Os melhores locais para visitar

Monumentos em Serpa

Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe / Ermida de São Gens

  • património

Salvador
7830, Serpa

Serpa

O templo apresenta uma tipologia idêntica às ermidas edificadas no Baixo Alentejo ao longo do século XVI.

Ermida de Santa Luzia

  • património

EN255
7750-383, Pias

Serpa

Construída na Idade Moderna, esta pequena capela possui fachada com sineira lateral e uma só nave abobadada. Os pilares de apoio do arco triunfal têm bases e capitéis manuelinos. Realçam-se as pinturas a fresco, nas capelas laterais do interior da ermida.

Convento e Igreja de São Paulo / Mosteiro de Nossa Senhora da Consolação / Hospital de São Paulo

  • património

Largo de São Paulo
7830-386, Serpa

Serpa

São ambos, igreja e convento, de frades paulistas, da Serra de Ossa. A arquitetura é variada com chã, barroca e rococó.

Igreja Paroquial do Salvador / Igreja de São Salvador

  • património

Largo do Salvador
7830-330, Serpa

Serpa

Templo com vários toques arquitetónicos como maneirista, barroco e rococó. Sobressai o lavabo da sacristia, decorado com concheados, cartelas e volutas do período rococó.

Igreja de Santa Maria / Igreja Matriz de Serpa

  • património

Largo dos Santos Próculo e Hilarião
7830-385, Serpa

Serpa

Templo de traça gótica e maneirista, cuja construção remonta ao século XIV. Destaque para os azulejos seiscentistas da capela-mor, destinada a panteão da família dos Melos. Interior de três naves separadas por arcos quebrados sobre feixes de colunas.

Castelo de Serpa

  • património

Largo dos Santos Próculo e Hilarião
7830-428, Serpa

Serpa

O Castelo de Serpa faz parte do centro histórico. A fortificação está a 230 metros acima do nível do mar e é parte integrante da estrutura amuralhada de Serpa, mandada construir por D. Dinis.

Igreja de São Francisco

  • património

Largo de São Francisco
7830-386, Serpa

Serpa

Igreja de uma só nave precedida de ampla galilé com remate de cariz mudéjar, mandada construir em 1463 pelo duque de Beja (Infante D. Fernando) para os frades xabreganos. Durante o reino de D. Manuel foi reedificada. Salientam-se as abóbadas rebaixadas e artesoadas da galilé, capela-mor, claustro e sala do capítulo. Atente-se também na configuração invulgar do pequeno claustro e nos azulejos do século XVII.

Muralhas de Serpa

  • património

Rua das Portas de Beja
7830-431, Serpa

Serpa

Esta fortificação militar já existia desde a época romana, não existindo, no entanto, registo das destruições e reconstruções. A atual fortificação de Serpa foi mandada construir por D. Dinis e era constituída por um castelo poderoso e por uma dupla muralha torreada. Subsistem importantes panos de muralhas, sendo de destacar o que é encimado por uma longa arcaria do aqueduto, que se prolonga até uma monumental nora mourisca. Durante a guerra da Sucessão de Espanha a fortaleza sofreu grandes danos. Merecem especial referência as Portas de Moura e de Beja e o imponente solar dos Marqueses de Ficalho.

Convento de Santo António / Convento de São Francisco

  • património

Estrada de São Francisco
7830-415, Serpa

Serpa

Convento que denota as arquiteturas manuelina, maneirista e barroca. A sua origem é gótica, com destaque para o portal inscrito em alfiz e arco triunfal. É na decoração que se mostra o barroco, especialmente na pintura do teto.

Igreja de São Bento

  • património

EN392
7830, Aldeia Nova de São Bento

Serpa
1 2 3 4 >