Os melhores locais para visitar

Descobrir novos lugares em Montalegre

Casa do Preto

  • restauração

Largo do Salgueiro, 3
5470-370, Pitões das Júnias

Montalegre

A Casa do Preto, em Montalegre, além de oferecer uma monumental vista sobre a Serra do Gerês, orgulha-se de apresentar na ementa várias propostas de carne, todas elas saídas de produção própria, o que garante uma qualidade acrescida nos produtos usados na confecção. Também os enchidos, servidos como entrada, são caseiros e perfeitos para iniciar a refeição, que pode muito bem ser composta por uma Posta Barrosã, uma Ilhada grelhada ou pelo Cozido à Barrosã. Há um tradicional Cabrito estufado, mas apenas por encomenda.

Ponte da Misarela

  • património

Sidrós
5470-127, Ferral

Montalegre

Ponte de origem medieval localizada sobre o rio Rabagão, fazendo ligação entre as freguesias de Ferral e Ruivães. Os locais chamam-lhe “Ponte do Inferno” ou ainda “Ponte do Diabo”, devido à sua fisionomia especial conferida pelo relevo íngreme. Acredita-se que terá servido para as tropas do General Soult, a 17 de Maio de 1809, fugirem da perseguição das tropas anglo-lusas de Wellesley e debandarem do território nacional. Trata-se de uma sólida construção em granito que se ergue voluptuosamente a cerca de quinze metros, sobre uma garganta estreita do rio Rabagão.

Cascata de Pitões das Júnias

  • campo
  • praia

Pitões das Júnias
5470, Pitões das Júnias

Montalegre

A cascata de Pitões das Júnias, em pleno Parque Nacional Peneda-Gêres, é abastecida pelas águas cristalinas que passam junto ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias. Tem uma primeira queda de cerca de 30 metros seguida de várias outras. Todo este cenário encontra-se envolvido por um belo carvalhal centenário.

Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes

  • património

Terreiro do Açougue, 11
5470-251, Montalegre

Montalegre

O Ecomuseu do Barroso assume-se como elemento âncora da estratégia de desenvolvimento integrado e sustentável do território barrosão. Integra funções de documentação, investigação e interpretação dos valores culturais e naturais da região. A sede funciona como Centro Interpretativo da Região, com uma grande criatividade e capacidade de motivar os visitantes a conhecer os polos temáticos espalhados pelo concelho. Está situado na zona envolvente ao Castelo de Montalegre, sendo parte integrante da sua linha de muralha. Pretende-se que o espaço público ofereça ao visitante a experiência dos sentidos que podem usufruir nesta região: o som dos carros de bois, as imagens …

Igreja do Castelo de Montalegre / Antiga Igreja Matriz de Montalegre

  • património

Terreiro do Açougue
5470-250, Montalegre

Montalegre

A igreja do Castelo é uma das duas igrejas da zona medieval da vila. Esta igreja – que era a Matriz antes da construção da Igreja Nova – está efectivamente muito próxima do castelo. Rodeiam-na muitas e frondosas arvores, que lhe dão um ambiente sereno e pacato de muito reconhecimento. Embora seja de origem medieval, a traça actual deve remontar ao século XVII. Nela merece destaque a torre sineira que, tal como em muitas igrejas da região, está separada do corpo principal do templo, ao qual fica fronteira, tendo acesso próprio pelo exterior. É constituída por uma nave e uma …

Igreja Velha de Salto

  • património

Salto
5470-430, Salto

Montalegre

Quem entra em Salto e segue até à zona central da vila, não fica indiferente à imponente imagem eclesial situada no topo da Rua Padre Manuel José Jorge, em paralelo granítico. Trata-se da antiga igreja matriz de salto, talvez o principal ícone desta vila. É um edifício de traça romântica, que foi sofrendo algumas remodelações estruturais ao longo do tempo. Nas paredes Norte e Sul da nave é possível ver troços da perfeição com que pedras foram sobrepostas na construção do edifício. Deslocados para a traseira da igreja, alinhados na bordadura do adro ajardinado e bem tratado, observam-se quatro arcas …

Castro de São Vicente da Chã/ Castro dos Mouros

  • património

Penedones
5470-069, Montalegre

Montalegre

Este povoado fortificado conserva uma parte das três linhas de muralha e um fosso que o circunda parcialmente. Encontra-se estrategicamente implantado numa curva do rio Rabagão, sendo defendido por este. Na muralha intermédia ainda se observa uma porta de acesso ao povoado. Tudo indica que o castro se tenha desenvolvido sobretudo nas plataformas superiores, dentro dos limites da segunda muralha, pois são aí visíveis ruínas de construções de aparelho castrejo. O povoado cinge-se ao cabeço, à exceção de um prolongamento de muralha externa para uma rechã natural onde se identificam algumas construções. Distinguem-se, neste local, vestígios de estruturas, fragmentos de …

Paço de Vilar de Perdizes

  • património

Rua do Paço
5470-461, Montalegre

Montalegre

Complexo de grande valor histórico constituído por solar e hospital, botica, capela com cruzeiro junto ao caminho de Santiago. Constitui um dos poucos, senão único, Morgadio em Portugal que se sabe ter sido instruído por comenda pontifica. A origem deste Paço esta Intimamente ligada a Santiago da Compostela, pois a criação inicial da botica e hospital tinha como objectivo o apoio a esse peregrinos. O hospital teria capacidade para 9 a 12 indivíduos e, ao que parece, estava relativamente bem apetrechado, visto a carta de instituição determinar oferecer um caldo de azeite, caldo de carneiro e frango. Aliás, em Vilar …

Albufeira do Alto Rabagão

  • campo
  • praia

Albufeira do Alto Rabagão
5470, Montalegre

Montalegre

Barragem do tipo misto, uma parte do tipo de gravidade e outra do tipo arco, alimentada pelo rio Rabagão, pertencente à Bacia Hidrográfica do Cávado. Foi concluída em 1964, apresentando 94 metros de altura e 1897 metros de comprimento de coroamento, com uma capacidade de descarga máxima de 500m3/s. Trata-se da segunda maior Barragem de Portugal, logo a seguir à Barragem do Alqueva, sendo muito procurada pelos pescadores. O barbo, a boga e o escalo (também conhecido por robalinho) são as espécies piscícolas mais comuns. É ainda autorizada a prática de outras actividades desportivas e de lazer, como o surf, …

Antigas Minas de Volfrâmio da Borralha

  • património

Borralha
5470-407, Montalegre

Montalegre

O antigo couto mineiro da Borralha circunscrevia-se às freguesias de Salto e Venda Nova e ainda à freguesia de Campos, já no Concelho de Vieira do Minho, sendo composto por 36 concessões, num total de cerca de 1788 hectares de território. Dessas concessões, 28 eram de volfrâmio e estanho, dez de estanho e dois de volfrâmio, cobre, prata. Estas minas empregaram milhares de pessoas, transformaram e dinamizaram o local, dando-lhe visibilidade a nível nacional e internacional.

1 2 3 ... 72 73 74 >