Pinhel
O concelho de Pinhel é ladeado por dois cursos de água – o rio Massueime a Oeste e o rio Coa a Leste – e o seu topónimo advém da grande quantidade de pinheiros existentes naquela zona. Os pinhelenses vivem sobretudo da agricultura cada vez mais extensiva do olival e da vinha, sendo que a Adega Cooperativa de Pinhel já conquistou reconhecimento internacional, da extração de pedra, do artesanato, da transformação de carnes e amêndoa e, acima de tudo, do turismo e hotelaria, para isso contribuindo a grande herança monumental e histórica do concelho. Na gastronomia, o destaque vai para os típicos “enchidos de Pala”, o azeite, o vinho e as cavacas doces.
O que fazer em Pinhel
Onde Comer em Pinhel
Onde dormir em Pinhel
Localizadas na aldeia do Juízo, estas simpáticas casas ficam no cruzamento da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal e da Grande Rota do Vale do Côa. D…
Perto de Pinhel
Aguiar da Beira
Aguiar da Beira integra o distrito da Guarda e faz parte da região demarcada dos vinhos do Dão, sendo a agricultura a principal ocupação de grande pa…
Fornos de Algodres
Fornos de Algodres, no sopé da Serra da Estrela, é terra de horizontes largos e História antiga. Estenda o olhar da Fraga da Pena ao Castro de Santia…
Celorico da Beira
Localizada no maciço montanhoso da Serra da Estrela, a vila de Celorico da Beira divide-se em duas zonas marcadamente distintas: a zona de Serra, com…
Guarda
A Guarda é conhecida como a cidade dos cinco F´s: forte, farta, fria, fiel e formosa. Trata-se da mais alta cidade portuguesa, com cerca de 1050 metr…