Os melhores locais para visitar
Campo em Portugal
Fórnea
- campo
Fórnea
2480, Alcaria
Muitos percursos pedestres levam a este local, onde é possível observar um fenómeno geológico que resultou num anfiteatro natural. No interior da Fórnea encontra-se a Cova da Velha, uma cavidade de onde sai uma nascente que desce para o Ribeiro da Fórnea.
Grutas de Santo António
- campo
Rua das Grutas
2480-034, Alvados
Descobertas em 1955, fazem parte de um conjunto de grutas existentes na Serra de Minde. A sua configuração é do tipo galeria/sala, possuindo a particularidade da sua ventilação ser feita através de uma chaminé natural. Repletas de estalactites e estalagmites, realça-se que a sala maior tem cerca de 6000 m2, podendo ser visitadas.
Grutas de Alvados
- campo
Rua das Grutas
2480-034, Alvados
Descobertas em 1964, encontram-se na Serra de Minde, numa zona onde estas formações são abundantes. Apresentam configuração do tipo galeria/sala/poço. Destacam-se as estalactites, estalagmites e lagos iluminados, nas sucessivas salas ligadas entre si.
Grutas de Mira d'Aire
- campo
Avenida Doutor Luciano Justo Ramos, 470
2485-050, Mira de Aire
Descobertas em 1947, são as maiores grutas de Portugal. Apresentam uma configuração tipo galeria/sala/poço e a sua formação deve-se à erosão e alterações tectónicas. Possui lagos subterrâneos e salas com belas formações calcárias. Possui dois elevadores e 110 metros de profundidade. Aqui encontra-se a Grande Lagoa, formada pelo Rio Negro, curso de água subterrâneo que, no inverno, forma a Lagoa de Mira de Aire. Em 2010 foi classificada como uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal.
Baía do Seixal
- campo
Saixal
2840, Seixal
A Baía do Seixal, considerado o ex-líbris do concelho, prima pela sua riqueza paisagística, ornitológica e fauna aquática. Numa área de quase 500 hectares, são avistadas muitas aves migratórias como garças, reais e esporadicamente colónias de flamingos. A baía, pelas suas condições naturais, serve de palco para a prática de diversas atividades desportivas.
Serra da Marofa
- campo
Serra da Marofa
6440, Figueira de Castelo Rodrigo
Serra com 977 metros de altitude, dez quilómetros de comprimento e 7,5 quilómetros de largura, pertencente ao Maciço Antigo entre Douro e Tejo. Localiza-se a sudoeste de Figueira de Castelo Rodrigo, entre o rio Côa e a fronteira espanhola, caraterizando-se por uma floresta de abundantes pinheiros e carvalhos. No cimo, destaque para a capela da Senhora de Fátima, edificada em 1947, a gruta de Nossa Senhora de Lurdes, réplica da que existe em França e o ex-líbris do lugar: o imponente Cristo Rei.
Reserva Natural do Estuário do Sado
- campo
Reserva Natural do Estuário do Sado
7580-709, Santa Susana
Abrangendo a maior parte do estuário e sua zona circundante (concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Palmela e Setúbal), a Reserva Natural do Estuário do Sado é um misto de água de rio e de água de mar, em que os bancos de areia e de vasa, as praias e dunas e os sapais e caniçais se escondem de olhares menos curiosos, num ecossistema riquíssimo com fauna e flora variada. A Reserva é particularmente importante como local de nidificação para as aves limícolas e anatídeos (patos), possuindo a população de golfinhos mais significativa do País. Fazem parte integrante da Reserva …
Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros
- campo
Rua Vinha de Mouros
4860-414, Cabeceiras de Basto
Área florestal que se estende desde a vila até Ranha e a Gragilde, em Painzela. Neste espaço existem espécies vegetais de grande valor, a que se juntou um conjunto variado de animais de fauna local. Para além desta área belíssima, conta também com infraestruturas desportivas e de lazer.
Rota da Cal
- campo
Sítio de Lameiros
9240-211, São Vicente
Rota que permite conhecer a tradição da extração da cal, que durante muitos anos fez parte da vida em São Vicente, único sítio da Madeira onde existe calcário. Pretende-se, portanto, recriar uma atividade que decorreu até meados da década de 70.
Floresta Laurissilva
- campo
ER101
9240-025, Boa Ventura
Floresta cuja origem remonta ao Terciário e que outrora se estendia por vastas regiões do Continente Europeu. Atualmente encontra-se confinada a alguns arquipélagos do Atlântico Norte, com especial incidência na Madeira, onde é atualmente considerada a maior mancha contínua do Mundo deste tipo de floresta. Reveste-se de importância devido tanto pela sua representação em termos de diversidade de espécies de flora e fauna como do respetivo estado de conservação. Foi classificada como Património Natural da UNESCO, em 1999. Já em 2010 foi classificada como uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal.