Góis

Góis é um pequeno concelho rural que dista 40 quilómetros de Coimbra. Está inserido no vale do Ceira e conta com mais de oito séculos de existência. As linhas quinhentistas do traçado topográfico de Góis mantêm-se até hoje, apesar das alterações que a passagem do tempo impôs. Embora pequeno, o concelho conserva monumentos arquitetónicos valiosos dos séculos XVII a XIX, além de espaços verdes magníficos, caraterizados não só pela beleza das paisagens, mas também pela tranquilidade. A gastronomia segue os sabores das regiões envolventes. Sopa de castanha, chanfana, bucho recheado, torresmos, tibornada de bacalhau e o arroz de sardinha são alguns dos mais caraterísticos. Nos doces, o Bolo de Góis, o Bolo da Várzea, o arroz-doce e as filhós de mel são muito solicitados.

O que fazer em Góis

Onde Comer em Góis

Onde dormir em Góis

Casa da Cerejinha
Casa da Cerejinha

Casa típica de construção em xisto, inserida num cenário natural de grande beleza, rodeada por uma montanha e uma ribeira com cascatas e lagoas. Foi recuperada…

Casa de São Francisco da Chã
Casa de São Francisco da Chã

Casa do século XIX, classificada como Imóvel de Interesse Público, com uma decoração peculiar, criando um ambiente muito agradável e acolhedor. Toda a casa est…

Casa da Comareira
Casa da Comareira

Casa situada na aldeia da Comareira, uma das aldeias de xisto da serra da Lousã. É administrada pela Lousitânea - Liga de Amigos da Lousã, que promove uma séri…

Perto de Góis

Penela

Penela


Localizado no centro do país, Penela é o concelho mais a sul do distrito de Coimbra, fazendo fronteira com Ansião, Figueiró dos Vinhos, Condeixa-a-No…

Figueira da Foz

Figueira da Foz


Conhecida como a “Rainha da Costa da Prata”, as suas belas e extensas praias atraem turistas de todo o mundo, seduzidos também pelo Casino, hotéis e …

Lousã

Lousã


Grande parte do concelho da Lousã é preenchida pela Serra da Lousã, caracterizada pelos declives e desníveis acentuados, pelas ribeiras, pela densa v…

Penacova

Penacova


O topónimo do concelho deriva da junção do termo “pen” e “cova”, sendo que o primeiro deu origem à palavra portuguesa penha (monte ou rochedo) e cova…