1. Lisboa e arredores

A capital portuguesa combina um clima ameno, com uma luz única e uma comunidade multicultural, que cria um ambiente acolhedor e dinâmico para todo o tipo de praticantes. Para além de uma vasta pluralidade de estúdios de Yoga – dos mais tradicionais até aos mais modernos – a cidade oferece ainda a proximidade com o mar, o Rio Tejo e diversos parques e miradouros que permitem aulas ao ar livre em cenários inspiradores. Ainda na região, mas a poucos quilómetros de Lisboa, está Sintra conhecida pelo seu misticismo, castelos encantados e florestas verdejantes. É uma vila profundamente conectada à espiritualidade e a Serra de Sintra e os seus trilhos oferecem espaços únicos para a meditação e contato com a Natureza. Já perto do mar e a escassos 40 minutos da capital, a Ericeira é conhecida internacionalmente como uma das melhores regiões para o surf e, nos últimos anos, tornou-se também um dos principais destinos de Yoga em Portugal. Esta vila costeira combina o ambiente descontraído, a energia do mar e o estilo de vida alternativo, tornando-a um verdadeiro refúgio para quem procura uma transformação interior.

2. Porto

O Porto, a segunda maior cidade de Portugal, combina o charme histórico e o caráter afável e autêntico, que favorecem a introspeção. A zona da Foz do Douro e o Parque da Cidade são ideais para sessões de Yoga ao ar livre, proporcionando tranquilidade e vistas deslumbrantes do Atlântico e do rio, ainda que haja outros espaços verdes mais pequenos, que são verdadeiras pérolas no centro da cidade e que convidam a esta prática. Entre eles encontramos os emblemáticos jardins do Palácio de Cristal, o encantador Jardim Botânico ou o Parque das Virtudes, cuja localização oferece um dos mais arrebatadores pores do sol da cidade.

3. Lagos

Do interior ao litoral, toda a região do Algarve, quer seja pelo seu clima privilegiado ou pelas suas paisagens naturais deslumbrantes, parece desenhada para a prática do Yoga. Como é o caso de Lagos, cujas praias de areia dourada, as falésias e as águas cristalinas proporcionam o cenário feito à medida, quer seja ao nascer ou pôr do sol. A cidade atrai ainda uma animada comunidade internacional, que enriquece ainda mais a troca de experiências entre os praticantes.

4. Ponte da Barca

Situada no distrito de Viana do Castelo e junto ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, as suas verdejantes paisagens, os rios cristalinos, as quedas de água cinematográficas e os trilhos silenciosos favorecem a meditação e o equilíbrio interior. Longe do stress urbano, este ambiente rural, o ar puro e a energia serena da região proporcionam condições únicas para o autoconhecimento e para o bem-estar. É um lugar onde corpo e mente podem realmente desacelerar e reconectar-se com o essencial.

5. Seia

A sua localização privilegiada na Serra da Estrela, rodeada por montanhas, rios e florestas promovem paz e a conexão com a Natureza. O ambiente calmo e o ar puro criam condições ideais para práticas ao ar livre, meditação e retiros espirituais. A energia da serra, aliada à autenticidade da vida rural, convidam à introspeção e ao equilíbrio interior. É o refúgio ideal para quem procura silêncio, revitalização e uma ligação profunda entre corpo, mente e espírito.
 
Seja em cidade, na costa ou na montanha, a Holidu desvendou as melhores cidades para fazer Yoga em Portugal. Quando o objetivo é promover o equilíbrio, a saúde e o bem-estar, todas as sugestões são boas!