Os melhores locais para visitar

Cultura em Lisboa

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC)

  • património

Rua dos Correeiros, 9
1100-161, Lisboa

Lisboa

Este núcleo arqueológico debruça-se sobre as diversas fases de ocupação da baixa lisboeta, apresentando as sucessivas estruturas construídas nesta zona da cidade, desde o período romano até ao século XVIII. Conserva um importante conjunto de cetárias, três pequenas piscinas que faziam parte de umas termas, um mosaico, um troço de via romana e materiais cerâmicos dessa época.

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

  • património

Rua Serpa Pinto, 4
1200-444, Lisboa

Lisboa

O Museu do Chiado, ou Museu Nacional de Arte Moderna, oferece uma panorâmica da arte portuguesa de 1850 a 1960, ou seja, desde o período romântico até ao modernismo, passando pelo naturalismo, surrealismo e abstracionismo. Subordinada ao tema "De Columbano ao Modernismo", é a maior coleção de arte portuguesa contemporânea, com obras de pintura, escultura e desenho. Dispõe ainda de uma secção de arte francesa dos finais do século XIX. Recebeu uma menção honrosa no Festival Europeu de Museus de 1996.

Museu Nacional do Traje

  • património

Largo Júlio de Castilho, 2
1600-483, Lisboa

Lisboa

Instalado no palácio Angeja-Palmela, ao Paço do Lumiar, este museu integra coleções de indumentária civil dos séculos XIV a XX, trajes populares, trajes de ópera, acessórios de épocas distintas, brinquedos dos séculos XIX e XX, entre outras curiosidades. A fim de manter o seu acervo em pleno estado de conservação, o museu segue uma política de apresentação temporária e rotativa das 35 mil peças que o compõem, realizando diversas exposições temáticas. A tecnologia têxtil é objeto de uma exposição permanente, que inclui uma apresentação das técnicas de fiação, tecelagem e estampagem manual de tecidos. O museu dispõe ainda de uma …

Museu Nacional do Teatro e da Dança

  • património

Estrada do Lumiar, 10
1600-495, Lisboa

Lisboa

Museu instalado no antigo Palácio do Monteiro-Mor, a exibir uma vasta panóplia de objetos relacionados com o universo do teatro. A exposição inclui fotografias, vinhetas humorísticas alusivas a atores famosos do século XX, trajes e adereços de cena, objetos pessoais de atores, maquetes de cenários, figurinos, programas, cartazes, caricaturas, desenhos, teatros de papel, discos, filmes, entre outras peças evocativas da vida e carreira de personalidades ligadas à arte de representar. De salientar uma secção especialmente dedicada à fadista Amália Rodrigues.

Museu de Arte Popular

  • património

Avenida de Brasília, 202
1400-038, Lisboa

Lisboa

Museu dedicado às artes populares e ao artesanato tradicional, a apresentar um conjunto de peças que, na sua maioria, já haviam estado patentes na Exposição de Arte Popular Portuguesa de 1935, em Genebra. A exposição encontra-se distribuída por províncias, documentando a enorme diversidade existente entre as regiões do país. Destacam-se o vestuário, a cerâmica, o mobiliário, os utensílios de trabalho, as filigranas, a cestaria e a pintura. Inicialmente projetado para acolher a Exposição do Mundo Português, de 1940, o edifício do museu foi posteriormente remodelado e adaptado às suas novas funções.

Museu Nacional de Etnologia

  • património

Avenida Ilha da Madeira
1400-203, Lisboa

Lisboa

Contém um acervo etnográfico proveniente, sobretudo, dos países e comunidades de língua oficial portuguesa, mas também de outras regiões do globo, com destaque para as coleções do povo Maconde e dos índios da Amazónia (Galerias da Amazónia), num total de 35 000 objetos. De salientar ainda um importante núcleo de alfaias agrícolas portuguesas patente nas Galerias da Vida Rural.

Museu Nacional dos Coches

  • património

Avenida da Índia, 136
1300-300, Lisboa

Lisboa

Situado próximo do rio Tejo, na zona ocidental de Lisboa, o Museu Nacional dos Coches ocupa uma área onde estavam localizadas as antigas Oficinas Gerais do Exército. O Picadeiro Real, edifício que fazia parte do Palácio Real de Belém, mantém-se visitável como núcleo expositivo do Museu.

Museu Nacional do Azulejo

  • património

Rua Madre de Deus, 4
1900-312, Lisboa

Lisboa

Neste museu, instalado no antigo convento da Madre de Deus, o visitante é convidado a fazer uma viagem pela azulejaria, desde o século XV até aos nossos dias. O percurso inicia-se com os primeiros exemplares de azulejaria importados de Manises, a grande produção de Sevilha da primeira metade do século XVI, além de azulejos representativos da produção inicial portuguesa. Segue-se um núcleo de azulejos do século XX, desde o período Arte Nova até à produção contemporânea.

Museu Nacional de Arte Antiga

  • património

Rua das Janelas Verdes, 9
1249-017, Lisboa

Lisboa

Neste museu, dedicado às artes plásticas e decorativas, está exposto um conjunto de peças do século XII ao século XIX. A coleção compreende, designadamente, obras de pintura, iluminura, gravura, desenho, escultura, ourivesaria, cerâmica, mobiliário e tapeçaria. A coleção de pintura é a maior do país, com destaque para as obras religiosas.

Museu do Dinheiro

  • património

Largo de São Julião
1100-150, Lisboa

Lisboa

Desenvolvido com a equipa do Banco de Portugal, este museu assenta em núcleos temáticos que focam os artigos-padrão, o dinheiro no mundo e a sua história ao longo dos séculos, o fabrico da nota e da moeda e o papel do dinheiro.

1 2 3 ... 28 29 30 >