Os melhores locais para visitar

Aldeias em Sabugal

Quarta-Feira

  • campo
  • património

Quarta-Feira
6320, Sabugal

Sabugal

Pequena aldeia localizada numa encosta, com fortes tradições rurais e culturais, sendo a principal atividade da população a agricultura. Destaque para o artesanato local, como os tapetes de Arraiolos, panos de linho, mantas de farrapos, flautas e esculturas em pedra.

Sortelha

  • campo
  • património

Sortelha
6320, Sabugal

Sabugal

Sortelha, localizada num elevado monte rochoso a mais de 760 metros de altitude, é uma das mais antigas vilas do país. Com ótimas condições defensivas, foi habitada, inicialmente, por civilizações castrejas e, muito mais tarde, povoada por Dom Sancho II. Do castelo medieval, que foi alvo de várias transformações, subsistem algumas torres defensivas, a torre de menagem e, ao longo das muralhas, algumas portas góticas. Destaque para a igreja matriz, datada do século XIV, com talha barroca no altar-mor do século XVIII.

Vilar Maior

  • campo
  • património

Vilar Maior
6320, Sabugal

Sabugal

O elemento gerador da antiga vila é o castelo, implantado no ponto mais alto e dominando toda a área circundante. A estrutura da aldeia é condicionada pelo local onde se situa e pela paisagem circundante. Uma antiga gravura, do século XVI, de Duarte D'Armas, mostra os três núcleos distintos de povoamento existentes na altura. Do património arquitetónico existente destacam-se o pelourinho, as casas brasonadas, a ponte velha e a forca.

Vila do Touro

  • campo
  • património

Vila do Touro
6320, Sabugal

Sabugal

Aldeia doada aos Templários por Dom Afonso II, onde se encontram alguns elementos que documentam a sua grande importância militar. Do antigo castelo existente na povoação não se encontram vestígios relevantes. Atualmente, o aglomerado desenvolve-se em três zonas: castelo, o calvário e as eiras coletivas, com ocupação recente. Merecem referência os panos de muralhas do antigo castelo e da cidadela, a igreja matriz do século XVI, a ermida de São Lázaro, a janela manuelina e o pelourinho em granito do século XVI.

Sabugal

  • campo
  • património

Sabugal
6320, Sabugal

Sabugal

O Sabugal localiza-se na margem direita do rio Coa, a Norte da serra da Malcata. Foi integrada no território português em 1296, pelo Tratado de Alcanices. A zona intramuros mantém parte das suas características iniciais, constituindo um património cultural de grande valor. Dos inúmeros monumentos evidenciam-se o castelo e as muralhas, a igreja matriz, a igreja da Misericórdia, de traça romano-gótica, e a ponte medieval.

Alfaiates

  • campo
  • património

Alfaiates
6320, Sabugal

Sabugal

Pequena aldeia situada numa encosta, que teve um papel preponderante na defesa do país durante as lutas da independência. Foi integrada em Portugal no reinado de Dom Dinis. Dentro das muralhas conservou, no essencial, a sua estrutura urbanística de padrão geométrico, que não era frequente na época medieval. Destaque para o castelo (em ruínas), classificado Monumento Nacional, para a igreja e para o pelourinho. No artesanato, evidencia-se o fabrico de cadeiras.