Os melhores locais para visitar

Monumentos em Golegã

Palácio do Pelourinho / Cadeia Comarcã e Posto da GNR

  • património

Largo da Imaculada Conceição
2150-125, Golegã

Golegã

Edifício nobre setecentista que já funcionou como cadeia comarcã e posto da Guarda Nacional Republicana, como estação de telégrafo e como Secretaria de Estado da Agricultura e Alimentação. Atualmente, funciona como museu.

Igreja Matriz da Azinhaga / Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

  • património

Rua do Espírito Santo
2150-034, Golegã

Golegã

Capela provavelmente construída na segunda metade do século XVII, a apresentar caraterísticas de arquitetura maneirista e barroca. É constituída por três naves de cinco tramos, uma capela-mor ladeada por capelas laterais, e uma torre sineira.

Igreja de Nossa Senhora dos Anjos / Igreja da Misericórdia da Golegã

  • património

Rua José Relvas
2150-200, Golegã

Golegã

Capela maneirista provavelmente construída em 1570. No século XVII foi revestida com azulejos e, no século XIX, foi colocado o retábulo do altar-mor. Destaque para o conjunto de azulejos de padrão policromo seiscentista que revestem as paredes.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

  • património

Largo da Imaculada Conceição, 52
2150-166, Golegã

Golegã

Templo quinhentista de três naves, separadas por arcos diafragma ogivais, onde sobressai, na fachada principal, um magnífico portal manuelino com um arco cairelado ladeado por colunas torsas. O interior, também manuelino, é enriquecido com alguns elementos modernos, como o púlpito renascentista e os azulejos setecentistas da capela-mor.

Casa-Estúdio de Carlos Relvas

  • património

Largo Dom Manuel I
2150-128, Golegã

Golegã

Casa construída entre 1871 e 1875, com o objetivo de acolher um laboratório e estúdio de fotografia. Da autoria do arquiteto Henrique Carlos Afonso, esta casa é um bom exemplo de arquitetura românica. No átrio, destaque para os tetos esculpidos e para quatro fotografias de Carlos Relvas.

Quinta da Cardiga

  • património

Quinta da Cardiga
2150-265, Golegã

Golegã

Junto ao rio Tejo encontra-se esta grandiosa quinta que pertenceu aos Templários da Ordem de Cristo. Neste espaço, mantêm-se elementos quinhentistas, como o portal manuelino, e azulejos seiscentistas e setecentistas. O conjunto de edifícios que a compõe é constituído por uma torre, uma capela, uma adega, um celeiro, um claustro e um palácio.

Capela de São José

  • património

Rua de São José
2150-027, Golegã

Golegã

Templo mandado edificar por Gaspar Serrão para funcionar como capela do solar. Merece destaque a relação e a boa ligação entre a azulejaria do século XVII e os elementos arquitetónicos. Salientam-se ainda o púlpito, o arco triunfal e as pinturas do teto.

Casa na Rua João de Deus

  • património

Rua João de Deus, 112
2150-196, Golegã

Golegã

Não se sabe a data de construção deste edifício, contudo, sabe-se que inicialmente funcionava como residência. Atualmente, alberga o posto de informação do Instituto de Emprego e Formação Profissional e a secretaria da Santa Casa da Misericórdia da Golegã.

Cine-Teatro da Golegã / Cine-Teatro Gil Vicente

  • património

Rua Gil Vicente
2150-193, Golegã

Golegã

Cineteatro de planta retangular, a apresentar características de arquitetura civil cultural e modernista. Foi inaugurado em 1956, encerrado em 1984 e, depois de quase vinte anos de obras, foi reaberto em 2000.

Edifício do Lar Rodrigo da Cunha Franco

  • património

Rua João de Deus, 112
2150-196, Golegã

Golegã

A data de construção deste edifício não é conhecida, sabendo-se, contudo, que originalmente funcionava como residência. Atualmente, alberga um lar de terceira idade, pertencente à Santa Casa da Misericórdia.

1 2 >