Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Estremoz
Porta dos Currais
- património
Rua 1º de Maio
7100-515, Estremoz
É uma das portas que dá acesso à cidade, construída em mármore branco. No topo pode ver-se um nicho com um santo, ladeado por duas torres.
Vila Medieval de Évora Monte
- património
Rua de Santa Maria
7100-314, Estremoz
O nome desta vila resulta da sua localização, um monte com 500 metros de altitude, onde no topo foi construído o castelo. As vistas que este lugar proporciona são magníficas.
Edifício do Águia D'Ouro
- património
Rossio Marquês de Pombal, 27-29
7100-513, Estremoz
Edifício eclético, excêntrico, conforme pode constatar-se através da utilização de diversas cores, formas geométricas e materiais, facto que evidencia o estilo tardio de Arte Nova desta construção. Atualmente serve de café e restaurante e é dos espaços mais conhecidos da região.
Miradouro do Castelo de Évora Monte
- campo
- lazer
Rua da Convenção
7100, Estremoz
Situado a 474 metros de altitud, el Castillo de Évora Monte ofrece una hermosa vista de la llanura alentejana. Al norte, se vislumbra la Serra de São Mamede. Al sur, el paisaje está dominado por las casas de Évora y la Serra de Mendro. Más al este, el frondoso bosque de eucaliptos de la Serra da Ossa colorea el paisaje alentejano.
Centro Ciência Viva de Estremoz
- património
Convento das Maltezas
7100-513, Estremoz
No Centro Ciência Viva de Estremoz os visitantes podem descobrie como funciona o planeta Terra. Aqui, a Ciência e a Tecnologia rompem as paredes dos laboratórios que normalmente as confinam, vindo ao encontro dos visitantes, permitindo-lhes interagir com o que está exposto.
Serra D'Ossa
- campo
Serra D'Ossa
7100, Estremoz
Serra com o pico mais alto a 653 metros de altitude, situada entre Estremoz e o Redondo. Possui grande variedade de plantas e animais, como, por exemplo, a planta insetívora chamada orvalho-do-sol. Apesar da imensa plantação de eucaliptos que conheceu na década de 50 e após ter ardido, em 2003, continua a ser o pulmão de vários concelhos do Alentejo. É também o local onde se encontra, desde, 1182, o Convento de São Paulo.
Igreja de Santa Maria
- património
Largo Dom Dinis, 14
7100-509, Estremoz
Templo quinhentista, situado junto ao Castelo, integrado no tipo das igrejas-salão. É considerada uma das obras religiosas mais importantes da fase final da renascença na região do Alentejo. O seu recheio inclui pedras tumulares com as armas das mais notáveis famílias portuguesas. O projeto é atribuído a Miguel de Arruda.
Paço Real de Dom Dinis
- património
Largo Dom Dinis, 14
7100-509, Estremoz
Situado na periferia do Castelo de Estremoz, o velho Paço Dinisiano está reduzido a uma pequena galilé de abóbada de nervuras, com uma série de arcos ogivais de colunas geminadas.
Convento dos Congregados de São Filipe Néri
- património
Rossio Marquês de Pombal
7100-513, Estremoz
Construção de princípios do século XVIII, funcionou como palácio de D. Constantino de Bragança, vice-rei da Índia e só depois como convento. Realce para o trabalho de cantaria e os azulejos, que ilustram cenas da vida de S. Filipe de Néri, e a beleza dos mármores da escadaria, com cenas de caça.
Castelo de Évoramonte
- património
Rua da Convenção, 6
7100-314, Estremoz
Castelo situado sobre um monte escarpado na extremidade ocidental da serra de Ossa. Da fortificação original subsistem a cerca e portas do reinado de D. Dinis. No interior das muralhas o destaque vai para o Paço de Homenagem, que forma, com torre de menagem um vasto quadrilátero regular. O projeto do paço tem inspiração nos palácios do Renascimento italiano.