Os melhores locais para visitar

Património em Portugal

Castro de Ovil

  • património

Rua da Fonte da Pedra
4500-529, Paramos

Espinho

Povoado fortificado da Idade do Ferro com ocupação na Época Romana, rodeado por taludes e fossos. Localiza-se numa pequena colina com boas condições de defesa, nomeadamente a Ribeira de Paramos, a sul e a sudoeste, e um profundo fosso, a norte e nordeste.

Museu Municipal de Espinho

  • património

Avenida João de Deus
4500-198, Espinho

Espinho

Museu localizado no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), antiga Fábrica de Conservas Brandão, Gomes & Companhia. Integra três exposições permanentes: fábrica de conservas, arte xávega e bairro piscatório/operário. Dispõe ainda de uma galeria de exposições temporárias, um centro de documentação e investigação em história local e um serviço educativo.

Igreja de São Vicente

  • património

Adro de São Vicente
2200-231, Abrantes

Abrantes

O templo primitivo foi fundado em 1148 por Dom Afonso Henriques, e destruído em 1179. Foi reedificado no século XII, sofrendo depois várias reformas. Possui três naves com seis tramos e colunas dóricas. Destaque para as capelas quinhentistas e para os azulejos do século XVII. A fachada apresenta um pórtico maneirista bastante rico em termos decorativos.

Biblioteca Municipal António Botto

  • património

Jardim da República - Convento de São Domingos
2200-343, Abrantes

Abrantes

Espaço constituído por duas salas de leitura, uma sala polivalente, um centro de tecnologias da informação, uma reprografia e uma sala para exposições.

Igreja de São João Baptista

  • património

Adro de São João
2200-365, Abrantes

Abrantes

Igreja fundada pela Rainha Santa Isabel em 1300, que foi depois reedificada por Filipe II entre 1589 e 1633. Merecem destaque os caixotões renascentistas em pedra da capela-mor, os azulejos do século XVI, as cantarias dos altares laterais, os púlpitos e as talhas.

Torre de Menagem do Castelo de Abrantes

  • património

Rua Dom Francisco de Almeida
2200, Abrantes

Abrantes

Não deixe de visitar esta Torre de Menagem, um dos poucos vestígios restantes do antigo Castelo de Abrantes, datado do século XII. A Torre de Menagem foi construída mais tarde, no início do século XIV, já no reinado de Dom Dinis. A torre apresenta uma planta quadrangular, localizada no centro da praça de armas.

Memorial A Forja

  • património

Rua do Museu A Forja
2205, Abrantes

Abrantes

Trata-se de um pequeno museu ao ar livre, inaugurado em 1980 e erguido em homenagem a todos os que contribuíram para o nascimento da Metalúrgica Duarte Ferreira. Inclui uma reconstituição da oficina, alguns instrumentos em ferro forjado e a evolução da forja, desde o seu início até aos anos 80.

Conjunto Urbano do Centro Histórico de Abrantes

  • património

Abrantes
2200, Abrantes

Abrantes

O núcleo histórico de Abrantes caracteriza-se pela existência de casas com fachadas decoradas com sardinheiras ou malvas-rosas. Destacam-se as igrejas de São João, São Vicente e Santa Maria do Castelo, classificadas como monumentos nacionais, assim como a igreja da Misericórdia, o portal do Convento de Nossa Senhora da Esperança, a biblioteca António Botto, o edifício da Câmara Municipal e a Casa Almada, classificados como imóveis de interesse público.

Fortaleza de Abrantes / Castelo de Abrantes

  • património

Rua Dom Francisco de Almeida
2200-242, Abrantes

Abrantes

Castelo situado na margem direita do rio Tejo, constituído por fortificações medievais e abaluartadas. Este castelo sofreu reconstruções e alterações profundas ao longo dos séculos, nomeadamente nos séculos XVII e XIX. No século XVII, Dom Afonso V, temendo uma invasão de Espanha, ordenou a reedificação de antigas fortificações. Esta fortaleza era considerada a chave de defesa das Beiras e teve um papel importante durante as invasões francesas. Mantém a torre de menagem e alguns panos de muralha com torreões redondos. Merecem destaque os espaços abobadados com tijoleira. A igreja de Santa Maria sobreviveu às diversas alterações, conservando o altar-mor revestido …

Igreja de Santa Maria do Castelo

  • património

Rua Dom Francisco de Almeida
2200-242, Abrantes

Abrantes

Mandada edificar por Dom Afonso II em 1215, esta igreja foi destruída por um tremor de terra em 1429, sendo reedificada a partir de 1433. No último quartel do século XV, foram aqui construídos os túmulos de Dom Diogo e de Dom Lopo. Merece destaque o arco triunfal gótico, os túmulos quinhentistas, os painéis de azulejos mudéjares de "corda seca" e parte primitiva do retábulo. Em 1921, foi aqui instalado o Museu Regional de Abrantes.

1 2 3 ... 998 999 1000 >