Os melhores locais para visitar
Monumentos em Santa Maria da Feira
Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas
- património
Rua de Santa Maria
4535-401, Santa Maria de Lamas
Igreja recentemente restaurada, partilha um belíssimo parque com o Museu de Santa Maria de Lamas.
Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira
- património
Rua Doutor Elísio de Castro
4520-213, Santa Maria da Feira
Embora fundada em 1594, foi apenas em 1690 que se ergueu o atual edifício, tendo o terramoto de 1755 feito desabar a abóbada da nave, mais tarde reconstruída. De arquitetura simples, o templo foi construído segundo a tipologia chã nacional, antecedido por uma escadaria de vários patamares com uma fonte decorativa. No interior, de nave única, destaca-se a capela-mor coberta por uma abóbada em caixotões, e o retábulo-mor, um bom exemplo do barroco da época de D. Pedro II. Fazem parte do espólio da igreja duas bonitas esculturas, uma de pedra de Ançã do século XV, representando um santo bispo, …
Capela de Nossa Senhora da Encarnação
- património
Alameda Doutor Roberto Vaz Oliveira - Castelo
4520, Santa Maria da Feira
Esta capela encontra-se adossada à muralha do Castelo da Feira, tendo sido construída em 1656 por ordem da condessa da Feira, D. Joana Forjaz Pereira de Meneses e Silva. Trata-se de uma edificação erudita, de secção hexagonal, que revela a influência de importantes capelas de planta centralizada na região. No interior, o pavimento forma um desenho radial a partir do centro, e retábulos em talha dourada em cinco paredes. Anexa à capela, existe a casa do capelão.
Castelo de Santa Maria da Feira
- património
Alameda Doutor Roberto Vaz Oliveira
4520, Santa Maria da Feira
Castelo gótico, imponente e austero, onde se salientam as torres cimeiras com coruchéus e quatro pináculos a ornamentar. As muralhas são protegidas por ameias seteiradas e troneiras. No exterior da muralha vale a pena visitar a capela de Nossa Senhora da Encarnação e a Casa da Capelania, de estilo barroco seiscentista. A população foi-se deslocando para as imediações do castelo atraída pelo comércio de produtos que aí se fazia, dando origem à atual cidade.
Castro de Romariz
- património
Rua do Castro
3700-812, Romariz
Gozando de um excelente estado de conservação, o Castro de Romariz é um povoado fortificado datado do séc. V a.C., com níveis de ocupação até ao séc. I d.C., e é considerada uma das estações arqueológicas mais significativas da região de Entre o Douro e Vouga. Foi identificado em meados do séc. XIX, com a descoberta de um tesouro monetário: o tesouro de Romariz. Após um largo período de abandono, em 1980 iniciou-se a uma nova fase de trabalhos arqueológicos sistemáticos, com o estudo das origens e evolução do habitat castrejo, identificando as diversas fases de ocupação proto-histórica e romana. …
Igreja Matriz de Santa Maria da Feira e Convento dos Lóios
- património
Rua António Castro Corte Real
4520-181, Santa Maria Da Feira
Trata-se de um convento maneirista com igreja de planta em cruz latina e de nave única e claustro de dois pisos. Pelas suas características, insere-se na tipologia das igrejas monumentais seiscentistas de feição classicista e erudita da região portuense. A azulejaria da capela-mor e o transepto são também seiscentistas, e o retábulo-mor barroco, do Estilo Nacional e retábulos laterais barrocos da época de D. Pedro II, na transição dos séculos XVII e XVIII. No centro do pátio do convento existia um chafariz barroco, agora implantado na praça em frente à Câmara Municipal.
Casa Senhorial e Capela de São Miguel / Academia de Música
- património
Rua Dr. António de Castro Corte Real
4520-236, Santa Maria da Feira
Quinta do Engenho Novo
- património
Paços de Brandão
4535-306, Paços de Brandão
Edifício construído no século XIX, possui planta retangular e três pisos. Encontra-se rodeado por jardins e mata murada.
Quinta do Conde de Fijô
- património
Rua Dr. António de Castro Corte Real
4520, Santa Maria da Feira