Os melhores locais para visitar

Aldeias em Bragança

Rio de Onor

  • campo
  • património

Rio de Onor
5300, Rio de Onor

Bragança

Aldeia luso-espanhola inserida na área protegida do Parque Natural de Montesinho. Distingue-se por preservar costumes ancestrais, como o regime comunitário de propriedade e de aproveitamento dos solos, e pelo singular dialeto dos seus habitantes. As casas, construídas em xisto e com varandas alpendradas, constituem belos exemplares da arquitetura regional. A aldeia está "dividida" em Rio de Onor de Baixo e Rio de Onor de Cima, que coexistem entre Portugal e Espanha.

Montesinho

  • campo
  • património

Montesinho
5300, Montesinho

Bragança

Aldeia situada a cerca de mil metros de altitude, inserida na designada "Terra Fria". Deu o nome ao Parque Natural de Montesinho, onde está integrada. Realce para a bela paisagem envolvente, com o verde dos lameiros a contrastar com o dourado e o avermelhado dos bosques, e para as construções em xisto e granito, de feição popular. Os seus habitantes ainda preservam alguns costumes comunitários ancestrais. Não deixe de visitar a casa abrigo e a barragem. A área é também propícia à prática de montanhismo.

França

  • campo
  • património

França
5300, França

Bragança

Aldeia típica da região, designada por Terra Fria Transmontana, inserida na área protegida do Parque Natural de Montesinho. Destacam-se os moinhos de água, o centro hípico, a barragem, os pombais e diversas construções de arquitetura popular. É uma zona de grande relevância faunística a nível europeu, constituindo o habitat de diversas espécies animais. Para os amantes do desporto ao ar livre é também uma área privilegiada, com vários roteiros pedestres sinalizados e prática de montanhismo. A música tradicional e a gastronomia típica, com destaque para o famoso cabrito à moda de Montesinho, são os aspetos mais salientes da cultura local.

Rabal

  • campo
  • património

Rabal
5300, Rabal

Bragança

Aldeia rural preservada, situada a noroeste da margem direita do rio Sabor. As fortificações pré-históricas existentes comprovam o povoamento muito remoto desta região.