Os melhores locais para visitar

Monumentos em Oeiras

Farol da Mama

  • património

Rua Adolfo Casais Monteiro
2790-042, Carnaxide

Oeiras

Farol que, pela sua localização e paisagem desafogada é muito procurado pelos turistas. É rodeado de jardins e passeios pedonais. Este vértice geodésico consiste numa edificação branca com três pés, com semelhanças a um "foguetão". A lanterna do farol encontra-se instalada numa plataforma a dez metros de altura.

Palácio Flor da Murta

  • património

Rua da Flor da Murta
2770-186, Paço de Arcos

Oeiras

Datado de 1549, o Palácio Flor da Murta fazia parte de um vasto domínio senhorial designado por “Quinta da Terrugem”, pertencente à família Correia Barém. Da antiga propriedade, restam uma Adega e o palácio com dois pisos, remodelado no século XVIII. Atualmente, alberga um centro empresarial, mas os demais espaços existentes permitem a realização de eventos.

Convento da Cartuxa

  • património

Largo da Cartuxa
2760-024, Oeiras

Oeiras

Antigo Convento da Cartuxa, fundado no início do século XVII por São Bruno. Apresenta um pequeno claustro com três arcos em cada ala e uma fachada em calcário.

Forte do Búgio

  • património

Barra do Tejo
2780, Oeiras

Oeiras

Forte do período filipino, localizado no rio Tejo, cuja construção teve início no século XVI. O primeiro farol foi instalado no local no século XVIII. Esta original fortaleza circular é um exemplo das fortalezas do renascimento.

Forte de São Bruno

  • património

Avenida Marginal
2760, Oeiras

Oeiras

Mandado construir por Dom João IV, em 1647, este forte pertencia ao sistema defensivo da barra do Tejo. Ao longo dos séculos teve várias ocupações e adaptações, tais como o posto da guarda-fiscal, centro de vela juvenil e pousada da juventude.

Forte de São Julião da Barra

  • património

Passeio Marítimo de Oeiras
2780-267, Oeiras

Oeiras

Este forte, construído num ponto estratégico que permitisse dominar a entrada da barra, foi uma das mais importantes praças de guerra portuguesas. É dos fortes melhor conservados e o mais perfeito modelo deste tipo quinhentista e proveniente de Itália. De realçar as suas esplanadas, casamatas em abóbada e a cisterna.

Palácio do Marquês de Pombal / Palácio dos Condes

  • património

Largo Marquês de Pombal, 21
2780-289, Oeiras

Oeiras

Palácio de estilo pombalino, construído na segunda metade do século XVIII. Funcionava como quinta de recreio dos Marqueses de Pombal. De realçar a capela com pinturas do século XVIII, os azulejos existentes no interior e no exterior do imóvel, duas estátuas datadas do século XVIII da autoria de Machado de Castro e as cascatas dos jardins.

Povoado Pré-histórico de Leceia

  • património

Rua 7 de Junho
2730, Oeiras

Oeiras

Importante povoado fortificado, do Calcolítico pré-campaniforme, com cinco fases construtivas, referentes a diferentes fases de ocupação. Evidenciam-se estruturas habitacionais e sistemas defensivos compostos por muros e torres.

Quinta Real de Caxias/ Paço Real de Caxias

  • património

Estrada da Gibalta, 18-B
2760, Oeiras

Oeiras

Quinta construída no século XVIII pelo Infante Dom Francisco, filho de Dom Pedro II e de Dona Maria Sofia de Neuberg. Tornou-se residência real estival em 1834, tendo o rei Dom Luís aqui residido durante algumas semanas. No interior, destacam-se as várias pinturas nos tetos e nas paredes e, no exterior, destacam-se os belos jardins.

Igreja Matriz de Oeiras

  • património

Largo 5 de Outubro, 1
2780-225, Oeiras

Oeiras

Igreja com uma fachada principal a apresentar duas torres sineiras e alguns pormenores neoclássicos de interesse. Os altares encontram-se revestidos com mármore e ornamentados com retábulos.

1 2 3 ... 6 7 8 >