Os melhores locais para visitar
Património em Portugal








Edifício do Lar de Nossa Senhora da Visitação
- património
Rua de Mendo Estevens, 60
7000-865, Évora
Edifício constituído por um pequeno pátio elevado e janelas em arco gótico. É ocupado pelo Lar de Nossa Senhora da Visitação.

Portal da Igreja do Carmo
- património
Rua Dom Augusto Eduardo Nunes
7000-651, Évora
A Igreja do Carmo possui um portal em granito, com as armas reais em mármore.

Antigo Convento e Igreja do Salvador
- património
Rua do Salvador, 2
7000-509, Évora
Mosteiro feminino de clarissas, construído nos séculos 16 e 17, sobre estrutura militar romana e medieval. O mirante com envasados de tijoleira apresenta a feição típica dos monumentos congéneres que se disseminam por todo o Alentejo, como no Convento de Santa Helena do Monte Calvário.

Villa Romana de Nossa Senhora do Tourega
- património
Nossa Senhora do Tourega
7000, Évora
Esta vila romana situa-se numa pequena elevação, junto da ribeira de Valverde, a 12 quilómetros de Évora. Ali encontrava-se a antiga sede municipal, Ebora Liberalitas Iulia. A leste do edifício existe um grande tanque cuja principal função seria o armazenamento de água para abastecer os tanques das termas.

Chafariz da Rua República
- património
Rua da República
7000-656, Évora
Chafariz existente no interior de uma parede, sendo esta em azulejo branco. No centro encontra-se uma concha.


Edifício da Rua do Cicioso
- património
Rua do Cicioso, 8
7000-658, Évora
Edifício branco com o rebordo das portas e janelas em granito. A entrada deste edifício é no interior de umas arcadas com portão de grades.

Anta Grande do Zambujeiro de Valverde
- património
Herdade da Mitra
7000, Évora
Destaca-se a câmara funerária de invulgar dimensão e corredor de estrutura complexa. Esta é a maior anta conhecida, de câmara poligonal com corredor, sete esteios e mamoa envolvente. Terá sido construída entre 4.000 e 3.500 a.C.. Daqui foi recolhido abundante espólio arqueológico que inclui: placas de ídolo, cerâmicas, pontas de seta em sílex, instrumentos de cobre e colares de contas verdes que se encontram no museu de Évora.

Fonte de Estremoz
- património
Largo General Graça
7100-112, Estremoz
Fonte municipal hexagonal, em mármore branco, com escadas e rampas de acesso e 4 bicas de água, uma em cada lado da forma quadrangular onde estão integradas.

Fonte do Largo Espírito Santo
- património
Largo do Espírito Santo
7100-508, Estremoz
Fonte em mármore branco, vedada com um gradeamento em ferro. Possui 4 bicas e está assente numa base irregular circular, o que faz com que os 2 degraus que possui na base tenham tamanhos diferentes
