Numa viagem com miúdos, é indispensável saber quais as melhores praias para crianças nos Açores. Organize umas férias em família memoráveis e conheça o Arquipélago dos Açores com crianças, explorando a Natureza sem fim e também as melhores praias e lagoas. É certo que os animais fazem as delícias dos mais pequenos, nas planícies verdes dignas de postal, mas vá mais longe e aproveite, no verão, as praias e lagoas ideais para crianças, mais acessíveis ou confortáveis para os seus filhos. O All About Portugal escolheu os 10 melhores spots para aproveitar a água cristalina dos Açores com as crianças: há praias, lagoas e até caldeiras para todos os gostos.

Praia do Areal de Santa Bárbara, Ribeira Grande

Praia do Areal de Santa Bárbara, Ribeira Grande

Perto da Ribeira Grande, a Praia do Areal de Santa Bárbara distingue-se, desde logo, pela dimensão, tendo quase um quilómetro de comprimento. Uma espécie de praia 360.º, dispõe de infraestruturas de suporte – o estacionamento é acessível e tem WC, bar e restaurante – e lazer, convidando também à prática de desportos como bodyboard ou surf. É, por isso, conhecida como a "praia dos surfistas". Mais próximo da Ribeira Grande, as ondas são mais tranquilas, logo mais recomendáveis para os mais pequenos.

Praia das Milícias, Ponta Delgada

Praia das Milícias, Ponta Delgada

É um dos destaques entre as melhores praias para crianças nos Açores, sendo também uma das mais populares em São Miguel. Conhecida como "Praia Grande", encontra-se a cerca de 20 metros da via pública e destaca-se pela cor escura do areal, relacionada com as origens vulcânicas da ilha. Tem balneários e bar, incluindo um vasto passeio pedonal ao longo da praia, zona de solário e toldos. Todas as infraestruturas incluem acessos pensados especificamente para utilizadores com mobilidade condicionada.

Praia da Pedreira, Vila Franca do Campo

Praia da Pedreira, Vila Franca do Campo

Esta é uma praia à medida dos mais aventureiros, que querem juntar à viagem alguma adrenalina. As vistas de cortar a respiração colocam a Praia da Pedreira nos tops das melhores praias dos Açores, tendo como referência a tranquilidade e as paisagens envolventes. Próxima de arribas e inserida na Natureza, não tem acessos tão fáceis como as anteriores nem as mesmas infraestruturas. Se estiver nos Açores com crianças, tenha isso em mente caso escolha esta praia para aproveitar as suas férias em família.

Praia da Vitória, Ilha Terceira

Praia da Vitória, Ilha Terceira

Ganhou também o nome de "Praia Grande" devido à extensão do seu areal, desde a Ponta do Cabo da Praia até ao Miradouro da Riviera. Com uma localização central e de fácil acesso, é muito procurada nos meses de verão. Dispõe de diversas infraestruturas, permitindo todas as comodidades para um dia tranquilo na praia com os mais pequenos. Por norma, devido à sua dimensão, é fácil encontrar espaço para pousar a toalha ou brincar com as crianças. As águas são habitualmente mornas e tranquilas.

Lagoa das Sete Cidades, Ilha São Miguel

Lagoa das Sete Cidades, Ilha São Miguel

Se quiser aliar os gostos de miúdos e graúdos, a Lagoa das Sete Cidades é um local de visita a não perder e incluído em todos os roteiros da região. Além de ser um espaço de inegável beleza, foi classificado como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000 e está muito associado a algumas das lendas mais marcantes da Ilha de São Miguel. Apesar de ser uma só lagoa, ganhou dois nomes – Lagoa Azul e Lagoa Verde – por assumir duas cores, que se juntam e formam uma das paisagens mais icónicas de todo o Arquipélago.

Lagoa das Empadadas

Lagoa das Empadadas

Assim como a Lagoa das Sete Cidades, a sua história está intimamente ligada à natureza vulcânica da Ilha, ocupando duas crateras. Também nas Sete Cidades, fica localizada na Serra Devassa, estando rodeada de uma paisagem muito verde, num cenário digno de filme. Convida a uma visita nos dias solarengos da Ilha que, muitos dizem, vive as quatro estações do ano num só dia. Ideal para quem também gosta de caminhar pela floresta envolvente. Se o nevoeiro não fizer das suas, delicie-se com a vista a partir do miradouro.

Lagoa do Fogo, Ribeira Grande

Lagoa do Fogo, Ribeira Grande

É a segunda maior lagoa da ilha, depois da Lagoa das Sete Cidades, e está classificada como Reserva Natural desde 1974, integrando também a Rede Natura 2000. Destaca-se pela sua beleza e tranquilidade, na Serra de Água de Pau, combinando a sua água cristalina com uma envolvente muito verde e densa. Se gosta de aliar uns mergulhos a passeios mais aventureiros, aproveite para conhecer os trilhos nas proximidades, nomeadamente o Trilho "Lombadas Lagoa do Fogo", onde poderá observar de perto a fauna e flora.

Lagoa das Furnas, Povoação

Lagoa das Furnas, Povoação

Nadar numa lagoa enquanto se cozinha comida típica açoriana parece-lhe inconcebível? No que toca a "postais" caraterísticos dos Açores, não há como não falar nas Furnas, onde os restaurantes circundantes enterram os tachos no solo para confecionar o popularíssimo Cozido das Furnas. Se há ponto turístico que não pode faltar nas suas férias em família é uma visita a este local, para partilhar com miúdos e graúdos uma das experiências mais icónicas de todo o Arquipélago – para alegrar o corpo, a mente… e as papilas gustativas.

Caldeira Velha, Ribeira Grande

Caldeira Velha, Ribeira Grande

Se a conversa forem recursos naturais 360.º, a Caldeira Velha vai surgir com grande destaque na lista. O espaço, incrivelmente belo, destaca-se pelo relevo acidentado e pelas múltiplas atrações, como uma ribeira com pequenos açudes, nascentes de água quente que caem em cascata ou fumarolas. Distinguida como Monumento Natural Regional, promete ser uma experiência sem igual de contacto com a Natureza rica da região. De visita aos Açores com crianças ou não, a verdade é que os mais aventureiros não conseguem recusar este "chamamento".

Poça das Mujas, Lajes do Pico

Poça das Mujas, Lajes do Pico

Fechamos o artigo com a Zona Balnear da Poça das Mujas, a poucos metros da zona de lazer do Morricão. Composta por uma piscina natural formada por rochas vulcânicas, é uma das referências quando o tema é nadar com tranquilidade na Ilha do Pico. O espaço é consideravelmente amplo e há parque de estacionamento, facilitando a deslocação. Quanto mais baixa a maré, mais agradável a experiência para poder aproveitar as piscinas com toda a segurança. Deixe-se conquistar pelas maravilhas da Natureza, e aproveite para registar estes momentos para sempre.