas
- Visitável (sem guia)
- True
Características
Monumentos perto de Igreja de São Miguel / Igreja Matriz de Castelo Branco / Sé Catedral
Edifício do Antigo Celeiro da Ordem de Cristo
Edifício de traça simples, muito restaurada, não evidencia elementos claros sobre a época da sua construção, a qual deve coincidir com a Ordem de Cristo. Desta…
Agência do Banco de Portugal
Projeto com traço do arquiteto Salles Viana, a agência do Banco de Portugal foi inaugurada em 1892. Exemplo arquitetónico de uma época de produção indefinida a…
Arco do Bispo / Antiga Porta do Plano
Este arco de volta perfeita, em túnel, situa-se na zona histórica da cidade. Antigo troço da muralha.
Capela de Nossa Senhora da Piedade
Devido às construções deste século, a capela da Nossa Senhora da Piedade encontra-se completamente descaracterizada, não sendo conhecida a data da fundação des…
Capela de São Marcos
Construída em 1565, foi reconstruída no século XIX. Em 1983, apesar de ter sido mantida a traça original, sofreu uma profunda remodelação de modo a permitir um…