Os melhores locais para visitar

Monumentos em Carrazeda de Ansiães

Igreja Matriz de Carrazeda de Ansiães

  • património

Rua Vasco da Gama
5140-082, Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

Monumento religioso tardo-barroco, composto por nave, capela-mor, sacristia, torre sineira e capela seiscentista. A torre sineira e os remates da fachada principal são em granito e, ao centro, está o relógio. O interior conserva um espólio notável que consagra: a pintura do teto da capela-mor, com a padroeira a ser torturada, e a capela do Morgado, onde está um retábulo maneirista.

Igreja Matriz de Lavandeira

  • património

Largo de Santa Eufémia
5140-144, Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

Templo tardo renascentista do período de transição para o barroco. Possui um alpendre apoiado em colunas toscanas, todo em granito. Evidenciam-se o retábulo, do século XVIII, do Divino Salvador, os vestígios de frescos nas paredes, a cobertura da nave e da capela-mor e o teto da sacristia em caixotões pintados.

Igreja Matriz de Belver

  • património

Rua Marechal Gomes da Costa
5140, Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

Monumento religioso simples, composto por nave, capela-mor e sacristia. A fachada principal apresenta, ao centro e no topo, torre sineira dupla e, no canto superior direito, um relógio. No interior destaca-se o arco triunfal revestido a talha e os retábulos de diferentes estilos, sendo que os colaterais são maneiristas e o retábulo lateral da nave neoclássico. A cobertura da nave representa os Evangelistas e os Apóstolos.

Anta de Zedes

  • património

EN628
5140-007, Zedes

Carrazeda de Ansiães

Monumento megalítico de tipo funerário, composto por câmara, nove esteios e laje de cobertura. Num dos esteios há vestígios de pinturas a vermelho. Nos seus escombros foram encontrados dois fragmentos de cerâmica manual e uma faca em sílex.

Anta da Pala da Moura

  • património

Vilarinho da Castanheira
5140, Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

Três antas com os esteios em pé, a suportar a tampa. Uma delas é conhecida pelo nome de Casa da Moura e mostra três dos esteios pintados com representações estilizadas de figuras humanas e de uma serpente.

Castelo de Carrazeda de Ansiães

  • património

EM632, 1
5140-144, Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

Do castelo de Carrazeda de Ansiães subsistem ruínas da vila amuralhada, das quais se destaca a Porta de S. Francisco, a Porta da Fonte Vedra, a de S. João e a Porta de S. Salvador, ladeada por duas torres, e a Torre de Menagem. No interior das muralhas existem restos de construções, evidenciando-se a igreja românica de S. Salvador.

Ruínas da Igreja de Ansiães

  • património

Selores
5140-252, Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

Igreja românica de um uma única nave, destacando-se a fachada principal em empena truncada, portal de arquivoltas decoradas por motivos fitomórficos e geométricos e tímpano profusamente decorado. Na nave existe um pequeno núcleo museológico onde se encontram fragmentos do pelourinho de Ansiães e estelas sepulcrais decoradas com símbolos solares, cruzes de Malta e Templária e estrelas judaicas.

Capela de Nossa Senhora da Conceição de Pena Fria

  • património

Pena Fria
5140-143, Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

Monumento religioso oitocentista composto por alpendre e capela retangulares. De pequenas dimensões, esta capela já foi bastante alterada, mas o seu alpendre evidencia a importância deste tipo de construção para os transeuntes que seguiam para Norte. O interior conserva pavimento em granito e cimentado. A toda a volta do interior existem bancos corridos em granito.

Igreja Matriz de Pombal

  • património

Largo da Igreja
5140-222, Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

Igreja Matriz de Linhares

  • património

Largo da Igreja
5140-154, Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

Edifício de dois corpos: nave e capela-mor. A igreja apresenta uma fachada com porta principal de lintel e jambas molduradas. Destaca-se a forte aplicação fitomórfica que a rodeia. No início do século foi feita a aplicação de um relógio. Possui torre sineira com a marcação nítida de dois registos, estando o sino no último. Encima a torre uma balaustrada e telhado em forma de agulha. Na capela-mor destacam-se os panos laterais que ostentam três janelas com um trabalho plástico interessante ao nível das molduras. O chão é de cantaria e as paredes rebocadas conduzem o visitante a olhar para a …

1 2 3 4 5 >