Se está de viagem a Lisboa com os dias e o tempo contado ao pormenor, o All About Portugal dá-lhe uma ajuda com uma lista de atrações em Lisboa que não o vão desiludir para conhecer o que de melhor a capital portuguesa tem para oferecer. Aqui encontrará um pouco de tudo, desde a cultura portuguesa ao património rico e histórico, passando pelas atrações mais contemporâneas e até aos percursos pelas zonas nobres e mais históricas da cidade, mas não só. Não deixamos de lhe indicar quais as atrações mais procuradas às portas da cidade, como a inevitável vila de Sintra. Tome nota destas sugestões e parta à descoberta. 

 

Alfama

Alfama

Este bairro pitoresco de Lisboa está situado entre o castelo e o rio. As suas casas típicas e as ruas estreitas resistiram ao terramoto de 1755. Testemunhe a vida deste bairro que está constantemente a rejuvenescer  com novas lojas e restaurantes, abrindo caminho pelas vielas e ruas íngremes até lhe faltar a força.

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa é, desde 1998, o ano em que foi inaugurado, uma experiência presente em qualquer guia de viagem sobre Lisboa. Situa-se na Doca dos Olivais, no Parque das Nações, e oferece a tradicional visita aos aquários e também às exposições regulares sobre os oceanos. Recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes, por isso recomendamos que planeie o sua visita com antecedência no website oficial.

À Descoberta de Belém

À Descoberta de Belém

Belém é a zona nobre da cidade de Lisboa onde num curto espaço se encontram as melhores atrações da capital. Não precisa de andar muito para encontrar um local obrigatório de visita. Descubra a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional dos Coches, o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, entre outras atrações. Para terminar, não perca a oportunidade de saborear os famosos Pastéis de Belém.

Museu do Fado

Museu do Fado

Se tem a irresistível curiosidade em entender a simbologia do Fado e a importância que esta canção tem para a cidade de Lisboa e para a cultura portuguesa, sugerimos uma visita ao Museu do Fado. Este museu incorpora um grande espólio, desde fotografias, cartazes, partituras, instrumentos musicais, fonogramas, trajes e adereços de atuação, entre muitos objetos alusivos ao Fado.

Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é um dos monumentos mais visitados em Portugal. Tem o miradouro com a vista mais completa de Lisboa. Este local é, por isso, a partir da Torre de Ulisses, um dos mais privilegiados sítios para fotografar a cidade, desde a zona histórica até à mancha florestal de Monsanto, o Rio Tejo e o Monumento a Cristo Rei.

Castelo dos Mouros

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros faz parte do roteiro dos Parques e Monumentos de Sintra. Fundado no século X, é uma fortificação da época de ocupação muçulmana da Península Ibérica. As suas muralhas irregulares muito fustigadas pelos ventos marítimos fortes contornam o castelo. Deambule no cimo das muralhas e usufrua da vista panorâmica sobre a vila e a Serra de Sintra.

Palácio da Pena

Palácio da Pena

No cume da serra, o exótico Palácio da Pena assume-se como um dos mais belos exemplares do romantismo do século XIX. A sua cúpula amarela é uma imagem icónica e um postal de Portugal. Explore toda a zona envolvente que é também um parque natural, onde abundam bosques, lagoas e penedos graníticos, cobertos com o veludo dos musgos.

Bairro Alto

Bairro Alto

O Bairro Alto é das zonas mais movimentadas e cosmopolitas de Lisboa. As suas ruas estreitas, o casario secular e, principalmente, a diversidade dos espaços (lojas, galerias, casas de fado, restaurantes e bares), convertem este bairro num local de irreverência e boémia. O que lhe propomos é um passeio do Bairro Alto ao Cais do Sodré que o levará a conhecer uma parte significativa da cultura lisboeta. Mergulhe na cidade e deixe-se levar.

Jardim Calouste Gulbenkian

Jardim Calouste Gulbenkian

Em pleno centro de Lisboa, não podia haver melhor sugestão para combinar cultura, lazer e momentos de relaxamento do que os jardins da Calouste Gulbenkian. Este belíssimo espaço dispõe de lagos, muitos espaços ajardinados para estender a toalha e poder fazer um piquenique, ler ou simplesmente repousar depois de um dia inteiro a caminhar pela cidade. Dispõe ainda de um anfiteatro ao ar livre muito concorrido para ler relaxadamente.

Praça do Comércio

Praça do Comércio

Também conhecida como Terreiro do Paço, não há melhor forma de terminar um passeio pela Baixa Pombalina. Contemple a Praça do Comércio em todo o seu esplendor com o Rio Tejo como pano de fundo e a estátua de Dom José I a cavalo no centro da praça. É um dos locais mais icónicos para uma fotografia de recordação.

Elevador de Santa Justa

Elevador de Santa Justa

O Elevador de Santa Justa é uma das atrações mais visitadas de Lisboa. Para além do interesse e curiosidade em conhecer esta estrutura da autoria de Mesnier du Ponsard, depois de subir no elevador tem acesso a um dos miradouros mais espetaculares da cidade, a que pode aceder através de uma escadaria em espiral. No terraço desta torre pode apreciar a vista esplêndida sobre a Baixa Pombalina, o Castelo de São Jorge e o Rio Tejo.

Chiado

Chiado

É um dos bairros mais carismáticos e acarinhados da cidade, com muita história e comércio. Aqui as ruas fervilham de entusiasmo, movimento e animação. Se procura o sítio perfeito fazer compras no comércio tradicional em busca de recordações ou produtos locais, não podia escolher melhor local do que a zona do Chiado. Não faltam opções também para encontrar bons restaurantes e bares.