O All About Portugal andou por Lisboa e Porto à descoberta de locais silenciosos para esquecer o ruído da cidade. Encontrou-os, e não precisou de ir muito longe! Bem próximo dos centros nevrálgicos das duas maiores cidades de Portugal, rodeados de estradas com trânsito e ruas apinhadas de gente, há locais que são autênticos oásis no meio do caos citadino. Ideais para relaxar em contacto com a Natureza, vai encontrar as condições perfeitas para ler um livro, praticar desporto ou, simplesmente, deixar-se embalar pelo canto dos pássaros. O silêncio, cada vez mais raro, é um bem precioso nos dias de hoje. Aproveite!

Jardim da Fundação Gulbenkian

Jardim da Fundação Gulbenkian

Em plena Avenida de Berna, bem no centro de Lisboa, descubra este refúgio de paz e tranquilidade. Referência da arquitetura paisagista em Portugal, o maravilhoso labirinto de vegetação, trilhos e lagos são um irresistível convite ao bem-estar. Perfeito para a prática de ioga, meditação ou para ler um bom livro.

Estufa fria / Parque Eduardo VII

Estufa fria / Parque Eduardo VII

No topo da sempre movimentada Avenida da Liberdade, o Parque Eduardo VII é um dos locais mais aprazíveis para descansar do bulício da capital. Num dos cantos do Parque, deslumbre-se com a vegetação luxuriante desta minifloresta, pontuada por lagos e cascatas. Relaxe e desfrute do silêncio, rodeado por árvores e plantas dos quatro cantos do mundo.

Quinta das Conchas e dos Lilases

Quinta das Conchas e dos Lilases

É uma das maiores manchas verdes de Lisboa, mas ainda a salvo das multidões. Os seus 25 hectares acolhem três áreas de características bem diferentes. Se não vai pela prática desportiva, mas apenas pela tranquilidade, procure a zona da Mata da Quinta das Conchas, uma zona de vegetação mais densa e mais afastada da confusão citadina.

Monsanto

Monsanto

É considerado o pulmão da cidade, a poucos minutos do centro de Lisboa. São quase 1000 hectares de floresta para descobrir, rodeado de Natureza. Por entre trilhos mais ou menos sinuosos, miradouros com vistas de tirar o fôlego e muitos tons de verde, encontre o seu local favorito para correr, praticar ioga ou, simplesmente, relaxar.

Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

É o mais romântico dos jardins do Porto. Projetado no final do século XIX, combina com harmonia, Natureza, arte e um dos mais belos vislumbres do Rio Douro. Se procura o seu momento zen, é bem capaz de o encontrar entre plantas exóticas, lagos com patos e pavões à solta. Se puder, deixe-se ficar até ao pôr-do-sol. É impressionante.

Parque de São Roque

Parque de São Roque

Fora dos tradicionais circuitos turísticos, é um dos tesouros mais bem guardados do Porto. Na zona oriental da cidade, bem próximo do Estádio do Dragão, estenda-se nos relvados, descanse à sombra de árvores centenárias, perca-se no labirinto, encante-se com o Palacete ou deslumbre-se com as vistas de sonho para o Rio Douro.

Parque da Cidade

Parque da Cidade

Corre paralelo à movimentada Avenida da Boavista, mas rapidamente esquecerá o som das buzinas e o rugir dos motores. É muito frequentado por desportistas e famílias em momentos de lazer, mas, com mais de 80 hectares de jardins, espelhos de água e pequenos bosques, facilmente encontrará o seu cantinho de paz.

Jardim de Serralves

Jardim de Serralves

Bosques e relvados generosos, lagos, alamedas, tudo combinado de forma magistral em estilo art-déco. É um dos mais extraordinários espaços verdes da Cidade Invicta e o local perfeito para quem anseia por silêncio e tranquilidade. Mas atente na dica: fuja dos primeiros domingos de cada mês. A entrada, de manhã, é gratuita e os jardins enchem-se de gente.

 

Apesar de tudo, fique a saber que é possível descansar no conforto de sua casa. Pode encontrar a paz e o silêncio de que precisa dentro do seu lar, com a ajuda dos painéis acústicos WoodUpp.