É, sem dúvida, longe das luzes das cidades que o manto celestial se revela mais claramente e o melhor sítio onde ver as estrelas, galáxias e constelações. Com uma riqueza natural incomparável, Portugal é rico em lugares deslumbrantes onde os amantes da astronomia têm a oportunidade de mergulhar na beleza do céu noturno. Quer seja no pico de uma montanha, numa falésia vertiginosa que acaba no mar ou simplesmente deitado num confortável colchão, deixe-se inspirar pelos mistérios do universo, com os olhos postos no céu e acompanhe-nos nesta nova tendência de viagem: o astroturismo.

Serra do Gerês

Serra do Gerês

No Parque Nacional da Peneda-Gerês, classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, encontrará vastas áreas de Natureza completamente intocadas pela mão do Homem. Isso, aliado à escassa “poluição” luminosa deste território, com cerca de 70 hectares de área, faz com que se converta num sítio idílico onde ver as estrelas. Sugerimos uma subida ao Pico da Nevosa, o ponto mais alto do Gerês e o segundo mais alto de Portugal Continental, que se ergue a 1546 metros de altitude e proporciona vistas únicas para todo o Minho, Trás-os-Montes e a vizinha Galiza. Mas fica já o aviso, que seguir o trilho até lá é só para os mais aventureiros, visto que o percurso é difícil e com alguns perigos. Os menos preparados podem experimentar outros trilhos do território e até fazê-los durante a noite. Outra boa opção é um mergulho sob a luz da lua, numa das inúmeras lagoas e cascatas do parque, que mesmo que a astronomia não lhe diga nada, é sempre uma boa história para contar.

Parque Natural da Serra da Estrela

Parque Natural da Serra da Estrela

Se durante o dia a Serra da Estrela nos oferece paisagens deslumbrantes, durante a noite esta zona situada numa área protegida longe das luzes urbanas e com uma altitude que muitas vezes está acima das nuvens (que toldam a visibilidade), oferece-nos uma experiência noturna única. Com o crescente interesse na astronomia, por parte de turistas e de locais, há cada vez mais empresas e municípios a oferecerem eventos e programas em torno desta atividade, cativando também entusiastas da Natureza, do desporto de montanha e, claro, no inverno, da neve. É um território com tantos encantos, que o manto estrelado privilegiado é apenas a cereja em cima da montanha.

Forte do Cabo da Roca

Forte do Cabo da Roca

Apesar de não estar distante de Lisboa, em dias de céu limpo, é um sítio inesquecível para olhar para o infinito… e mais além. É conhecido como o ponto mais ocidental do continente europeu e oferece uma experiência celestial incomparável, com a vantagem de ter um horizonte desobstruído em direção ao oceano Atlântico. Se no passado era um ponto crucial de vigia e defesa na entrada de Lisboa, hoje é um sítio de peregrinação para quem procura um local onde ver as estrelas ou apreciar a abrangente vista sobre a Serra de Sintra e sobre a costa. Aproveite e deixe-se embalar pelo som do mar, enquanto aprecia as estrelas.

Observatório Oficial Dark Sky Alqueva

Observatório Oficial Dark Sky Alqueva

O Alqueva é o destino, por excelência, para o astroturismo e um dos locais mais privilegiados de Portugal onde ver as estrelas. Tem certificação especial de céu escuro, com cerca de 3000 quilómetros quadrados, onde se incluem pequenas cidades como Alandroal, Mourão, entre outras. Foi o primeiro Destino Turístico para Observação das Estrelas (ou “Starlight”) no mundo e soma várias distinções outorgadas pelo World Travel Awards. Localizado na Cumeada, está equipado com telescópios que permitem espreitar também as crateras da Lua, galáxias e outros fenómenos do universo. Oferece outras atividades e programas, umas mais relacionadas como o cosmos que outras, mas todas elas o farão ver estrelas.

L'AND Vineyards Resort

L'AND Vineyards Resort

Ainda sob os céus do Alentejo, em Montemor-o-Novo, este é um aldeamento turístico de 5 estrelas que tem como produto de inspiração o vinho, como o próprio nome sugere. Totalmente integrado na paisagem natural, aqui poderá viver o luxo de dormir “debaixo das estrelas”, com todo o conforto que procura, numa das 10 Sky View Suites com abertura integral do teto e que permite uma vista panorâmica do céu, para que possa adormecer a contar estrelas, desfrutando, assim, das coisas simples da vida. Todos os quartos têm ainda, no pátio privado, uma piscina aquecida.

Ponta do Pico

Ponta do Pico

Qualquer desculpa é boa para visitar os extensos campos de lava que marcam a paisagem deste território e que formam a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, declarada Património da Humanidade da UNESCO. Uma delas é que a Montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal e é o terceiro maior vulcão do oceano Atlântico Norte. Posto isso, subir até ao seu topo é um desafio tentador, e um sítio perfeito onde ver as estrelas, mas fica já avisado que não é tarefa fácil e tem de estar em forma! Mas todos os esforços serão recompensados por panorâmicas fantásticas e únicas, que nos dias límpidos proporciona um extra: o vislumbre das ilhas Graciosa e Terceira.