A história dos comboios em Portugal começou em 1856, com a primeira viagem sobre carris que ligou Lisboa ao Carregado. A evolução do caminho de ferro logo se fez sentir, mudando o país e aproximando-o à Europa. Para trás fica um rastro de história que atrai amantes dos comboios, fãs de arquitetura, aficionados de viagens ou simplesmente apreciadores de um bom hambúrguer. Está confuso? Veja a lista que se segue. Pode escolher entre aprender em museus, dormir em estações de comboios, comer um belo naco de carne numa carruagem ou ouvir boa música enquanto vê os comboios passar. Junte-se à viagem com o All About Portugal, não precisa bilhete!

Museu Nacional Ferroviário

Museu Nacional Ferroviário

Se é (mesmo!) um dos maiores fãs de comboios em Portugal, uma visita a este museu, situado no Entroncamento, é obrigatória. A cidade cedo se converteu no epicentro dos comboios de mercadorias e passageiros e, neste espaço, pode aprender sobre os primórdios das locomotivas a vapor até ao transporte ferroviário do futuro. Espreite alguns tesouros nacionais – como o Comboio Real ou o Comboio Presidencial Português –, descubra objetos do quotidiano ferroviário, carruagens ou locomotivas, revisitando 160 anos de história dos caminhos de ferro em Portugal. O seu sonho é conduzir um comboio? Então pegue no volante de uma locomotiva no Simulador de Condução Ferroviária ou viaje no circuito de modelismo tripulado.

Estátua Locomotiva 094

Estátua Locomotiva 094

Uma vez que está no Entrocamento, “a” cidade ferroviária por excelência, onde se cruzam várias linhas, tem de visitar a Estátua Locomotiva 094. Aprecie-a sem pressa. A Série 070 a 097 foi um tipo de locomotiva a vapor, utilizada pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, usada pela primeira vez em 1916. São consideradas as locomotivas a vapor mais equilibradas em Portugal, originalmente preparadas para rebocar os comboios transvias na Linha de Sintra, mas que acabaram por fazer todo o tipo de serviços. Se é um daqueles verdadeiros fãs dos comboios em Portugal e do modelismo, fica desde já a saber que o modelo foi fabricado pela firma alemã Henschel & Sohn e é de Bitola Ibérica.

Train Spot Guesthouse

Train Spot Guesthouse

Aproveite a visita ao interior alentejano e viva a experiência de sonhar e acordar na estação ferroviária, da era industrial, Marvão/Beirã classificada como Património Arquitetónico. A TrainSpot Guesthouse é o alojamento perfeito para fãs de comboios em Portugal, não só pelo próprio espaço do alojamento, como pelas histórias e lendas que vai descobrir, associadas a contrabandistas e lutas políticas, com esta estação como “cúmplice”. Fique também atento às datas da edição deste ano da “Escapadinha de Comboio”, que tem a parceria do alojamento e que o levará num passeio único pela Linha da Beira Baixa, durante alguns dias.

Railroad Caffe

Railroad Caffe

Mesmo ao lado da Gare do Oriente, no Parque das Nações, encontra a paragem perfeita se fizer parte de algum clube de fãs de comboios em Portugal (e de carris e locomotivas no geral) e estiver à procura de uma apetitosa refeição ligeira. Com inspiração temática no universo ferroviário, o Railroad Caffe é um espaço com ambiente descontraído, onde a refeição será entregue sobre carris. É o sítio perfeito para ir com crianças, que vão delirar por juntar a brincadeira à comida.

Restaurante Trem Velho

Restaurante Trem Velho

Um clássico da paisagem de Cascais é o Trem Velho, destino perfeito para amantes dos comboios em Portugal. A história remonta a 1973 quando um comboio de três vagões, que fazia a ligação até ao Cais do Sodré, em Lisboa, deixou de servir de transporte, para se transformar em restaurante e bar. Aqui mistura-se a modernidade à antiguidade, sempre com as caraterísticas do antigo comboio, resultando num espaço confortável, luminoso, com esplanada e vistas para o mar. Agarre-se a um hambúrguer, a um Chuleton ou a um T-Bone e imagine as histórias que estes vagões testemunharam.

Comboio Histórico da Linha do Douro

Comboio Histórico da Linha do Douro

Esta é uma viagem obrigatória para todos os amantes de comboios de Portugal! O Alto Douro Vinhateiro, para além de ser o destino ideal para quem é apreciador de bons vinhos e da boa gastronomia e estar classificado pela UNESCO como Património Mundial, permite-lhe usufruir de uma experiência única, a bordo de uma locomotiva a vapor, construída em 1925. O fumo a sair pela chaminé e um apito inconfundível, num percurso que liga a Régua ao Tua, com paragem em Pinhão, vão permitir-lhe viajar atrás no tempo, por paisagens de cortar a respiração. Feche os olhos e viva este sonho (de época), a todo o vapor.

Edifício da Estação de São Bento

Edifício da Estação de São Bento

O seu átrio revestido de azulejos coloca-o no top das estações de comboio mais bonitas de Portugal… e do mundo. São 20 mil azulejos pintados a azul e branco, com os vários painéis que representam cenas marcantes da história de Portugal. Daqui partem comboios com vários destinos nacionais e internacionais e, mesmo para que não seja um dos maiores amantes de comboios em Portugal, a Estação de São Bento é um local de visita obrigatória no Porto, situada mesmo no centro da cidade e perto da Avenida dos Aliados.

Ferro Bar

Ferro Bar

Gosta de música, coquetéis de autor, considera-se um dos maiores amantes de comboios em Portugal e está no Porto? Bem perto da Estação de São Bento, encontrará o espaço perfeito para descontrair e ver os comboios passar… literalmente. O Ferro Bar tem 200 metros quadrados de decoração que evocam os tempos da Revolução Industrial e um terraço com vistas para a Torre dos Clérigos, para a e – claro – para os carris da Estação de São Bento.