Os melhores locais para visitar

Descobrir novos lugares em Mértola

Pulo do Lobo

  • campo
  • praia

Pulo do Lobo
7750, Mértola

Mértola

Abrangida pelos concelhos de Mértola e Serpa esta queda de água é de rara beleza. Apresenta cerca de 14 metros de altura, num local de rico património geológico, onde o rio passa com enorme fragor entre dois penhascos. Um estreito de pedra estrangula de tal forma o rio, que o faz saltar, formando uma cascata. A paisagem imponente confere uma beleza ímpar a este local repleto de lendas e estórias. Em alturas de cheias, o desnível fica reduzido permitindo que várias espécies subam a montante para desovar.

Parque Natural do Vale do Guadiana

  • campo

Amêndoeira da Serra
7750-302, Mértola

Mértola

Criado em 1995, o Parque Natural do Guadiana, que engloba os concelhos de Mértola e Serpa, apresenta uma flora, uma fauna, uma morfologia e, sobretudo, aspetos paisagísticos de grande beleza e interesse. O troço médio do vale do Guadiana, entre Pulo do Lobo e a foz da ribeira do Vascão, com os vales encaixados e os diversos afluentes, apresenta uma beleza acima da média. São de destacar a presença do javali, do sisão, da abetarda, da lontra, da cegonha-negra, do grifo, dos zambujeiros e das aroeiras.

Azenhas do Guadiana

  • património

Mértola
7750, Mértola

Mértola

As azenhas aproveitavam, no passado, a corrente do Guadiana para transformar o cereal em farinha. Nos dias de hoje, as azenhas são locais de lazer.

Mina de São Domingos

  • património

Corte do Pinto
7750-102, Corte do Pinto

Mértola

Complexo mineiro instalado no século XIX para a exploração de uma mina de pirite cuprífera cujo depósito havia sido explorado já em época romana e pré-romana. Os principais elementos extraídos durante a exploração moderna, entre 1854 e 1966, foram o cobre e o enxofre. Depois do encerramento da mina o equipamento foi desmantelado e vendido, restando hoje a paisagem marcada pela atividade mineira e pela drenagem ácida.

Museu de Mértola - Basílica Paleocristã

  • património

Largo do Rossio do Carmo
7750-326, Mértola

Mértola

Esta basílica funerária situava-se junto da via romana que ligava Mértola a Beja. Este importante monumento foi parcialmente escavado nos finais do séc. XIX e dele retiradas algumas inscrições funerárias hoje recolhidas no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa. Atualmente funciona um museu onde se conservam as fundações e os pavimentos da antiga igreja. Neste núcleo museológico podem ser observadas estelas epigrafadas que constituem o mais importante conjunto de lápides funerárias de época paleocristã encontrado em Portugal.

Mértola

  • campo
  • património

Mértola
7750, Mértola

Mértola

Situado num promontório sobranceiro à margem direita do rio Guadiana e à margem esquerda da ribeira de Oeiras está o aglomerado urbano de Mértola. A sua localização privilegiada permitiu grande relevância militar e comercial. Esta vila pitoresca, com casas tradicionais e um património construído relevante, configura-lhe o estatuto de "Vila Museu". A intensa atividade arqueológica pôs a descoberto o vasto património. Um passeio em Mértola revela o Castelo e a Igreja Matriz, ambos classificados como Monumento Nacional.

Canais do Rio Guadiana

  • património

Mértola
7750-310, Mértola

Mértola

Os canais foram usados, no Guadiana, para capturar peixe. No concelho de Mértola existem as últimas armadilhas deste tipo, que saíram de uso, onde se desviam os peixes para locais onde era mais fácil pescá-los.

Torre do Relógio de Mértola

  • património

Rua Dom Sancho II, 15
7750-360, Mértola

Mértola

É provável que a Torre do Relógio tenha sido erguida em finais do século XVI ou inícios do Século XVII, no contexto da reorganização da zona urbana da Praça do Município. Esta edificação foi erguida na proximidade de um conjunto de construções representativas do poder político, administrativo, judicial e económico e reaproveitando um antigo torreão da muralha, passou a marcar o limite da Praça do Município e a assumir-se como um dos elementos emblemáticos de Mértola. Em 1896 o relógio primitivo é substituído por outro mais recente que vai continuar a marca o tempo da Vila Velha até aos nossos …

Praia Fluvial da Tapada Grande

  • praia

Praia da Tapada Grande
7750-148, Corte do Pinto

Mértola

Praia situada junto à Mina de S. Domingos, na albufeira da Barragem da Tapada Grande, pertencente ao Parque Natural do Guadiana. Constitui um polo de atração turística, sobretudo nos meses de verão, por tratar-se de um local onde, para além da praia fluvial, dispõe de um conjunto de infraestruturas que permitem passar agradáveis momentos de lazer, refugiando-se das altas temperaturas que se fazem sentir. O bar da praia dispõe de uma esplanada e confeciona vários petiscos.

Castelo de Mértola

  • património

Largo da Igreja
7750-338, Mértola

Mértola

Castelo de arquitetura românica e gótica, com torres quadrangulares. A torre de menagem está sobre a encosta mais alcantilada. Das portas medievais, somente se conserva a da Misericórdia, sobre o rio Guadiana. A antiga alcáçova, assim como troços importantes da muralha que envolvia a população, ainda se mantêm conservados. Trabalhos arqueológicos realizados na alcáçova do castelo puseram a descoberto um bairro mouro dos séculos XII/XIII, e várias estruturas romanas do século IV. As peças cerâmicas árabes encontradas estão expostas no núcleo do museu de Mértola.

1 2 3 ... 19 20 21 >