Se é “louco” por futebol e vem a Lisboa, fique a saber que há locais incontornáveis de visita obrigatória para quem passa pela capital de Portugal. Desde o estádio que marcou para sempre o início da carreira internacional de Cristiano Ronaldo à estátua de outro dos maiores futebolistas portugueses de todos os tempos, Eusébio, há muito para ver. Foi esta a cidade escolhida pela UEFA para acolher uma inédita fase final da Liga dos Campeões a oito, disputada a uma só mão com os jogos a decorrerem nos Estádios de Benfica e Sporting. O All About Portugal diz-lhe quais os pontos que não pode perder.

Ponto de partida: Estádio do Benfica

Ponto de partida: Estádio do Benfica

Sugerimos que comece pelo Estádio da Luz, o maior do país e casa de um dos mais titulados clubes de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, cujo símbolo é a águia. Com capacidade para mais de 65 mil espectadores, destaca-se pela sobriedade, em que o betão se mistura com o vermelho, e já foi palco de jogos decisivos como uma final da Liga dos Campeões ou do Campeonato da Europa de 2004. Há visitas guiadas ao interior do recinto, mas antes ou depois de o fazer não pode deixar de tirar uma fotografia junto da estátua de Eusébio, um dos maiores jogadores da história do futebol português. Visite também o Museu Cosme Damião, onde poderá ficar a saber mais sobre a história do clube e ver inúmeros troféus conquistados. Junte o útil ao agradável e aproveite para almoçar ou jantar no restaurante Luz by Chakall, situado nas instalações do estádio.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

A poucos quilómetros fica o Estádio José Alvalade, onde joga o Sporting Clube de Portugal, eterno rival do Benfica. Foi na inauguração deste recinto em agosto de 2003 que um então desconhecido Cristiano Ronaldo arrancou uma portentosa exibição frente ao Manchester United, que lhe valeu a transferência para o colosso inglês e lhe abriu portas para se tornar num dos melhores do mundo. O clube verde e branco orgulha-se de ter formado os dois únicos futebolistas portugueses que já conquistaram a“Bola de Ouro”: precisamente CR7 e, também, Luís Figo. O leão é o símbolo do clube e até tem direito a ornamentar uma Rotunda, situada nas proximidades do estádio e do pavilhão. Não deixe de visitar igualmente o Museu Sporting.

Os fãs de Cristiano Ronaldo não podem vir a Lisboa sem conhecerem o hotel e o restaurante que o craque abriu com a sua chancela em 2016. Situados no “coração” da cidade, o Pestana CR7 Hotel e o CR7 Corner Bar & Bistrô apresentam pormenores decorativos relacionados com o futebol que o vão, de certo, deixar deliciado. Não muito longe dali, fica a Praça Marquês de Pombal, local icónico da cidade que é “invadido” pelos eufóricos simpatizantes de Benfica e Sporting quando os seus clubes vencem o campeonato português.

Nos arredores de Lisboa...

Nos arredores de Lisboa...

Outro campo emblemático que não pode deixar de ver é o Estádio do Jamor, nos arredores de Lisboa, onde habitualmente é disputada a final da Taça de Portugal. Nesta zona, localizada no vizinho concelho de Oeiras, aproveite para passear e praticar desporto ao ar livre. No Centro Desportivo do Jamor não faltam opções, desde campos de futebol, ténis, rugby, golfe ou minigolfe a pista de atletismo, escalada, circuito de manutenção, parque aventura, pista de atividades náuticas, piscinas ou tiro ao arco. Se adora futebol, mas não é dado a grandes exercícios, pode simplesmente fazer um percurso pedonal neste parque bastante aprazível, enquanto os mais novos podem brincar numa área de jogo e recreio. Nas redondezas fica a Cidade do Futebol, “quartel-general” da seleção que se sagrou surpreendentemente campeã da Europa em 2016 e que também acolhe a sede da Federação Portuguesa de Futebol.

Atividades em família

Atividades em família

Por sua vez, o Footlab é um espaço que as crianças, e não só, vão adorar. Localizado em Carnaxide, é, de acordo com os seus responsáveis, o primeiro laboratório de futebol aberto ao público em todo o mundo. São avaliadas características como a potência, técnica ou velocidade. Um espaço a não perder, sobretudo, se estiver de visita em família e onde também poderá jogar à bola.

Se é fã de Luís Figo fique a saber que o antigo jogador de Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão tem várias academias com o seu nome espalhadas pelo país e, especialmente, na zona da capital. A primeira a ser criada, e uma das mais conhecidas, é a Escolinha do Figo da Quinta da Marinha, inaugurada em 2011, em Cascais. Este espaço assume, em simultâneo, as valências de escola de futebol e de parque temático. Já no Estoril, aproveite para conhecer o Estádio António Coimbra da Mota, onde joga o Grupo Desportivo Estoril Praia, o primeiro clube da carreira de Fernando Santos, o selecionador que guiou Portugal à conquista do Europeu, na longínqua década de 1980 na antiga IIª Divisão.

Está disponível para se deslocar um pouco mais longe? Atravesse a Ponte Vasco da Gama e conheça a Margem Sul, para ficar a saber mais sobre os primeiros passos de outras figuras do futebol português. Comece pelo Estádio do Amora Futebol Clube, onde Jorge Jesus iniciou a sua carreira como treinador na então III Divisão. O experiente treinador conquistou três campeonatos portugueses pelo Benfica e, mais recentemente, o campeonato brasileiro e a Taça dos Libertadores pelo Flamengo.

Para terminar este périplo em grande, nada melhor do que passar pelo Montijo, onde não é difícil encontrar quem lhe possa contar algumas histórias sobre dois dos filhos mais famosos da terra: Paulo Futre e Fernando Mendes. O primeiro foi campeão europeu pelo FC Porto e ainda hoje é recordado como um dos melhores jogadores da história do Atlético de Madrid. O segundo é autor de um feito inigualável em Portugal, ao ser o único a ter jogado nos cinco clubes que já conquistaram o campeonato português: Sporting, Benfica, Boavista, Belenenses e FC Porto. É obra!